Contas corretamente selecionadas podem transformar qualquer look, mesmo o mais desastroso. Esta decoração vem em diferentes estilos, materiais e tamanhos. As miçangas são consideradas um acessório básico que qualquer mulher pode comprar, independentemente da idade e posição social. No sentido mais amplo da palavra, contas são pedras, elementos plásticos ou materiais naturais de vários formatos amarrados em um fio, mas na maioria das vezes redondos.
As primeiras contas foram feitas há 90 mil anos. Assim, no território do Israel moderno, os arqueólogos encontraram conchas com perfurações especiais, que hoje são consideradas a primeira aparência de joalheria. Além disso, os povos antigos usavam ativamente fios com presas, garras ou penas de pássaros e animais em volta do pescoço.
Antigamente, os egípcios usavam contas de vidro, que também eram um item de luxo para os romanos. Essas joias ainda são populares hoje. Neste caso, as contas são muitas vezes sopradas, feitas de tubos especiais.
As miçangas tornaram-se uma verdadeira decoração, uma joia luxuosa na Idade Média.Naquela época, para sua produção eram utilizados pedras preciosas, materiais naturais em forma de pérolas e âmbar, além de elementos de ouro e prata.
As contas possuem características que as distinguem de outros tipos de joias:
Hoje existem muitas variedades desta decoração, cada mulher encontrará uma opção adequada para qualquer situação. Por exemplo, as contas diferem no material de que são feitas. As contas mais comuns que você pode encontrar são:
O fio no qual as contas são enfiadas também varia. Na maioria das vezes, seda ou fio sintético ou linha de pesca são usados para tais fins. Caso precise que o fio estique, opta-se pelo spandex de material artificial para a base. Para garantir que a decoração acabada mantenha bem a sua forma, as contas são enfiadas num fio fino.
Dependendo do comprimento, as seguintes opções são diferenciadas: