Os broches estão novamente sendo usados ativamente por designers e designers de moda. Porém, não se engane e pense que absolutamente todos esses acessórios estão na moda agora. Alguns deles não vão enfeitar você nem destacar seu conhecimento da indústria da moda. A situação é ainda pior quando há total impossibilidade de utilização da decoração. Neste caso, nem a relevância nem a originalidade do conceito do broche o salvarão do fracasso.
As nuances de combinar um broche com uma imagem
Para começar, vale dividir a variedade de broches em 5 grandes grupos:
- produtos de designers famosos ou de nicho atualmente à venda (design atual combinado com exclusividade);
- acessórios herdados e feitos de pedras verdadeiras e metais preciosos (luxo, ostentação justificável);
- broches-emblemas da categoria de joias (parecem fofos ou engraçados);
- bijuterias ou joias baratas do mercado de massa que imitam com sucesso o estilo clássico dos broches preciosos;
- bijuterias ou joias baratas do mercado de massa, que tentam imitar o estilo clássico das joias preciosas, mas têm um conceito ultrapassado e ficam totalmente ruins devido ao custo dos elementos individuais.
Os produtos desta última categoria devem ser descartados imediatamente, eles se transformarão, na melhor das hipóteses, em uma mulher soviética (isso não significa uma garota comum e honesta da URSS, mas uma imagem coletiva que encarna os sentimentos burgueses e o desejo de parecer caro e rico, sem ter a menor ideia de gosto). A penúltima coluna da lista é acessada quando o alcance de imagens é limitado. Por exemplo, algo assim parecerá interessante como o botão superior de uma blusa bem abotoada de um estudante (desde que o broche tenha o formato correto).
Os broches com crachás são a solução ideal para looks do dia a dia, chapéus simples e acessórios despretensiosos e sem glamour.. Chamam a atenção para si, mas não pretendem ser um item de luxo. Pelo contrário, divertem e melhoram o clima geral de descontração.
As verdadeiras joias retrô devem ser adiadas até um evento significativo. Ou seja, tal acessório pode ficar bem não só em um vestido de noite, mas também em conjunto com uma blusa, mas desde que esta blusa seja usada, por exemplo, para defender um diploma.
Em termos de produtos de designers famosos e de nicho, você deve traçar um limite e distinguir entre broches que custam uma quantia fabulosa e coisas que são mais acessíveis. A última categoria é representada por trabalhos de especialistas não famosos, mas talentosos e muitas vezes jovens. E somente seus produtos, pela ausência de formas ultrapassadas e pela presença de originalidade do conceito, devem formar a base de uma coleção de joias pertencente a uma mulher moderna. É nessa categoria que você precisa selecionar soluções para vestidos, camisas, casacos e chapéus - tanto para o dia a dia quanto para a noite ou de escritório. Pois bem, deixe os broches dos luminares da indústria da moda para os looks da categoria de luxo pesado.
Importante! Você não pode usar vários broches ao mesmo tempo ou combinar broches com um grande número de outras joias - isso é um mito. Na verdade, é possível. É muito difícil para uma pessoa comum que não possui diploma em design de moda ou não tem gosto ideal criar uma união harmoniosa a partir de diversas joias ou acessórios. Para evitar confusão ou vulgaridade, faz sentido limitar-se a apenas 1 broche.
Onde colocá-lo?
A adequação da decoração e a sua função dependem do local.. O broche nem sempre é um elemento exclusivamente decorativo que chama a atenção para uma determinada área do corpo ou realça uma estampa na roupa. Às vezes é usado para cobrir as dobras de uma roupa e esconder partes de roupas íntimas. Pode funcionar como um botão. Por exemplo, o de cima da fileira ou colocado no bolso. É usado como abotoadura e fixador de gravata, e também como talismã contra energias negativas.
Merece atenção especial broches temáticos, cujo formato ou desenho ajuda a identificar uma pessoa como membro de um determinado grupo social. Normalmente, essas joias são colocadas no peito, lenço ou boina.
Na gola
Qualquer parte deste elemento recortado é adequada para um broche. Ele é fixado na borda interna, logo abaixo da gola ou alguns centímetros acima da borda afiada.
Importante! Os broches de canto duplos ou emparelhados foram inventados especialmente para roupas com esse detalhe. Eles são fixados nas bordas inferiores esquerda e direita da gola. Geralmente há uma corrente tênue entre eles.Ela pode ou não estar presente.
No baú
A forma mais tradicional de colocação. Segundo as normas clássicas, a decoração é fixada aproximadamente 10 cm abaixo do ombro esquerdo. Hoje esta regra é invariavelmente seguida apenas por indivíduos conservadores e por um círculo limitado de políticos mundiais. Outros preferem combinar o cânone com a inovação e anexar periodicamente um broche onde ele desempenha determinadas funções. Exemplos de tal posicionamento:
- na parte mais baixa do decote ou no meio do corpete (chama atenção para o vale entre os seios);
- em vez do botão de cima (fixa a roupa, foca no pescoço e rosto ou na região do decote - depende da peça de roupa usada);
- na parte fechada de uma blusa ou vestido com um ombro (ajuda a enfatizar o estilo incomum da roupa).
Se o broche for um alfinete decorado, propriedades místicas também serão atribuídas a ele. Em primeiro lugar, qualidades protetoras e preservadoras.
Uma mulher que acredita que um alfinete protege contra energias negativas deve tentar melhorar o amuleto e transformá-lo em um broche. Para fazer isso, eles compram:
- um alfinete com 5 ou 7 ganchos;
- linha de pesca;
- contas nas quais são aplicadas imagens protetoras típicas;
- contas feitas de pedras com propriedades protetoras;
- pequenos pingentes em forma de palma de Fátima;
- fio vermelho;
- penas.
Os elementos decorativos apresentados acima formam o conceito do padrão. Para torná-lo harmonioso e interessante, primeiro organize os elementos de decoração no papel. Em seguida, insira a linha de pesca nos ganchos do alfinete e decore o broche de acordo com o desenho. Esse tipo de joia é usada no peito, pois acredita-se que deve chamar a atenção de invejosos e de outras pessoas que desejam o mal.
Atrás
Um broche tipo laço fica maravilhoso na parte inferior das costas e na cintura e permite que você não se preocupe com fitas. Bem, joias alongadas ajudam a esconder as alças de um sutiã usado sob a barra de um vestido com as costas abertas.
Nas mangas e punhos
A região dos ombros, que vai até a clavícula, é o local ideal para colocar broches-crachás em miniatura. Eles são usados para definir padrões e criar composições complexas. Broches-laços são usados como complemento às mangas e pequenas decorações são usadas em vez de abotoaduras nos punhos.
Importante! O broche pode imitar alças ou outros elementos de uniforme militar. Eles são usados nos braços ou ombros junto com roupas de estilo militar, bem como com jaquetas e casacos normais.
Na cabeça
Ao escolher um cocar como local, você precisa ter o máximo cuidado. Então, Uma combinação desatualizada e completamente fora de moda é o formato e o conteúdo clássicos de um broche preso na lateral de um chapéu de malha.. O conjunto acaba sendo ainda mais desastroso se um dos itens nele incluídos ou ambos ao mesmo tempo parecer barato, mas tentam não parecer enfadonhos e nisso são ajudados pela abundância de elementos obviamente baratos, mas cativantes.
Para não se tornar uma típica mulher soviética, acrescente joias apenas aos chapéus de malha da moda e ao mesmo tempo escolha broches de formatos não clássicos e atemporais. Você pode encontrar um acessório de sucesso em lojas que vendem produtos de jovens designers russos.. Seus produtos têm um design atual e inusitado, que nem remotamente lembra acessórios retrô. Pois bem, guarde o broche de formato e conteúdo clássicos para um turbante.
Com as boinas a situação é mais complicada. Para um pequeno tablet sedutor, você deve tentar procurar uma decoração grande e atraente.Talvez até com penas ou malha. Se o visual final for muito pretensioso, escolha um caminho diferente e procure um acessório de nicho bacana.. Bem, para um visual formal, uma boina exige simplesmente que você prenda um broche como um distintivo. Por exemplo, uma opção com um logotipo reconhecível de alguma famosa universidade europeia ou americana.
Como usar broche na roupa?
Ao determinar o local de montagem, leve em consideração o conceito geral da imagem. Portanto, se a jaqueta fizer parte de um terno de trabalho, o broche deve ser preso na gola ou na lateral, na ponta do decote redondo. Pois bem, um casaco que serve como parte de um look sedutor ou até erótico só precisa ser complementado com um acessório que fique logo acima do ponto mais largo do peito ou na borda interna da gola (mais próximo do decote e formas apetitosas) .
No vestido
Dicas de decoração:
- um vestido justo - tanto de cintura normal quanto de cintura alta ou baixa - vale a pena tentar enfeitar na cintura (não é necessário colocar o broche no centro, você também pode colocá-lo na lateral);
- boa localização do acessório em um vestido transpassado - início, fim ou transição do envoltório;
- Você pode colocar uma pequena composição de 2-3 broches no peito;
- se o modelo tiver decote alto, um broche é colocado sobre ele;
- se houver alças, o acessório é fixado no local onde se conectam ao corpete;
- se houver um corte, você pode fixá-lo no local onde começa - no ponto mais alto;
- o suéter nas costas do vestido com as costas geralmente abertas implora por um acessório;
- um grande broche de arco alongado pode cobrir a alça do sutiã nas costas;
- experimente colocá-lo na parte inferior de um decote profundo;
- Você também pode decorar o início das dobras da saia;
- Os vestidos de cintura baixa são decorados com broches no decote e na cintura.
Também preste atenção na impressão. É bom quando o broche combina com a cor de um dos elementos do padrão. Por exemplo, ervilhas brancas requerem decoração branca e arbustos de sorveira requerem vermelho (para combinar com os frutos) ou verde (para combinar com a folhagem). Se o enfeite do look for composto por vários tons, escolha primeiro aquele que se apresenta em menor volume.
Importante! Para um vestido de noite feito de tecido delicado, não escolha joias enormes. Isso começará a puxar o material da roupa para baixo.
Na jaqueta
A decoração na gola dobrável é um salva-vidas para quem adora jaquetas-vestidos ou usa jaquetas no corpo nu (sem top, sutiã, blusa - sem nada). Nesse caso, o broche funciona em 2 direções diferentes: chama a atenção para o peito, mas não deixa você ficar preso no decote profundo. É por isso que com essas coisas você precisa usar broches grandes, ou muito cativantes, ou de formato complexo e interessante, que você involuntariamente tem que olhar para entender o conceito.
Em outros casos, principalmente se a jaqueta não tiver gola virada para baixo, o acessório é preso logo acima do peito, e não nele mesmo. Localização adequada: área entre o peito e o ombro.
Importante! Se você descer e prender o broche na parte mais saliente do seu peito, seu visual de escritório, comercial ou luxuoso será quebrado.
Na blusa
Clássico Método de colocação: 10 cm abaixo do ombro. Esta opção é relevante para looks discretos e de escritório. Se a blusa vier com gola redonda e a imagem incentivar a experimentação, pegue um broche duplo (ou 2 idênticos) e prenda-os em lados opostos da gola.
A decoração também pode ser usada como botão no punho ou como botão superior de uma blusa.
Na camisa
As mesmas regras e recomendações se aplicam a uma camisa e a uma blusa. Bons lugares para fixar:
- colarinho;
- lugar do botão superior;
- punho;
- 10 cm abaixo do ombro.
Em um suéter
Isso é algo simples, pois salvo raras exceções não fica bem com joias caras ou elaboradas. No entanto, uma opção discreta ou de formato engraçado estará disponível. Prenda-o na gola ou adicione-o ao desenho de uma jaqueta.
Em uma estola
A decoração pode fixar a posição da estola ou decorá-la. Se a cabeça estiver coberta com um lenço, o broche pode ser preso na lateral ou na testa.
No casaco
Experimente colocar o broche nas seguintes áreas:
- no pelo (na convergência das partes direita e esquerda da gola ou em uma das laterais);
- na lapela (experimente colocar 2 ou 3 broches em miniatura em uma parte ou prender a mesma decoração em lados diferentes da gola);
- na gola;
- em vez do botão superior;
- em vez de todos os botões;
- no bolso do peito;
- No baú;
- 10 cm abaixo do ombro;
- no cinto;
- nos punhos.
Importante! Se o seu casaco quente é liso e você quer prender um broche no peito, então você precisa optar por um acessório grande. A miniatura vai se perder no tecido grosso, que também não tem transições ou limites de cores.
Exemplos de criação de uma imagem com broche
Considere uma opção moderna e moderna e retrô.
Moderno
Jeans, um suéter sólido e muitos broches pequenos combinando. Faça um padrão a partir deles, que começa na região da clavícula e se move gradualmente até o ombro. Se você tiver apenas uma joia grande em mãos, use um suéter com uma camisa branca. A presença de uma coleira proporciona muitas variações de posicionamento.
Antiguidade
Pegue um vestido clássico estilo Chanel, complemente-o com escarpins e turbante. Coloque um broche grande e luxuoso no último. Para evitar que se perca ou pareça um elemento desnecessário, dê preferência a roupas e acessórios confeccionados com tecidos caros.
Importante! Um casaco pendurado nos ombros vai caber perfeitamente neste look.
Camafeu
Uma das formas mais antigas, que renasce no quadro do neoclassicismo. Parece uma impressão ou desenho em uma base arredondada. Uma pedra preciosa pode ser usada como base.
Tal coisa ficará interessante sob a gola de uma blusa ou camisa, abotoada com todos os botões. Por cima, use um vestido de verão preto ou azul escuro. Meias e oxfords vão complementar o look. É melhor prender o cabelo em um coque alto.
agulha
Um broche semelhante tem um design semelhante a um alfinete de segurança: há uma decoração em uma extremidade, um fecho na outra e uma agulha longa passa entre eles. O formato do acessório e o tipo de fecho fazem dele um bom complemento para uma gola dobrável.. Coloque-o sobre o casaco de lã de forma que fique verticalmente ao longo da lapela. Complete o look com camisa branca, calça boyfriend e botas ou botas com sola plana (ou salto pequeno).
De miçangas
Hoje, broches maravilhosos são feitos de miçangas. Eles podem ter o formato de um cavalo marinho, uma flor, um escaravelho ou uma Torre Eiffel. Decore com vários desses acessórios um lado de um vestido casual até o chão ou o decote em ambos os lados. O look será completado com botas de cano alto, sandálias ou sapatos com bico arredondado.