Esse tipo de bordado, como o macramê, surgiu há muito tempo. Esta é uma das técnicas mais populares para a criação de joias. Usando esta técnica de tecelagem de nós, você pode criar quase qualquer tipo de joia, desde os anéis mais simples até colares luxuosos. As pulseiras estão entre as joias mais populares desse tipo.
Materiais e ferramentas para macramê
Para criar joias usando esta técnica, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- fios, cordas, cordas - o material principal;
- a base para a tecelagem é uma almofada rígida, um pedaço de espuma de poliestireno ou um bloco de papelaria com clipe;
- pinos para fixação de elementos individuais;
- elementos decorativos: miçangas, bolas, botões, fivelas;
- tesoura;
- alicate.
Além disso, as pulseiras também podem exigir: uma agulha de crochê (para puxar os fios através de nós complexos) e uma agulha de tricô (pode ser necessária para dar nós).
Referência! A técnica de tecelagem de nós foi usada na Grécia Antiga, Assíria, Irã e Peru.No século XVII, este tipo de bordado tornou-se difundido no Norte da Europa e na América do Norte.
Padrões de tecelagem de pulseira macramê para iniciantes
Muitos padrões para tecer joias desse tipo são bastante adequados para iniciantes que desejam experimentar essa atividade. Você pode usar uma das opções propostas abaixo, abaixo segue um diagrama passo a passo com uma foto.
Nós básicos para iniciantes
Antes de começar o trabalho É aconselhável familiarizar-se com os principais componentes, usado nesta técnica.
Pendência "nó hercúleo", você precisa pegar 2 fios e prender com um alfinete. O fio direito é trançado sob o esquerdo, depois o fio esquerdo é trançado de baixo para cima, formando um laço. O processo deve continuar até atingir o comprimento desejado, após o qual é necessário dar um nó na ponta.
Pendência "nó reto“Serão necessários 2 fios, que deverão ser fixados com fixação indireta de modo a formar 4 “caudas”. Os fios do meio servirão como fios principais e os externos funcionarão como trabalhadores. Você precisa pegar o fio de trabalho da direita e trazê-lo atrás da urdidura e do fio de trabalho da esquerda. Então você deve pegar o fio de trabalho à esquerda e colocá-lo sob o fio principal. O mesmo fio deve ser inserido por baixo em um laço localizado entre o fio de trabalho e o fio principal.
Outros nós na técnica macramê:
Pulseira de nó único azul claro “Josephine”
Recomenda-se que iniciantes comecem a dominar o macramê com este modelo.
Estágios de tecelagem:
Pulseira simples com pulseiras verticais
Ao fazer essas joias na técnica macramê, o “noivas verticais».
Isto se faz do seguinte modo:
- Como base, você precisa pegar um fio longo e prender 2 fios nele.
- Então verticalmente você deve executar “nós de repetição": para cada linha do lado esquerdo para o direito.
- Quando será concluído primeira noiva, o fio de trabalho deve ser virado e os padrões de tecelagem continuam na direção oposta.
A pulseira de 2 cores está pronta!
Pulseira com miçangas
Para tecer uma decoração semelhante, que lembra o agora popular pulseira shambala, você precisará de 2 cadarços de tons semelhantes e várias contas grandes.
Técnica:
- Dobrado ao meio renda principal deve ser colocado na sua frente com as pontas voltadas para baixo. Sob este cordão você precisa colocar um trabalhador de tom mais escuro horizontalmente.
- Cordão escuro deve ser amarrado com um nó em volta do principal (como mostra a foto). Devem ficar livres 5 a 7 cm do cordão de base, pois serão úteis para trabalhar no fecho. Depois disso, você deve fazer outro nó conforme as instruções.
- Obrigatório cerca de 8 tranças e coloque a conta nas duas pontas do cordão base. Então você precisa enrolar o cordão de trabalho em volta dele, após o qual você pode continuar trabalhando.
- No processo é recomendado Verifique sempre o comprimento da pulseira com o tamanho do seu pulso. Um número ímpar de contas fica melhor do que um número par nessa decoração.
- Quando a decoração atingir o comprimento desejado, A renda escura deve ser amarrada com um nó forte e as pontas aparadas.
- Para formar um fixador A pulseira deve ser enrolada em um círculo e as bordas do cordão de trabalho colocadas umas sobre as outras. Usando um cordão escuro você precisa tecer cerca de 8 nós, amarrar bem as pontas e cortar o excesso. A pulseira está pronta.
Conselho! As pontas soltas podem ser decoradas com dois nós com pequenas contas colocadas entre eles.
Pulseira amuleto estilosa “Shambhala”
Para fazer esta decoração popular você precisará preparar:
- cordão na tonalidade desejada - 3 m (é melhor não usar fios felpudos para esse fim);
- contas com furos grandes pelos quais você pode passar 2 cordões;
- tesoura afiada;
- clipes ou alfinetes de papel;
- alicate.
Técnica:
- Precisa se preparar 2 pedaços de renda de 60 cm cada e um pedaço de 1,8 m, devendo deixar 20 cm de margem. Você precisa prender 2 fios a uma superfície de trabalho macia com grampos ou alfinetes. O longo tópico estará funcionando. Deve ser colocado sob os fios de base (são azuis na foto).
- Você pode começar a tecer de qualquer lado, por exemplo, da direita. Você precisa apertar bem os cordões para formar meio nó quadrado. Para formar a segunda metade, os mesmos passos devem ser repetidos do outro lado. O nó quadrado resultante deve ser bem apertado. O número de nós entre as contas depende da preferência pessoal, mas um número ímpar parece mais atraente.
- Caudas de renda soltas podem ser removidas com uma agulha. Para fazer isso, você precisa puxá-lo pelo nó quadrado final. Será mais fácil fazer isso com um alicate. O excesso de fios precisa ser aparado.
- A pulseira deve ser fechada em círculo e fixada pequenos pedaços de linha. É necessário cortar uma parte do cordão com cerca de 30 cm de comprimento da meada e dobrá-la sob os fios da decoração (dos quais são apenas 4). Nós quadrados precisam ser amarrados para formar uma mecha de aproximadamente 1,5 cm, as pontas dos fios podem ficar escondidas no meio dos nós. As “caudas” devem ser divididas em pares, e devem ser feitos nós em cada par. Você pode decorá-los com miçangas - isso ajudará a evitar que as pontas escorreguem do nó.
Você pode usar um conveniente “nó deslizante" para ajuste descrito em detalhes no artigo: https://textile-pt.techinfus.com/aksessuary/braslet/kak-zavyazat-uzel-na-braslete-chtoby-regulirovalsya/
O macramê, como outros tipos de bordado, oferece oportunidades ilimitadas para a manifestação da imaginação e da criatividade. As pulseiras confeccionadas com esta técnica têm um visual espetacular e inusitado. Essas joias podem se tornar uma adição elegante ao seu visual.