A decoração pode ser feita de qualquer coisa! Por exemplo, de massa salgada, disponível para qualquer joalheiro iniciante. Continue lendo para aprender como fazer lindas contas com suas próprias mãos com farinha e sal.
Como fazer massa salgada para artesanato de qualidade?
Despeje um copo de farinha em uma tigela (panela), adicione um copo de sal fino e misture. Despeje a massa resultante com meio copo de água fria e amasse até atingir a consistência de plasticina. Faça um furo na massa resultante e despeje uma colher de sopa de cola PVA. Depois de amassar bem, embrulhe a massa acabada num saco e “esqueça” durante meia hora. Agora o material para artesanato está pronto.
O que é necessário para fazer miçangas?
Além do teste, precisaremos de:
- um dispositivo para fazer furos - um tubo de coquetel, uma vara de madeira ou uma agulha de tricô;
- faca de papelaria;
- fita, linha de pesca grossa ou renda;
- fecho (opcional se as contas forem curtas);
- tintas – guache ou acrílica;
- borlas;
- verniz incolor à base de água.
Você pode mostrar sua imaginação adicionando fitas, miçangas prontas, miçangas à composição - o design do produto depende apenas da vontade de seu criador!
Processo passo a passo para fazer miçangas de massa salgada
Primeiro, faça espaços em branco para futuras contas: salsichas são desenroladas da massa, que são então cortadas com uma faca de papelaria em pedaços aproximadamente do mesmo tamanho. Você pode dar à peça de trabalho a aparência de uma barra - então você obterá contas quadradas.
Conselho! Vários espaços em branco de diferentes espessuras ou formatos permitirão que você faça contas que diferem em formato ou tamanho - você obterá uma decoração elegante.
- Perfuramos cada conta, criando furos para amarrar para formar um cacho, e deixamos secar. Um forno com temperatura mínima ajudará a acelerar o processo.
- Depois vem a etapa de pintar nas cores desejadas. Por exemplo, você pode primeiro fazer um fundo escuro e, por cima, desenhar ziguezagues, pontos e listras em cores mais claras. É hora de lembrar todas as suas habilidades artísticas existentes!
- Depois de aplicadas todas as camadas de tinta necessárias, deixamos as contas secarem e depois as envernizamos: além do brilho, isso ajudará a proteger as roupas da contaminação com tintas.
- Só falta recolher as contas. Se se pretende um fecho, começamos por fixar uma parte dele na linha de pesca (renda). Em seguida, enfiamos as miçangas (opcionalmente intercaladas com miçangas ou lantejoulas, amarrando fitas coloridas entre as miçangas).
Conselho! As pulseiras podem ser facilmente montadas usando uma técnica semelhante. E os espaços em branco para brincos adquiridos permitirão que você crie um conjunto completo de joias originais.
Dicas para trabalhar com a massa
Uma massa bem amassada tem seus segredos. Depois de dominá-los, você não precisará se preocupar com a qualidade dos produtos feitos a partir dele. As “matérias-primas” revelaram-se de alta qualidade se:
- não há excesso de umidade - alterando ligeiramente as proporções para mais água, você corre o risco de atrapalhar todo o processo;
- A secagem excessiva também prejudica a massa - ela não pode ser guardada sem saco;
- o armazenamento a longo prazo (mais de três a quatro dias) pode estragar o material;
- Ultrapassar ligeiramente a temperatura do forno ao tentar secar os produtos rapidamente resultará em fissuras - é melhor ter paciência e secar à temperatura ambiente.
Conselho! O material ficou pegajoso devido ao longo armazenamento? Experimente secar ao ar sem adicionar nada. No entanto, é improvável que funcione para itens pequenos. Se a massa ficou armazenada por muito tempo e ficou pegajosa, seque-a ao ar livre, sem quaisquer aditivos. Esta massa é melhor utilizada em grandes quantidades.
Um sinal de uma massa amassada de boa qualidade são as mãos limpas e a mesa no final da amassadura: se nada grudar significa que o procedimento de preparação da “matéria-prima” foi um sucesso!