Com uma cor roxa clara a média-escura e padrões ondulados, Charoite é uma das poucas pedras preciosas tão distintas que um gemologista pode fazer uma identificação com segurança a olho nu. Nenhum outro material pode ser confundido com isso.
Assim como o lápis-lazúli, a pedra preciosa que chamamos de charoíta é na verdade uma rocha. No entanto, consiste quase inteiramente no mineral charoite. Este mineral dominante confere à pedra a sua cor púrpura característica, que pode variar mesmo dentro do mesmo exemplar.
O padrão de redemoinho característico é causado por cristais fibrosos dispostos em padrões complexos entrelaçados. A mistura de outros minerais inclui cristais prismáticos laranja de tinaxita, feldspato microclínico cinza-esverdeado claro e cristais preto-esverdeados de augita egirina. O resultado é uma raça única e muito decorativa.Graças a essa mistura, obtêm-se pedras pitorescas a partir da charoite - produtos com os chamados “quadros naturais”, que podem lembrar paisagens ou até objetos.
Nomeado em homenagem ao rio Chara, que atravessa a República Sakha, na Sibéria, o charoite brilha com raro esplendor. Esta joia só pode ser encontrada em um lugar no mundo inteiro e foi descoberta recentemente, na década de 1940. Pedaços desta preciosa pedra roxa são poucos e raros, e como foi descoberta em uma formação geológica única conhecida como mastim, há uma chance de que grandes depósitos desta pedra nunca mais sejam encontrados. Embora a pedra tenha sido encontrada perto do rio Chara, seu nome também pode ser uma referência a uma palavra russa que significa “talismã mágico”, que é exatamente o que você obtém quando segura um pedaço de charoite com força.
Valor, preço e informações sobre joias de Charoite
Esta não é uma pedra preciosa barata; mesmo os espécimes de charoite da mais alta qualidade custam no máximo alguns dólares por quilate. Se você está procurando um padrão bonito, cores bonitas, bom polimento e um formato atraente, não há como errar. Um brilho charoite sedoso, leve ou moderado aumenta o valor do produto.
Dizer que o mineral charoíta é um silicato de composição complexa é um eufemismo. Por exemplo, uma fonte mineralógica descreve-o como um hidroxifluoreto de potássio, sódio, cálcio, bário, estrôncio, silicato.
História da descoberta
A “Pedra Lilás” foi descoberta pela primeira vez na década de 1940 na área do rio Chara, na República Sakha, na Rússia. Na década de 1970, esta joia chegou aos mercados ocidentais sob o nome de charoite e imediatamente causou sensação. Os lapidários tradicionais podiam fazer cabochões com ele, e os escultores podiam fazer objetos decorativos com ele.Como a charoite pode ser um material enorme, esses itens podem até incluir suportes para livros, vasos e taças. Os amantes de gemas com mentalidade metafísica atribuem à pedra uma longa lista de propriedades curativas e espirituais.
Locais de descobertas
A única fonte desta pedra preciosa incrível continua sendo a área do rio Chara, no Maciço Murun, noroeste de Aldan, República de Sakha, Rússia.
Charoite é formada a partir de calcário através do processo de metamorfismo de contato. Dado que se trata de um fenómeno geológico relativamente comum, não está claro por que a sua distribuição é tão limitada. O calcário específico e as rochas intrusivas da área parecem ter propriedades químicas únicas. Os escultores podem criar objetos com vários centímetros ou mais de tamanho a partir de grandes blocos disponíveis.
Cuidado
Embora a charoite seja bastante forte e tenha uma dureza de 5 a 6, ela produz pedras para anéis de baixa qualidade. No entanto, é seguro para uso na maioria das outras joias. Devido à sensibilidade do material ao calor e à má decomposição, evite limpeza mecânica como vapor ou ultrassom. Em vez disso, use uma escova macia, detergente neutro e água morna para limpar.