As joias para mulheres são uma das formas de se expressar. Com a ajuda de lindas miçangas, você pode criar um destaque encantador em sua imagem, trazendo algo brilhante e original. Não é necessário comprar contas caras na loja. Você mesmo pode fazê-los com materiais improvisados. Não são necessárias habilidades especiais: apenas um pouco de imaginação e um pouco do seu próprio desejo. Continue lendo para aprender como fazer miçangas em casa.
Do que você pode fazer suas próprias contas?
Se você se depara com a questão de como fazer contas com suas próprias mãos, a escolha é bastante ampla. Podem ser materiais naturais, tecidos, argila polimérica e muitas outras coisas. Vamos conhecer os principais.
De fitas com miçangas
Um colar em que as contas estão entrelaçadas com uma delicada fita de cetim parece feminino. Deve ser criado em etapas:
- Passar o fio na agulha. O fio se tornará a base do futuro colar;
- pegue a fita e fure uma das bordas;
- coloque a conta;
- enrole a fita em volta das contas de um lado e fure-as novamente com uma agulha;
- repita os passos e certifique-se de que a fita, como uma cobra, contorne alternadamente as contas.
Feito de madeira
A madeira é o material mais bonito que a natureza nos deu. A partir dele são feitas contas de diferentes diâmetros e formatos. A opção clássica são as contas redondas, mas as contas em forma de cubos e outros polígonos não parecem menos esteticamente agradáveis e muito originais.. Os espaços em branco de madeira podem ser adquiridos na maioria das lojas de artesanato. Podem ser usados tanto na sua forma original (falta amarrá-los num fio) como decorá-los. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
- verniz;
- tintas e vernizes;
- crochê ou tricô;
- cobrir com guardanapos em técnica de decoupage ou pano;
- cubra com argila polimérica.
De miçangas
As miçangas são pequenas contas que ficam muito elegantes no pescoço. A melhor opção é amarrar contas em vários fios e tecê-las em uma trança. Desta forma a decoração ficará mais visível e atrairá a atenção de outras pessoas.
Conselho! Você também pode criar tramas mais complexas com miçangas. Isso pode ser feito usando esquemas amplamente distribuídos nos recursos da Internet.
De tecido
Você pode fazer miçangas de tecido de diferentes maneiras:
- cobrir espaços em branco de madeira, plástico e espuma com tecido;
- coloque as bolas acabadas sobre uma tira de tecido com cerca de 8 cm de largura, torça-a em forma de corda e amarre algo entre cada bola;
- Puxe pequenas tiras de tecido em um fio e forme contas aproximadamente iguais.
De fio
Esta opção é indicada para costureiras que sabem segurar e usar agulhas de tricô ou crochê. Usando sua técnica favorita, amarre bem as bolas pré-preparadas. O tricô não deve ser muito rendado para que a base não caia. Não se esqueça de prender bem os fios.
De papel machê
Fazer miçangas usando a técnica do papel machê significa praticamente não gastar dinheiro. Eles são feitos de materiais de sucata, por exemplo, jornais. A confecção vai demorar um pouco mais, mas os resultados valem a pena. Você precisa:
- rasgue o papel em pequenos pedaços, coloque em um recipiente e despeje água fervente sobre ele;
- deixe agir por cerca de 3 horas e mexa até ficar homogêneo. Todo o papel deve inchar;
- transfira a massa para um saco apertado e aperte;
- adicione 1 colher de sopa à polpa de papel. eu. PVA e 1 colher de sopa. eu. cole (cola de papel de parede), misture, se necessário, acrescente mais cola para que a massa grude levemente nas mãos;
- molde as contas e deixe por 1-2 dias em temperatura ambiente até secar completamente.
Após essas manipulações, você precisará decorar as miçangas: massa, tinta e verniz.
De argila polimérica
O milagre do bordado moderno é a argila polimérica. Trata-se de um material plástico de origem sintética, com o qual se pode esculpir qualquer figura como se fosse plasticina. A vantagem da argila polimérica é que ela endurece a uma temperatura de pouco mais de 100 °C.
Existem muitas maneiras de esculpir miçangas. A opção mais fácil é rolar bolas comuns de diferentes diâmetros. Depois de algum treinamento, você poderá dominar técnicas mais complexas. Por exemplo, misturando argila de diversas cores você pode criar um gradiente. Com a sua ajuda, não será difícil imitar pedras naturais caras!
Importante! Antes de assar, não se esqueça de fazer furos nas contas para depois amarrá-las. Eles podem ser feitos com um palito ou qualquer outro palito fino.
De sal e farinha
Quase todas as pessoas conhecem “mukosalka” desde a infância.Sim, a mesma massa salgada com a qual fizemos várias falsificações. A argila polimérica não é um material barato, por isso recomendamos praticar em uma lixadeira de farinha. além disso O material é absolutamente seguro para crianças pequenas que colocam tudo na boca.
A receita da massa é bem simples:
- 1 xícara de farinha;
- 1 copo de sal;
- água.
Misture todos os ingredientes, adicionando água aos poucos. A massa deve ser plástica e não deve grudar nas mãos.. Para maciez, você pode adicionar um pouco de manteiga ou amido. A mistura também pode ser colorida com tintas ou corantes alimentícios. Outra opção é colorir miçangas prontas.
Depois de moldar as contas necessárias, você pode seguir um destes dois caminhos:
- deixe-os até secar completamente. Este método pode demorar vários dias;
- queimar no forno. Não defina altas temperaturas para que as contas não mudem de cor.
Após a confecção das contas, elas podem ser pintadas e revestidas com verniz acrílico.
Papel
Não será difícil torcer contas fofas em tiras finas de papel. Isso deve ser feito usando a técnica quilling. Corte folhas de papel colorido em tiras finas e enrole-as em pequenos tubos sobrepostos. Cole as pontas para que não se desfaçam.
De materiais alimentares
Uma boa maneira de passar o tempo com as crianças é criar contas a partir de materiais alimentares. Isso é ótimo para desenvolver as habilidades motoras finas das crianças. Pode ser usado:
- macarrão (com furos);
- feijão, ervilha, nozes, frutas secas. Você terá que remendá-los e fazer furos para amarrá-los em um fio.