Nos países da ex-URSS, existe uma tradição anual de fixar uma fita preta e laranja durante a celebração do Dia da Vitória. As fitas distribuídas em locais públicos permitem que todos se sintam envolvidos neste importante evento. Mas poucas pessoas sabem como surgiu esta fita “São Jorge”. É exatamente sobre isso que nosso artigo falará.
De onde veio e por que é chamado assim?
A Fita de São Jorge apareceu sob Catarina II junto com a Ordem de São Jorge, o maior prêmio militar do Império Russo. A ordem foi estabelecida em 26 de novembro de 1769, durante a Guerra Russo-Turca, para recompensar os oficiais por sua coragem e lealdade ao Império Russo.. O Chefe Chamberlain Conde Litta escreveu em 1833: “o legislador imortal que fundou esta ordem acreditava que fita conecta ele cor pólvora e cor fogo."
Que cores existem?
Em 1769, a fita tinha apenas três listras pretas e duas laranjas.
Nos prêmios soviéticos durante a Grande Guerra Patriótica e depois dela, havia uma fita de seda moiré com listras longitudinais de igual largura - três pretas, duas laranjas. E ao longo das bordas havia uma estreita borda laranja.
Em 1992, foi emitido um decreto do Presidente da Federação Russa sobre a restauração da Cruz de São Jorge como premiação, e a fita teve que voltar à sua versão original em termos de localização das listras e combinação de cores.
Por que é considerado um símbolo de Vitória?
Após a revolução de 1917 e a derrubada da monarquia, todo o sistema de premiação foi abolido, incluindo a Ordem de São Jorge. Mas continuou a ser usado no Exército Branco e nos círculos de emigrantes.
A fita de São Jorge - agora chamada de Fita da Guarda - retornou ao nosso país durante a Grande Guerra Patriótica, quando unidades de guardas foram estabelecidas no Exército Vermelho, seguindo o exemplo daquelas que existiram no exército do Império Russo.
Então esta fita apareceu em alguns prêmios militares soviéticos e emblemas de aniversário da guerra e dos períodos pós-guerra:
- medalhas “Pela vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica de 1941–1945”;
- Ordem da Glória;
- medalhas “Pela Captura de Berlim”;
- medalhas “Trinta Anos de Vitória na Grande Guerra Patriótica”;
- medalha “Quarenta Anos de Vitória na Grande Guerra Patriótica” e outras.
Simbolismo moderno da fita de São Jorge
A campanha pública para distribuição de fitas no Dia da Vitória é realizada desde 2005 com dinheiro de organizações públicas, comerciais e do orçamento do Estado. Em 2008, foi adoptado por mais de trinta países. As cores das fitas distribuídas durante o evento correspondem às cores da fita que cobre o bloco da medalha “Pela Vitória sobre a Alemanha”.
Este flash mob anual é realizado para não deixar que a geração mais jovem esqueça o custo da vitória na guerra mais sangrenta da história da humanidade. Esta homenagem não é comercial nem política.
Interessante! A campanha internacional tem pessoas e oponentes que pensam da mesma forma. Segundo este último, este evento mostra desrespeito aos veteranos. O uso imerecido do símbolo da ordem por pessoas que, após o feriado, o jogam no chão, pisoteiam, amarram em carros, bolsas, animais de estimação ou prendem em sapatos, consideram negra ingratidão para com os vencedores. Provavelmente existem essas pessoas, mas a maioria dos russos respeita o símbolo da Vitória.
A fita não tem nada em comum com a Grande Guerra Patriótica
fita de vitória escarlate ou vermelha
A de São Jorge só existiu sob o czar, e a da Guarda era semelhante, mas de cor laranja.
e na Europa é um sinal do diabo