O material original para fazer contas e rosários é chamado de baquelite na Rússia e faturan no exterior. Os joalheiros valorizam-no pela sua leveza: os brincos feitos com ele não puxam os lóbulos das orelhas e as contas quase não são sentidas no pescoço.
Que tipo de material é esse?
O Faturan foi feito pela primeira vez no século 18 por mestres orientais. Eles misturaram, aqueceram e prensaram pó, aparas de âmbar e resinas de árvores. Mas a receita exata desta substância foi perdida.
No início do século XX, o químico americano Leo Hendrik Baekeland inventou e patenteou a baquelite, um polímero sintetizado à base de formaldeído e resinas fenólicas. Na verdade, este é o primeiro tipo de plástico. No início era utilizado apenas na indústria para a fabricação de telefones, canetas, botões e bolas para alavancas de câmbio.
Este plástico não possui poros, o que impede a penetração de água ou ar. Esta propriedade o torna mais pesado que outros materiais semelhantes.
Importante! Acrílico e celulóide são visualmente semelhantes ao faturan, mas visivelmente mais leves.
Qual é a aparência das contas de baquelite?
Na década de 1930, a paleta de cores se expandiu e com ela o escopo de aplicação da baquelite. Varia do amarelo claro ao bordô escuro, quase preto. As contas são feitas em forma de barril, gota, oval ou bola. Sua peculiaridade é que o buraco de um lado é ligeiramente mais largo que o outro. As contas são recolhidas num longo fio, podem ser fechadas ou com fecho. Para montar, use miçangas do mesmo tamanho ou enfie as grandes no meio e as pequenas nas bordas.
As joias de baquelite podem imitar jaspe, âmbar, jade, malaquita, pois assumem facilmente o formato e a textura da pedra.
Por que eles os compram?
Principalmente baquelite contas vermelhas são valorizadas no Oriente, são consideradas um sinal de riqueza. A camada superior é removida das contas, o que as torna amarelas, e rosários são montados a partir delas. Muitas vezes, os turistas na Turquia compram essas joias, feitas “para parecerem contas de âmbar”. Embora a baquelite seja bastante cara, é mais barata que o âmbar.
Importante! Este material tem a interessante propriedade de oxidar com o tempo e devolver a cor vermelha.
Qual é o valor das contas de baquelite?
Em meados do século 20, as joias de baquelite atingiram o auge da popularidade, pois seu custo não era muito alto e, após a Grande Depressão nos EUA, tornaram-se literalmente uma “saída” para todas as mulheres. Até Coco Chanel não resistiu à sua beleza e lançou uma coleção de acessórios. Mais tarde, muitos designers famosos adotaram essa tendência.
Na década de 50, o desejo por contas de baquelite havia diminuído, mas foi renovado no final dos anos 80 graças ao famoso artista Andy Warhol, que possuía uma grande coleção de joias de baquelite. Que, aliás, após sua morte foi vendido em leilão por vários milhões de dólares.
No momento, o faturan raramente é usado e não restam muitas decorações do século passado. E esses, em sua maioria, pertencem a colecionadores ou acumulam poeira nas caixas da vovó. O valor das contas de baquelite consiste em quatro fatores:
- estado. Não deve haver lascas ou rachaduras nas contas;
- raridade. A opção mais cara são as contas no formato de um barril cor de vinho normal;
- momento da criação.
Importante! A baquelite, assim como as pedras preciosas, costuma ser falsificada, portanto, você deve inspecionar cuidadosamente o produto antes de comprar.
Como entender que ele é real?
Você pode determinar a autenticidade das joias de baquelite da seguinte maneira:
- Se possível, você pode remover a camada superior ou dividir uma conta. Eles são amarelos por dentro;
- Se você apontar uma lanterna perto da conta, verá um padrão amarelo - mármore ou em forma de funil. A falsificação será transparente ou uma mancha escura ficará visível à luz;
- esfregar o material com o dedo ou colocar o material sob água quente corrente fará com que apareça cheiro de formaldeído antes do aquecimento;
- Você pode pegar um cotonete embebido em solvente e esfregar uma pequena área. Deve haver uma marca amarela no velo. Mas este método não funcionará se as contas forem envernizadas.