Por definição, um broche é uma joia que é fixada em roupas, chapéus ou bolsas por meio de um fecho. Na maioria das vezes, os broches são feitos de metais preciosos (ouro, prata) e semipreciosos e decorados com elementos de esmalte ou pedras preciosas naturais.
Hoje nas joalherias você encontra broches feitos de materiais semipreciosos incrustados com pedras artificiais, mas não menos bonitas e brilhantes. Uma categoria especial é ocupada pelos produtos com miçangas, que, se forem feitos de material de boa qualidade, podem competir com ouro e esmeraldas.
Importante! Os broches podem desempenhar funções decorativas e utilitárias como fechos de roupas.
Ferramentas e materiais necessários para o trabalho
Quem nunca trabalhou com um material como miçangas, e o broche feito com ele vai virar uma “versão piloto”, precisa conhecer um pouco a técnica em si.Os diagramas mostram a maneira mais fácil de bordar tecido com miçangas.
Apesar de os broches serem considerados um dos acessórios mais fáceis de fazer, também existem algumas nuances no processo de confecção. Primeiro, você precisa tentar trabalhar em produtos simples que não exijam bordados de pequenos detalhes. Uma excelente opção seriam imagens simples de flores, formas geométricas, imagens de animais, etc.
Importante! É melhor para os iniciantes não usar broches volumosos.
As ferramentas de que você precisará para trabalhar em broches de miçangas incluem:
- Papel branco. Um estêncil com contornos nítidos, segundo o qual o broche será bordado, pode ser desenhado em uma paisagem ou folha de caderno.
- Fixações para o produto acabado. A base ou pino é escolhida de acordo com seu tamanho final.
- Cola. Para começar, você pode tentar trabalhar com “Crystal” do “Moment”. Além disso, se os resultados do trabalho forem satisfatórios, a gama de ferramentas e materiais necessários pode ser reabastecida com uma pistola que aquece cola de silicato. Você também pode usar adesivos especiais para trabalhar com feltro.
- Agulhas. Existem agulhas individuais que são muito mais finas que as ferramentas de costura convencionais. Ao trabalhar na confecção de um broche, é preciso levar em consideração que, além disso, a agulha deve passar livremente por pequenos furos nas contas, mas também deve furar uma base densa - feltro, tecido ou couro.
- Tópicos.
Durante o processo de bordado, é necessário utilizar tipos especiais de linhas:
- Os fios naturais, que se distinguem por uma ampla paleta de cores, são macios e agradáveis ao toque (as desvantagens incluem o fato de rasgarem e apodrecerem rapidamente quando molhados);
- Fortes, duráveis e resistentes aos fatores ambientais, fios sintéticos (podem causar alergias em quem trabalha com eles);
- Trançados com uma segunda camada de fios reforçados são muito fortes e resistentes ao desgaste (materiais muito caros e causadores de alergia).
Importante! É preciso levar em consideração a composição, cor e espessura do fio. Os muito grossos podem ser substituídos por monofilamento e linha de pesca.
- Tesoura. É conveniente cortar os fios restantes com uma tesoura de pontas longas e finas.
- Sentido. A base para bordar broches na maioria dos casos é sentida.
Está dividido em vários tipos:
- feltro durável, fácil de colorir e muito caro feito de lã natural;
- feltro de meia lã impróprio para bordar broches;
- eco-feltro artificial (acrílico), não elástico, que mantém a forma e é lavável;
- feltro duro e durável com viscose.
- Couro natural. Necessário fazer a parte de trás do broche.
- Elementos decorativos. Fitas, pedras, miçangas, strass e penas são úteis para decoração.
Quais contas são melhores para levar?
Na maioria dos casos, contas redondas padrão são usadas para fazer broches; no entanto, às vezes, contas de outros tipos podem ser adicionadas à imagem geral para decoração. Os tipos de contas são divididos entre si dependendo do fabricante:
- Chinês. As miçangas fabricadas na China são consideradas as mais inadequadas para bordar broches e outros produtos similares. É muito pequeno e irregular, faltam furos em muitas contas, o que indica sua baixa qualidade.
- Tcheco. O tipo de conta mais popular usado pela maioria das costureiras. Uniforme e suave, distingue-se por uma enorme paleta de cores e pela ausência de elementos defeituosos.
- Japonês. Material da mais alta qualidade e mais caro.
- Indiano e Taiwanês. Aparência muito frágil e heterogênea com cores instáveis e paleta de cores pobre.
Importante! As contas também se distinguem pelo formato. Pode ser redondo, cilíndrico (corte) ou alongado (clarins).
Além de escolher as contas certas, ao trabalhar em um broche você também deve pensar com o que combiná-lo. As opções mais bem-sucedidas para organizar diferentes materiais são:
- Combinações de miçangas e miçangas. As miçangas são usadas como base para esses produtos, as miçangas apenas os decoram. Eles usam meias contas especiais que são fáceis de costurar.
- Combinação de miçangas e pedras. Produtos feitos de miçangas foscas e pedras brilhantes parecem impressionantes e bonitos. A técnica de enquadrar grandes pedras semipreciosas com uma borda de pequenas contas é chamada de cabochão.
- Combinações de miçangas e penas. Broches de designers originais ficam especialmente interessantes com penas ou penugem. Essas decorações podem ser fixadas em vestidos de noite e chapéus.
O resultado do trabalho depende da escolha dos materiais e da sua combinação entre si. Não será possível fazer um broche durável e bonito com contas baratas e de baixa qualidade.
Aula magistral de broche de miçangas faça você mesmo
A criação de um broche inclui várias etapas sucessivas:
- transferir o desenho preparado para uma base de feltro;
- fixação de contas;
- remoção de fragmentos de fio em excesso;
- anexando um alfinete.
Antes de começar, você precisa preparar os seguintes materiais:
- miçangas, strass e outras superfícies de vidro devem ser cuidadosamente tratadas com soluções anti-sépticas;
- tecidos e fios são tratados com vapor (de ferro ou água fervente).
Para iniciantes no trabalho com miçangas, você pode tentar fazer um broche em forma de mariposa com asas abertas. Para trabalhar neste produto você precisará de:
- um pequeno pedaço de feltro;
- um pedaço de couro;
- tesouras (manicure, costura);
- folha de papelão;
- contas de vários tons;
- cornetas;
- strass, miçangas, bicone;
- fios de náilon;
- arame;
- agulhas;
- pistola de cola;
- lápis e marcador.
Para fazer um broche, você precisa imprimir e recortar o molde. Depois disso, a figura pode ser transferida para a base. Depois disso você precisa começar a criar o corpo. Para fazer isso você precisa:
- cole strass em forma de gotas nas asas (no centro);
- apare o broche com miçangas ao longo de seu contorno externo;
- separe as asas com contas de cor diferente;
- bordar as bordas internas e os espaços livres restantes com contas de vidro;
- forme a cabeça costurando uma conta grande na última das contas que revestem o contorno do broche.
A borboleta acabada é recortada nas bordas para não cortar o fio com que o contorno foi costurado. Para tornar a mariposa mais realista, as antenas podem ser feitas de arame. As antenas complementarão o contorno e a cabeça da borboleta, para torná-las:
- um pequeno pedaço de arame precisa ser enfiado no último elemento do corpo e da cabeça e o arame deve ser puxado para baixo;
- coloque uma conta grande no fio e coloque-a novamente sob o primeiro elemento localizado do outro lado;
- Determinado o comprimento adequado, corte o excesso;
- coloque um bicone em cada antena e enrole com arame;
- fixe a fixação do outro lado enrolando-a com linha preta e colando-a adicionalmente.
A etapa final do trabalho é fixar a mariposa na peça de trabalho. Por esta:
- o papelão é colado no lado avesso da borboleta bordada;
- o contorno de um broche é recortado em couro;
- Use um marcador preto para fazer marcas no couro para fixar o fecho;
- faça cortes com tesoura e insira o fecho;
- o couro com fecho é colado no bordado;
- as bordas podem ser cortadas com miçangas, contas de vidro ou miçangas.
Importante! Para evitar que as contas desbotem ao sol, o produto acabado pode ser levemente borrifado com spray de cabelo.
Depois de dominar a técnica de confecção de broches com as próprias mãos, você poderá fazer conjuntos inteiros compostos por broches, brincos e colares, que também podem ser bordados com miçangas e fixados em uma base densa. Com um pouco de imaginação e perseverança, produtos de design únicos e inimitáveis estarão prontos.