O polímero resistente ao calor Baquelite é essencialmente uma borracha altamente vulcanizada. Na aparência, esse material pode se assemelhar a âmbar, ebonita, lucita e celulóide. A alta popularidade da baquelite atualmente é explicada pelo fato de ser um polímero extremamente leve, bastante durável e texturizado.
Quem inventou a baquelite?
Esse polímero foi inventado por Leo Baekeland - Químico e inventor americano de origem belga.
Os produtos feitos com esse material ganharam popularidade especial nas décadas de 1930-1940, quando a gama de paletas de cores foi significativamente diversificada. Isso interessou a muitos fabricantes de joias.
Com o tempo e Coco Chanel passou a oferecer aos clientes produtos elegantes e originais feito de plástico bastante forte e resistente ao calor.
Referência! A fórmula da baquelite foi patenteada por Leo Baekeland em 1909.
Definição
A baquelite é um material de origem artificial, sendo o primeiro de variedades de plástico. É o primeiro polímero sintético verdadeiro insolúvel em álcool. Durante a produção desse material, ocorre a condensação das resinas de formaldeído com fenóis na presença de álcalis.
Como resultado, as matérias-primas são formadas a paleta de tons varia do amarelo claro ao preto.
Características das joias de baquelite
Inicialmente, esse material era utilizado apenas para fins industriais. Mas depois de algum tempo, os joalheiros descobriram que, devido ao seu peso leve e cores incrivelmente brilhantes, esse polímero pode ser um excelente material para fazer colares, broches, anéis, pulseiras, fivelas, além de outros acessórios e joias baratos.
Esse material era ideal para o estilo Art Déco, bastante popular no final da década de 1920 e início da década de 1930, caracterizado pelo predomínio de formas geométricas, ângulos retos e linhas.
Referência! A baquelite pode ser usada com sucesso imitar uma variedade de texturas: casco de tartaruga, coral, marfim. Além disso, este material imita perfeitamente a textura da pedra. O que à primeira vista pode parecer malaquita, jade ou jaspe pode acabar sendo plástico.
Tons de joias adquiriram nomes
Esse polímero foi escolhido como matéria-prima adequada para a fabricação de diversos tipos de joias por uma série de razões objetivas. Durante o processamento, esse material pode ser cortado e retificado. Graças a isso, broches, pulseiras e miçangas bastante originais podem ser feitos deste tipo de plástico.
Várias técnicas foram usadas: desde o entalhe completo até pequenos arranhões na superfície. Os entalhes feitos com este material podem apresentar sulcos e ranhuras profundas.
A paleta de cores não é menos interessante. Certos tons de joias adquiriram até nomes apropriados:
- Stardust - “Poeira estelar” (não produzido após a década de 30).
- Caramelo - “Iris” (produzido exclusivamente na década de 30).
- EndofDay - “Fim do dia” (tonalidade obtida pela combinação dos restos de matéria-prima em um recipiente no final do dia).
- Creme de Milho - “Milho batido”.
- Gema de ovo - “gema de ovo”.
- Salmão - “Salmão”.
Cores de mármore:
- Espinafre em creme - “Espinafre batido”.
- Lama do Mississippi - “Lama do Mississippi”.
- Sundae de chocolate - “Sorvete de chocolate”.
Baquelite translúcida:
- Suco de cereja - “Suco de cereja”.
- Root Beer - “Rootbeer” (refrigerante feito de ervas e raízes).
- Gelatina de limão - “Gelatina de limão”.
Alguns produtos feitos com esse material são feitos de peças únicas da mesma tonalidade, outros de peças coloridas combinadas.
Camadas de tons diferentes às vezes são combinadas em zigue-zague, às vezes horizontalmente. As joias assim feitas são então laminadas com uma cola especial e polidas como uma única unidade.
Dicas sobre como distinguir facilmente joias de baquelite
Atualmente, existem muitas falsificações e cópias de joias feitas com esse material.
Distinguir a baquelite verdadeira da falsa não é tão difícil:
- As joias feitas com este material emitem um som característico quando batidas umas nas outras.. Você pode ser guiado por esse som ao escolher as joias apropriadas.
- Os produtos de baquelite terão mais peso, em vez de joias feitas de celulóide e lucite de tamanho idêntico.
- Se você colocar uma decoração feita desse material sob água corrente quente, vai aparecer odor característico de formaldeído.
- A autenticidade de um produto de baquelite pode ser verificada com um cotonete embebido em solvente nº 409. Se você esfregar no verso da joia, uma mancha amarela aparecerá no produto de baquelite. Mas se a joia for envernizada, esse método de verificação não funcionará.
- Você também pode realizar o teste com um creme especial “Simichrome Polish”. Para isso, aplique uma pequena quantidade de creme em um cotonete e esfregue a superfície do produto. Se a peça for de baquelite, o bastão ficará com uma tonalidade amarelada. Mas, como no caso do solvente, este método não é adequado para produtos envernizados.
Conselho! Os produtos de baquelite devem ser armazenados em local escuro, pois podem mudar de cor com o tempo quando expostos à luz solar.
Os artesãos modernos são atraídos pela rica paleta de cores da baquelite. Basta adicionar o pigmento necessário à mistura base e o resultado pode ser laranja, vermelho, verde, azul ou marrom. Além disso, devido à leveza desse material, os brincos de baquelite não puxam as orelhas e as contas não pressionam o pescoço.