O ouro é o metal mais nobre. Imediatamente após a compra, os produtos feitos com ele brilham e brilham e apresentam uma tonalidade profunda. Com o tempo, a gravidade dessas qualidades diminui. Isso indica que pequenas partículas se acumularam na superfície da joia. Eles devem ser removidos para devolver as características originais da joia.
Regras básicas para limpar uma pulseira de ouro em casa
Os cuidados devem ser realizados de forma sistemática.
A falta prolongada de limpeza leva ao acúmulo de poeira e secreções do corpo humano na superfície das joias. A sujeira fica compactada e fica difícil de separar. A sua eliminação acabará por exigir medidas radicais, o que implicará o aparecimento de defeitos nas joias e a consequente depreciação.
A falta de cuidado leva ao escurecimento do ouro.
A limpeza em si exige cuidados. Não molhe os anéis por muito tempo (siga as instruções cuidadosamente) nem use força física bruta.Com isso, a integridade dos grampos ficará comprometida, as orelhas e partes salientes do padrão ficarão dobradas ou simplesmente aparecerão arranhões na superfície.
Para evitar tais consequências, combine diferentes métodos de limpeza, mas não confie na ação mecânica. Se os métodos tradicionais de atendimento forem ineficazes, entre em contato com profissionais. É melhor confiar neles do que estragar um item caro.
Quais produtos não devem ser usados para limpar superfícies douradas?
O ouro é um metal muito frágil. Para evitar defeitos, os produtos feitos a partir dele não podem ser processados ou limpos:
- trapos duros;
- mandíbulas metálicas;
- agulhas, clipes de ferro, alfinetes (mesmo para limpar buracos em tecelagem perfurada);
- substâncias abrasivas.
Proibições adicionais se aplicam a joias com pedras reais e ouro branco. Este último não deve entrar em contato com pó ou pasta dental, e o primeiro não deve entrar em contato com produtos que contenham ácidos (incluindo vinagre).
Como limpar rapidamente uma pulseira de ouro?
A lista de procedimentos recomendados se resume a imersão e polimento. A primeira opção ajuda a suavizar e dissolver as formações, devolvendo brilho e tonalidade natural. A segunda consolida os resultados obtidos.
Ao trabalhar, use apenas panos macios. Por exemplo, microfibra. Opção ideal: adquirir lenços de limpeza especializados.
Armazenar produtos
As joalherias vendem composições especiais para banho. Na hora de comprar preste atenção ao escopo do produto. Se for adequado apenas para prata ou platina, não deve ser usado em joias de ouro.
Remédios populares
Amônia
Dissolva 2 pitadas de sabão em pó em 1 colher de chá. amônia. Despeje a mistura em um copo de água morna e leve para ferver em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriar, e assim que o produto parar de queimar, mergulhe as joias nele por 2 horas. Após o período especificado, retire as joias, enxágue abundantemente com água limpa e seque com um pano bem macio.
Peróxido de hidrogênio
Dissolva 2 colheres de sopa de água oxigenada e 1 penugem de sabonete líquido em um copo de água morna. Use o produto resultante como base para o banho. O procedimento não deve durar mais do que 20 a 30 minutos. Ao final do evento, enxágue e seque com pano macio.
Sal
Ingredientes e ferramentas:
- 4 colheres de sopa de sal;
- um copo de água quente;
- água limpa (para enxaguar);
- pano;
- não uma tigela de ferro.
Dissolva o sal num copo de água a ferver, certificando-se de que todos os grânulos se dispersam. Mergulhe a decoração no produto por 12 horas. Enxágue e seque.
Dentifrício
Este método não é recomendado e é considerado o último recurso. Tudo se resume a aplicar pó na escova de dentes e posterior limpeza mecânica.
Cebola
Rale o vegetal e separe o líquido das partículas sólidas. Mergulhe a decoração em suco de cebola por várias horas, retire, enxágue e seque.
Frustrar
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa. eu. bicarbonato de sódio;
- frustrar;
- um copo de água quente.
Forre o fundo e as laterais de uma tigela com papel alumínio, despeje água e adicione bicarbonato de sódio. Quando os sinais visíveis de uma reação química desaparecerem, coloque o anel ou pulseira em um prato e deixe por 10 horas.
Refrigerante
Misture refrigerante com água oxigenada nas proporções necessárias para obter uma pasta. Aplique a pasta em um pano e limpe as joias com ela.
Sabão
Misture flocos de sabão em pó (rale a barra) e giz em proporções iguais, adicione água.Mergulhe uma escova de dentes na mistura e dê polimento nas joias com ela.
Cerveja
Para preparar uma massa de limpeza caseira, leve uma clara de ovo e ½ copo de cerveja (o tipo e a intensidade da bebida não importam, mas a quantidade de aditivos deve ser mínima). Misture os ingredientes, bata levemente a mistura e sature um pano transparente com ela. Limpe a decoração com um pano.
Use um protetor de ouvido para limpar peças pequenas. Também deve ser embebido no produto.
Características de limpeza de uma pulseira de ouro com pedras preciosas
3 diretrizes principais:
- Forma. Pedras não tratadas com saliências e buracos naturais não devem ser esfregadas com pós. Os grãos cairão nos buracos e serão difíceis de sair.
- Tendência a escurecer. Com esse recurso, a pedra não deve secar naturalmente. Após o banho ou limpeza úmida, é necessário enxugar a gema com um pano bem macio e incolor.
- Você também precisa considerar o custo. Minerais muito caros não devem ser encharcados. Em vez disso, são embrulhados em lenços umedecidos com produto de limpeza.