As miçangas são um material interessante para concretizar qualquer ideia criativa, desde o bordado até a tecelagem das joias mais originais e incrivelmente bonitas.
Noções básicas de miçangas para iniciantes
Antes de iniciar qualquer trabalho, é preciso decidir o tipo de miçanga que será utilizada na confecção do produto.. Vale a pena prestar atenção ao fato de que pode ser de diferentes tamanhos e qualidade. Se falamos de qualidade, então vale a pena prestar atenção em tcheco, japonês, francês. A diferença é que todas as contas são do mesmo tamanho. Os furos também são iguais, o que elimina rejeições durante a tecelagem. E claro, é a qualidade deste material que influenciará a aparência da pulseira acabada.
Tipos de contas:
- Vidro - esse é o visual mais caro e bonito, que confere volume e textura ao produto.
- Plástico uma opção mais barata, que geralmente tem uma superfície fosca e opaca.
- Lapidado – difere porque seu formato é composto por várias faces que contribuem para o brilho dos raios solares. Muito caro, mas eficaz.
- Miçangas das mais variadas formas.
Além de miçangas e miçangas, você deve adquirir linha de pesca e fechaduras, o que garantirá a fixação do produto na mão.
Que tipo de pulseira você pode fazer com miçangas com as próprias mãos?
Para fazer uma decoração original, você pode utilizar uma grande variedade de ideias e técnicas.
Vale destacar uma coisa interessante - uma pulseira pode ser composta exclusivamente por miçangas ou, ao contrário, incluir outros materiais que lhe darão uma certa autenticidade ou estilo:
- se você usar correntes de metal e elementos adicionais de metal esculpido ou esculpido, poderá obter uma pulseira clássica;
- se você usa exclusivamente miçangas, então, via de regra, você ganha pulseiras com enfeites;
- se você pegar inserções de madeira, couro, linho e entrelaçá-las com miçangas, obterá joias em estilo rústico, africano ou qualquer outro estilo autêntico;
- se você misturar miçangas com rendas, fitas de cetim, laços, borboletas, consegue uma decoração leve e arejada no estilo shabby chic.
Como tecer pulseiras de miçangas na linha de pesca: instruções passo a passo
Se falamos de tecelagem simples com miçangas, sem incluir outros elementos, então também aqui poderá obter uma decoração tão original que fará com que o seu dono se destaque da multidão.
Aqui está um diagrama aproximado para tecer contas multicoloridas em uma linha de pesca:
1. Você precisa amarrar 4 contas em uma linha de pesca e fechá-las em um anel. Para isso, retiramos os fios de um deles, em direções opostas. Neste caso, as contas formam uma cruz.
2. Depois disso, três contas são enfiadas em um dos fios livres, e o fio livre é puxado através da conta superior do elo cruzado acabado. Assim, forma-se outra cruz, amarrada como se estivesse na de cima.
3. Para ampliar a tecelagem, ou seja, deixar a pulseira mais larga, é necessário enfiar três contas e encaixá-las não nas cruzes acima ou abaixo da anterior, mas nas laterais da tira acabada. Isto resultará num produto mais largo e, além disso, não irá torcer ao longo do seu próprio eixo.
Se você amarrar contas de cores diferentes de acordo com um determinado padrão, poderá obter padrões originais na pulseira.
Antes de começar a fazer uma pulseira, certifique-se de adquirir a quantidade necessária de contas correspondentes ao padrão escolhido e siga as recomendações sem desvios.
A pulseira, intercalada com miçangas e outros materiais, também fica muito bonita.
DPara trançar uma conta com miçangas, é necessário colocá-las em uma linha de pesca e, em seguida, suavemente, alternadamente de um lado a outro, inseri-la no orifício de cada conta, dobrando suavemente o fio.