A pedra natural atrai muitas pessoas com sua tonalidade rica e padrão incomum. As contas de pedra natural são muito bonitas. Se desejar, essa decoração pode ser feita de forma independente em casa. O principal é preparar as ferramentas e materiais adequados e confiar no seu gosto. A tecnologia para fazer essa decoração é bastante simples.
Pedra do Sol - âmbar
A pedra âmbar é a resina petrificada de antigas árvores coníferas. Desde os tempos antigos, tem sido usado para fazer uma variedade de joias e utensílios domésticos. Esta pedra também é frequentemente chamada de “lágrimas do mar” e “presente do sol”.
Referência! O âmbar confirmou oficialmente propriedades curativas (isto é especialmente verdadeiro para o âmbar cru). As contas de âmbar podem ajudar a lidar com ataques de asma, ajudar a melhorar o funcionamento da glândula tireóide, prevenir o aparecimento de resfriados e também eliminar dores de cabeça e depressão (desde que as pedras estejam em contato direto com a pele).
Existe Existem muitos tons diferentes desta pedra, do amarelo claro ao quase preto. O mais popular é o âmbar, que tem cor cerosa, transparente e vermelho com tonalidade amarelada. O mais raro e caro é o âmbar azul da República Dominicana.
Ferramentas e materiais para trabalho
Para fazer contas de âmbar com suas próprias mãos, necessário para preparar:
- resina epóxi (de preferência importada);
- vidro orgânico com cerca de 1,5 - 2 mm de espessura para criar uma forma;
- endurecedor;
- glicerol;
- lixa fina;
- Pasta GOI.
Referência! A resina epóxi pode ser adquirida em uma loja de ferragens ou no mercado de construção.
Para fazer o formato desejado, você precisa selecionar um objeto de metal de formato adequado, pressioná-lo no plexiglass e esperar até que o formato endureça. Em seguida, o molde deve ser lubrificado por dentro com glicerina para que a resina epóxi não grude posteriormente.
A resina deve ser bem misturada com o endurecedor na proporção de 9:1. Em seguida, despeje a mistura na forma, adicione 2-3 gotas de água e misture com um palito fino, fazendo movimentos circulares. Isso fornecerá o efeito visual do âmbar.
O produto deve endurecer e, em seguida, devem ser feitos furos nos cordões resultantes. Agora você pode fazer joias ao seu gosto.
Como fazer contas de âmbar com as próprias mãos?
O âmbar é considerado uma pedra universal para fazer miçangas e outras joias desse tipo, pois combina com quase todas as pessoas. Mas o desenho das contas feitas com essa pedra deve ser cuidadosamente considerado.
Para jovens representantes do belo sexo Um fio de prata com contas redondas de âmbar localizadas a uma distância bastante grande umas das outras é perfeito.
Uma boa opção para mulheres adultas se tornará uma decoração de dois níveis com pedras de tamanho médio. Mulheres mais velhas na maioria dos casos, um fio grande de âmbar é escolhido.
Modelo 1 – formato de flor
Para fazer uma decoração em forma de flor, você precisa se preparar:
- fitas de diferentes espessuras;
- contas de âmbar de diferentes tamanhos;
- 2 anéis;
- 6 pinças;
- tópicos;
- cabo;
- cabochão.
Técnica:
- É necessário fixar um anel decorativo a um pequeno pedaço de cabo por meio de uma braçadeira.
- A seguir, as contas devem ser enfiadas no cabo até formar um colar do comprimento desejado e a borda deve ser fixada no segundo anel com outra pinça.
- É necessário fazer as linhas restantes de maneira semelhante, tentando tornar cada linha subsequente um pouco mais curta para que as camadas possam ser organizadas lindamente.
- De duas fitas de largura maior, é necessário cortar tiras (da maior - 7, da mais fina - 6). O comprimento das listras é determinado de acordo com o esplendor desejado da flor (quanto mais longas as listras, mais magnífico será o produto).
- Usando agulha e linha, você precisa amarrar alternadamente as fitas dobradas em duas partes iguais. Você precisa começar com o maior e terminar com o menor.
- O fio deve ser apertado de forma que as pétalas fiquem pressionadas umas contra as outras. Em seguida, o espaço em branco precisa ser enrolado em forma de flor, preso com pontos, decorado com um cabochão no centro e costurado a flor resultante em um anel decorativo.
- De uma fita fina você precisa cortar 2 tiras de igual comprimento para decorar as gravatas, depois elas devem ser passadas pelos anéis, depois dobradas ao meio e amarradas no pescoço.
Modelo 2 – colar âmbar
Para um colar de âmbar deve estar preparado:
- contas âmbar (pp – 8, 10 mm);
- corrente de bronze (70 cm);
- duas fechaduras de bronze em forma de folhas;
- abraçadores de contas (16 peças, 8 mm e 10 mm);
- anéis de bronze (6 peças, 0,5 mm);
- fio de bronze (17-20 cm com diâmetro de 0,6 mm);
- alfinetes de bronze (4 cm, o número deve corresponder ao número de contas);
- alicate de bico redondo, alicate de corte.
Técnica:
- Deve-se colocar uma conta no alfinete e enrolá-lo em forma de espiral com o alicate, como mostra a foto.
- O mesmo deve ser repetido com a adição de um abraçador (primeiro coloque um abraçador no pino, depois uma conta e enrosque o pino no alicate em forma de espiral).
- Etapas semelhantes devem ser repetidas com todas as contas.
- Agora você deve desenrolar 15 cm de fio, adicionando 3-4 cm extras e quebrá-lo com um alicate. Use um alicate para fazer um laço (alfinete).
- Você precisa enfiar contas no fio (primeiro as menores, depois as grandes e depois as pequenas novamente).
- Remova o excesso de fio com um alicate e use um alicate redondo para formar um laço idêntico ao do lado oposto.
- Prenda o anel ao laço de arame usando um alicate.
- Prenda uma das folhas usando um anel a outro anel de arame. Etapas semelhantes devem ser executadas no lado oposto.
- A corrente deve ser dividida ao meio (35 cm cada), pegar um anel, enfiar nele as correntes e a segunda parte do togla (galho) e fechar o anel com um alicate.
Um colar espetacular feito de âmbar ensolarado está pronto.
As joias feitas de pedra natural estão sempre na moda. Miçangas e outras joias feitas de âmbar têm uma aparência espetacular e elegante. Acredita-se que o âmbar pode trazer muita sorte ao seu dono, conferindo-lhe vigor, vitalidade e energia.