Mesmo quem não se interessa por tendências da moda conhece um acessório muito estiloso que lembra uma gola. Nem todo mundo sabe como é chamado, mas todo mundo sabe como é. O nome dessa decoração é gargantilha.
Conceito e descrição
Muitos consideram isso uma inovação na moda moderna. Não é nada disso. Esta decoração tem uma história muito antiga e rica, e ao mesmo tempo vários significados que mudam com o tempo.
A gargantilha é um colar que fica bem ajustado ao pescoço, ficando muito feminino, elegante e, às vezes, ousado. Isso muda de ano para ano. Assim, atualmente oferecemos gargantilhas de ouro e prata, com metal maciço ou elementos suspensos.
Origem da palavra e história do colar
Literalmente, a palavra “gargantilha” é traduzida do inglês como laço. Esse nome se justifica, pois esse colar envolve firmemente o pescoço de quem o usa, como um laço.
A maioria das pessoas acredita que este acessório apareceu há relativamente pouco tempo. No entanto, isso não é bem verdade.Sim, mudou bastante, mas esses colares eram relevantes até mesmo para o Egito Antigo. É verdade que eram muito largos, cobrindo os ombros e o peito. Isso é lógico, porque o objetivo principal deste produto era proteger uma pessoa de ferimentos causados por armas afiadas. Portanto, não só as mulheres, mas também os homens os usavam. Gargantilhas semelhantes também eram comuns entre os índios da América do Norte, mas o acessório era necessário para proteger contra forças místicas.
Porém, a gargantilha também se consolidou como decoração há muito tempo. No século XIX, a princesa Alexandra da Dinamarca abriu uma moda incrível para isso, escondendo uma cicatriz no pescoço sob uma ampla decoração. No século 20, uma conhecida fashionista Coco Chanel, assim como a princesa Diana, permaneceram indiferentes a isso. Então houve outra onda de popularidade e demanda pela gargantilha.
Tipos de gargantilhas e potenciais proprietários
Hoje, qualquer garota pode comprar essas joias. Geralmente é muito barato e vem em muitas variedades, por isso pode ser facilmente combinado com quase todas as roupas - tanto casuais quanto de noite. A condição é apenas uma - pescoço aberto, pois a gargantilha é usada na pele e não em cima do tecido da roupa. Com base nisso, é importante lembrar que dá muita ênfase ao pescoço, o que significa que a menina deve ter um pescoço longo e fino, que ficará ainda mais gracioso.
Não devemos esquecer que as gargantilhas são produzidas em uma ampla variedade de estilos, cores e materiais diversos.
Tipos de gargantilhas:
- Cetim;
- Veludo;
- Renda;
- Couro;
- Renda;
- Metal;
- Feito de forma independente (por exemplo, com miçangas ou elásticos).
As tiras, aliás, podem ter larguras diferentes.Recentemente, opções muito amplas tornaram-se mais procuradas. Mas os estreitos não perderam a relevância anterior.
Também existem estereótipos muito comuns sobre os tipos de meninas que usam coleira. Acredita-se popularmente que apenas meninas obcecadas pelas tendências juvenis relevantes na Internet podem usar essas joias. Algumas pessoas até expressam negatividade em relação a pessoas que preferem se decorar de maneiras pouco convencionais. Por conta disso, muitas meninas, apesar do desejo de usar gargantilha, ainda se recusam a usá-la.
ATENÇÃO: essa decoração também tem uma variação masculina, mas não muito difundido entre esse contingente. No entanto, pode ter os seguintes tipos:
- Madeira (adequado para férias na praia);
- Stone (em combinação com roupas casuais e de negócios);
- Metal (universal para usar);
- Couro (enfatiza a riqueza de seu dono).