Um acessório criativo e estiloso - uma gargantilha - parece uma gola. Apesar desta comparação um pouco estranha, esta joia fica bem no pescoço de uma mulher e é adequada para criar muitos looks.
A palavra "gargantilha" é inglesa e é traduzida como "estrangulador". Sua principal característica é que o produto se ajusta perfeitamente ao pescoço e pode ser ajustado em tamanho.
Alguns séculos depois, por volta do século XVIII, penteados altos e vestidos com decote profundo e revelador tornaram-se moda entre as nobres europeias. O pescoço parecia “vazio”, então tentaram decorá-lo de todas as formas possíveis. Então, nessa época, a decoração “veludo” – uma faixa para o pescoço feita de veludo preto – se popularizou. O veludo foi usado até o início do século 19, quando foi substituído por um colar clássico e rico.
A gargantilha, mas já larga e novamente obscenamente cara, continuou a ser usada no início do século XX. Depois foi uma decoração de tecido com uma placa no centro, na qual se combinavam perfeitamente pérolas, metais preciosos e diamantes.
Em tempos difíceis de guerra, as gargantilhas, como outras joias, foram esquecidas. Então simplesmente não havia tempo para eles: as pessoas estavam pensando em como sobreviver.No entanto, em meados do século, as gargantilhas voltaram, principalmente graças a estrelas de cinema como Sophia Loren, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe.
Na década de 80, joias extravagantes entraram na moda e foram usadas ativamente por punks, roqueiros e representantes de outras subculturas. Naquela época, as gargantilhas pareciam colarinhos reais com pontas, inserções de metal e fivelas pesadas.
Hoje, como há décadas, essa decoração é relevante. Ele tem variedades mais que suficientes. Por exemplo, muitos modelos diferentes são populares, feitos de materiais bastante clássicos e originais. Gargantilhas feitas de cetim, veludo e até brocado ficam ótimas.
A decoração perfurada fica interessante, especialmente no verão em combinação com um vestido leve.
A versão clássica é um colar de pérolas que se ajusta perfeitamente ao pescoço. Uma gargantilha feita de metais preciosos ou pedras também parece luxuosa e solene. Uma opção mais casual são as joias feitas de couro ou camurça, decoradas com inserções de madeira ou metal.
Este produto é considerado universal, pois pode ser combinado com uma grande variedade de roupas, cuja principal condição é o decote profundo. É importante lembrar que a gargantilha é totalmente autossuficiente e perceptível, não devendo ser combinada com brincos grandes ou outras joias para o pescoço. Uma coisa deve chamar a atenção, caso contrário a imagem não ficará estilosa, mas sim de mau gosto.