Um colar de contas - é tão difícil? Na verdade, existem várias maneiras de realizar esta obra-prima. Nosso artigo fornece a técnica mais popular e uma descrição detalhada do tipo de tecelagem mais popular entre os artesãos. Vamos tentar tecer um assim?
O que é necessário para fazer um colar de contas?
Ao trabalhar com miçangas, é claro, você precisa de material de alta qualidade. Devem ser contas iguais de peso igual. As únicas exceções serão aqueles modelos que inicialmente deverão ser feitos de forma diferente. Você precisa de um fio de contas para trabalhar ou de uma linha de pesca. Agulha (também deve ser especial para este tipo de bordado). Ao fazer crochê, portanto, a agulha tem o tamanho certo.
Que métodos de tecelagem existem?
Existem muitas técnicas com as quais você pode tecer fios de diferentes espessuras. Os mais populares foram os seguintes:
- tecelagem de crochê;
- trama quadrada;
- Tecnologia americana;
- técnica do mosaico.
Abaixo você aprenderá mais sobre a técnica do mosaico para fazer um arnês simples, bem como como ler os diagramas.
Escolhendo um padrão de tecelagem de pulseira
Os pacotes diferem uns dos outros não apenas no comprimento, mas também na largura. Você pode fazer, por exemplo, 7 contas de largura. Inicialmente você precisa decidir sobre sua largura e, em seguida, escolher uma estampa ou padrão - dependendo do parâmetro selecionado.
Aqui está um diagrama para uma corda com 16 contas de largura. Também é observado quantas contas coloridas o relacionamento contém - serão 160. A repetição em si é igual a 10 linhas.
Como ler o diagrama corretamente?
No diagrama acima, a linha indica o nome do trabalho resultante. Ler o diagrama não é tão difícil. Cada bloco tem seu próprio significado. Por exemplo, o número mais “modesto” na segunda linha significa o número de contas seguidas. Ou em palavras simples - a largura do arnês.
Os próximos dois números exibem os dados de repetição: quantas contas multicoloridas conterá e quantas linhas serão necessárias. A primeira faixa indica qual padrão o artista escolheu e é exibida em uma superfície plana.
A seguir vem a transformação para a espiral, e depois vem uma parte da espiral que pode ser vista de um ângulo, sem virar a tela.
As mais importantes serão colunas finas de um quadrado.. Estas são as cores das contas e a sequência em que você deverá colocá-las na linha de pesca. Há um número próximo a cada quadrado - isso significa quanto dessa cor é necessária.
Tecendo uma pulseira de miçangas passo a passo
Vejamos com mais detalhes o padrão de tecelagem de uma corda usando a técnica do mosaico. 7 contas são tomadas para a largura.
Se alguém está apenas aprendendo esta técnica, então é melhor para evitar confusão, marque as cores das contas abaixo dos números no pedaço de papel. Para cada um dos 7 números consecutivos, é melhor escolher uma cor diferente. Você precisa fazer isso:
- Coloque 7 contas em uma linha de pesca e conecte-as em um anel. Passe a linha de pesca na última conta na direção oposta das pontas.
- Fixe uma extremidade e uma parte funcional da linha de pesca estará envolvida no trabalho.
- Insira uma conta e passe a extremidade de trabalho pelo número 3.
- Então, novamente uma conta e depois de 5.
- Novamente um e depois de 7. O círculo termina e a próxima linha participará do trabalho.
- Além disso, o trabalho é simplificado pelo fato de que as contas através das quais você precisa passar a linha de pesca ficarão ligeiramente salientes. Eles serão notados porque são os “donos” da linha espiral anterior.
Isso continua tecendo até o comprimento desejado. É muito conveniente colocar um palito redondo no centro do pacote e amarrá-lo. Desta forma, a tira ficará lisa e limpa. Para um mestre novato, para não se confundir com as cores, é melhor tentar primeiro esquemas simples ou modelos monocromáticos. Além disso, à medida que você adquire habilidades, você pode fazer diagramas em um programa especial ou simplesmente desenhá-los você mesmo.