Um relógio do popular fabricante japonês Orient é um exemplo ideal de relação qualidade-preço. A sua reputação impecável levou empresários sem escrúpulos a colocar marcas falsificadas no mercado. Para não se tornar o “sortudo” dono de uma imitação, é preciso estudar a fundo todas as características dos produtos de marca.
Sinais pelos quais você pode distinguir o Oriente real de uma cópia
Ao comprar um relógio original, é importante:
- Lugar.
- Preço.
- Aparência.
- Documentação de suporte.
- Funcionalidade.
Para ter 100% de certeza, é preciso levar em consideração todos esses pontos.
Onde posso comprar um acessório de marca?
O melhor é fazer isso no site oficial ou nos distribuidores da marca. Claro que existe a possibilidade de encontrar o Oriente em pequenos distribuidores atacadistas, ou seja, revendedores. Mas neste caso você deve prestar atenção a outros pontos.
Custo estimado
A empresa cria relógios para uma ampla gama de consumidores com diferentes níveis de renda.Portanto, produz tanto modelos de orçamento, por exemplo, “três estrelas”, quanto produtos premium. O preço de cada exemplar deve corresponder pelo menos aproximadamente ao indicado no site oficial. Não pode ficar abaixo do custo mesmo com desconto. Em outras palavras, por 500 rublos é impossível conseguir um acessório com mecanismo fabricado apenas no Japão. A faixa de preço dos novos produtos, via de regra, varia de cem e quinhentos a vários milhares de dólares.
Como detectar falsificações visualmente
A caixa deste Orient é feita de aço inoxidável de alta qualidade. É liso e não possui bordas irregulares. A pulseira não causa nenhum incômodo ao ser usada, inclusive não agride a pele e não gruda nos cabelos. Ele pode ser:
- aço;
- couro natural.
O vidro de safira temperado mineral ou mais caro é resistente a danos mecânicos. Não deve apresentar defeitos, como lascas, rachaduras ou arranhões. Se a montagem for irregular, ficam visíveis vestígios de cola, é falso. Qualquer negligência também deve alertá-lo, por exemplo:
- distância desigual entre divisões;
- setas curvas;
- moldura “solta”;
- curvas, tamanhos diferentes ou caracteres pouco claros, etc.
Atenção! O Roman 4 no mostrador não parece um IV clássico, mas sim uma combinação de quatro unidades – IIII.
Se tudo estiver parecido com o original, preste atenção na contracapa. Uma gravação clara e simétrica é visível na superfície do metal. Ele contém um logotipo, nome do modelo, grau de resistência à água (se disponível) e número de série. Se a tampa for transparente, dá para ver o mecanismo: todas as peças e conexões devem estar perfeitas.
Por falar nisso! Para ver a proposta de compra a olho nu, você deve levar uma lupa. Então, nem um único “batente” passará despercebido.
Quais documentos devem ser incluídos?
Dentro da embalagem original você deve procurar:
- Passaporte indicando o número de série do produto. Os números coincidem com os gravados na parte de trás do relógio. Em caso de dúvida, você pode adiar a compra e tirar uma dúvida ao fabricante por e-mail service@orientwatchusa.com.
- Cartão de garantia por um período de dois anos.
- Manual.
Recursos funcionais
Eles estão listados nas instruções, é melhor estudá-los no local e pedir ao vendedor que os demonstre em ação. Preste atenção ao cronógrafo, calendário e todas as outras opções. Além disso, as mãos não devem girar com muita facilidade.
Os consumidores domésticos comparam os relógios Orient a um trator de baixa manutenção ou a um rifle de assalto Kalashnikov sem problemas. A presença de um grande número de falsificações, claro, incomoda, mas não impede quem quer adquirir um “amigo” mecânico ou de quartzo. Mas os amigos só devem ser reais e você precisa poder escolhê-los.