As mãos recebem atenção especial. Afinal, eles podem determinar qualidades de uma pessoa como idade, limpeza, ocupação e status. As joias são uma forma de mostrar riqueza e bom gosto. Uma pulseira ajudará a enfatizar essas qualidades. Ele falará sobre a situação da sociedade ou estilo de vida.
Importante! Você precisa escolher um acessório que combine com seu estilo para que não pareça uma mancha pegajosa em seu terno.
Referência histórica
As primeiras pulseiras surgiram na sociedade primitiva. Eles foram tecidos com casca de árvore e couro e, mais tarde, feitos de osso e pedra. Os caçadores amarravam os pulsos com uma faixa de couro para evitar ferimentos ao lançar uma lança.
Na antiguidade, esses acessórios eram feitos de cobre, bronze, ouro, prata e eram usados tanto por homens quanto por mulheres. Os antigos romanos os decoravam com imagens de animais, os egípcios com criaturas fantásticas e os gregos faziam gravuras em forma de plantas e deuses. Nesse período, tal acessório mostrava a que classe uma pessoa pertencia.
Entre os pagãos, a pulseira desempenhava o papel de talismã, protegendo contra inimigos, mau-olhado e espíritos malignos. A criação de um item tão místico era um verdadeiro ritual: precisava ser usado constantemente.
Na Rússia Ortodoxa, era considerado simplesmente uma decoração. As senhoras nobres preferiam decorar os pulsos com ouro e prata com pedras preciosas; os camponeses faziam os seus próprios com materiais mais baratos..
Os guerreiros usavam perneiras e braçadeiras para proteger as pernas e os braços. Os cavaleiros usavam bugigangas dadas por seus amantes como sinal de amor.
Com o tempo, a praticidade e o significado secreto foram ficando em segundo plano e as pulseiras tornaram-se apenas um adorno para as mãos, muitas vezes femininas e raramente masculinas.
Que tipo de decoração é essa?
A pulseira é decoração em forma de anel, que pode ser fechado, aberto ou apertado, estreito ou largo, duro ou macio. Este acessório complementará o seu visual, criará o clima certo ou atuará como um destaque brilhante. Vale a pena escolher na mesma direção de estilo de todo o look. Pode ser incluído em outras decorações ou ser um elemento independente.
Onde usar?
Na maioria das vezes, a pulseira é usada no pulso, mas pode ser usada em qualquer área da mão até o antebraço.. A opção que é colocada na perna na região do tornozelo é chamada questionário. Para decidir qual mão usar, você deve ouvir as recomendações de designers famosos:
- colocar na mão direita se houver relógio à esquerda;
- usam-se várias pulseiras em uma mão, somente se entre elas não houver mais do que uma larga;
- Para um pulso cheio, escolha joias de largura média; para uma mão fina, correntes e fios finos são adequados e, para plenitude moderada, você pode escolher qualquer formato e largura.
Usar uma pulseira à direita ou à esquerda depende principalmente da preferência de seu dono, mas existem alguns significados simbólicos.
Importante! Uma corrente dada a um ente querido é usada à esquerda, como se estivesse do lado do coração.
De que materiais eles são feitos?
Com o tempo, mais materiais para fazer pulseiras foram disponibilizados. Ao contrário dos séculos passados, agora são feitos de:
- as pulseiras de couro são feitas nos estilos boho e casual, às vezes são adicionadas correntes, cordões e miçangas;
- os fios geralmente são trançados;
- metais: prata, ouro, platina e decorados com pedras preciosas ou zircônias cúbicas;
- Pulseiras estreitas e largas, discretas, fechadas e abertas, são feitas de plástico;
- silicone colorido em estilo esportivo, liso ou com inscrições;
- tiras de tecido tecidas em tranças ou costuradas retas nas bordas, decoradas com flores e pingentes, miçangas e strass, correntes.
Que tipos de pulseiras existem?
A variedade de espécies pode confundir na hora de escolher. Para não se perder na busca por uma opção para você, você deve entender que, antes de mais nada, eles se dividem em dois tipos: duros e moles. Existem três tipos de difíceis:
- anel aberto, a peculiaridade é que não possui fecho, feito de materiais duros: metal, plástico;
- A pulseira cobra tem formato de espiral;
- um anel ou aro fechado, selecionado de acordo com o tamanho; se for pequeno, não caberá na sua mão, e se for maior, voará.
Os suaves são divididos em:
correntes de metal, finas e elegantes ou largas e luxuosas, muitas vezes decoradas com pingentes;
- planador - consiste em elos conectados entre si por um método de mola ou dobradiça;
- com inserções - há elementos em ouro, prata ou diamantes, esmeraldas, safiras;
- escravo - um anel conectado a uma pulseira por uma ou mais correntes;
- bugiganga feita de miçangas, miçangas ou fios;
- Tornozeleira é uma tornozeleira; é uma corrente fina usada ao redor do tornozelo.
Importante! Hoje em dia está na moda fazer joias com as próprias mãos e muitas opções são fáceis de fazer.
Como e com o que eles prendem?
A fechadura é uma parte importante da pulseira, pois não deve apenas ser bonita, mas também forte. Considerando os tipos de fixadores, podemos destacar as principais opções:
- a trava de mola é um dos mecanismos mais comuns e simples, é anel com trava de mola;
- também é comum encontrar um mosquetão, durável e confiável, ao contrário da primeira opção, pode suportar o grande peso do produto;
- Uma fechadura de caixa é usada quando você precisa disfarçar o fecho como um elemento de uma pulseira;
- trava de dobradiça, o desenho consiste em um pino que é inserido dentro da dobradiça;
- a fivela é confortável, mas não é uma opção muito confiável, fecha com trava;
- A trava do parafuso tem uma aparência elegante e é aparafusada na rosca;
- A alternância consiste em um pino em forma de T inserido em um grande anel;
- A trava de gancho é um dos tipos mais antigos de fecho de pulseira.