A pulseira que antes adornava a mão graciosa da Duquesa de Windsor acabou sendo a mais cara do mundo. O que há nessa coisinha, embora executada com maestria, continue lendo.
Referência! Inicialmente, as pulseiras que adornavam as mãos das pessoas do mundo antigo tinham funções utilitárias - serviam para proteger o pulso de danos e ao mesmo tempo - amuletos. O desejo de dar a tudo uma forma estética levou ao surgimento de coisas luxuosas e habilmente feitas.
Pantera Preciosa do Pulso de Wallis Simpson
A joia criada pelos artesãos de Cartier foi adicionada à coleção de joias da americana W. Simpson, que se tornou esposa do duque de Windsor. Esse uma mulher notável tornou-se querida em todos os sentidos por seu marido coroado (a dela é a terceira): ela lhe custou não só muito dinheiro, que ele não poupou nas pedras mais caras, mas também o trono! Por causa dela, o ex-Eduardo VIII cedeu o trono britânico ao irmão.
A pulseira é uma estatueta flexível de um gato predador brilhando com olhos esmeralda, feita de:
- platina;
- diamantes;
- ônix.
Toda essa beleza habilmente fixada, com quase 20 cm de comprimento, aperta firmemente o pulso.
O ano de 2010 foi marcado por um grande acontecimento no mundo dos apreciadores de luxo: a maior casa de leilões Sotheby’s colocou à venda vinte joias de Wallis, incluindo a famosa pantera. E este lote “superou” todos os outros combinados: seu preço foi superior a 4,5 milhões de libras esterlinas! Além disso, nesta altura faltavam várias pedras na decoração.
Não se sabe para quem a joia passou. Há rumores de que foi Madonna. A identidade anônima do vendedor também não foi divulgada.
A pulseira está atualmente sendo avaliada para um valor superior a US$ 12 milhões. Os especialistas têm medo de prever quanto custará no futuro!
Interessante! O burburinho em torno das joias da duquesa começou em 1987, quando o proprietário da Sotheby's, A. Taubman, as colocou em leilão. Antes disso, o “tour” da coleção pelos principais museus da Europa e da América servia como excelente publicidade. O leilão, que entrou para a história, virou um verdadeiro espetáculo!
Porque tão caro?
O preço dos produtos desta classe depende, além dos materiais gastos e da habilidade dos joalheiros, de:
- a posição do fabricante no mundo do negócio de joias;
- status e popularidade dos antigos proprietários;
- história das coisas.
Tudo isto é sobre a famosa pulseira, criada por um famoso fabricante para uma das mulheres mais famosas do século XX e que se tornou uma testemunha silenciosa de muitos acontecimentos marcantes.
Criada em 1952, a pantera cimentou a relação comercial entre Cartier e a Duquesa, que se tornou um dos rostos da marca.. Essa não foi a única peça feita pela famosa joalheria para Wallis, e algumas foram feitas de acordo com seus esboços. A história da linha de joias “gato” que tornou a joalheria famosa começou com a pantera.
Interessante! Cada joia que a Duquesa usa contém gravuras de caráter puramente pessoal, e a partir delas é possível traçar uma etapa específica no desenvolvimento de seu relacionamento. Isso só aumenta o preço!