A apatita consiste em fosfatos, os mais comumente encontrados no mundo. É a fonte mais comum de fósforo, com diversas formas de apatita utilizadas em produtos como fertilizantes, ácidos e produtos químicos. A apatita é um dos minerais mais importantes encontrados no corpo humano, constituindo uma parte significativa dos ossos e dentes. Obviamente, este mineral tem muitos usos. Embora a apatita seja muito comum, a apatita com qualidade de gema é mais difícil de encontrar.
As gemas de apatita são encontradas em todo o mundo, com principais fontes encontradas no Brasil, Rússia, Sri Lanka, Birmânia e México. Algumas variedades especiais são encontradas apenas em determinados lugares, como a variedade de apatita do Maine.
Devido à semelhança da apatita com outras pedras preciosas, ela é frequentemente confundida com peridoto, topázio, água-marinha, berilo e assim por diante. Esse recurso deu nome à apatita.A palavra “apatita” vem do grego apatein, que significa literalmente “enganar” ou “enganar”, o que se refere ao fato de que apatita era muitas vezes confundida com outras pedras preciosas. Por causa disso, a apatita é às vezes chamada de pedra enganosa.
Propriedades curativas da apatita
Cura Física: A variedade azul da apatita promove a produção e o desenvolvimento de novas células e ajuda a incorporar cálcio nos ossos. Ajuda a restaurar ossos e dentes saudáveis, cuida da cartilagem e é valioso no tratamento de doenças articulares, raquitismo, artrite e habilidades motoras.
A apatita também está associada à alimentação saudável e acredita-se que reduza a fome e aumente a taxa metabólica. Também ajuda a reduzir a hipertensão, curar glândulas e órgãos.
Cura Emocional
Acredita-se que a apatita aumenta o entusiasmo e aumenta as reservas de energia do corpo quando o corpo se sente lento. Ajuda a superar a timidez e a natureza introvertida e ajuda o proprietário a se livrar dos sentimentos de alienação. Apatita também é reconhecida por promover honestidade, facilidade social e abertura no relacionamento com outras pessoas. É útil para reduzir a tristeza e a irritação, além de reduzir o mau humor e o cansaço emocional.
Cura espiritual
Existe a opinião de que a apatita promove a consciência das experiências de vidas passadas, podendo também contribuir para a compreensão das influências cármicas na vida atual e na realidade do proprietário. Segundo a lenda, a vibração da apatita atrai para ela “seres azuis” de natureza celestial, sejam seres divinos como Krishna, alienígenas, e permite a comunicação com eles.
Cura e equilibra os chakras: A apatita está associada ao chakra do terceiro olho e da garganta.Esta é uma pedra excelente para equilibrar o yin e o yang do corpo. O terceiro olho ou chakra frontal é o centro de nossa compreensão e controle. Permite que o proprietário esteja em harmonia com a consciência e o conhecimento mundial.
Ao equilibrar o chacra laríngeo, ele equilibra a voz geral do corpo. Ajuda o proprietário a transmitir suas opiniões, pensamentos e sentimentos aos outros.
Fatos sobre apatita
A apatita é a principal fonte de fósforo necessária às plantas. Os dentes e ossos da maioria dos animais, incluindo humanos, são compostos de fosfato de cálcio, que é a mesma substância da apatita.
Fatos pouco conhecidos:
- Acredita-se que a apatita possa estabelecer uma conexão com OVNIs.
- Antigamente, a apatita era usada como fertilizante.
- Pouco se sabe sobre a ligação da apatita com quaisquer mitos ou folclore.
- A Apatita Azul homenageia a Deusa Mãe Grega da Terra chamada Gaia.
- Propriedades metafísicas da apatita.
Representantes do mineral apatita têm sido tradicionalmente chamados de clorapatita, fluorapatita e hidroxilapatita. A apatita é um daqueles minerais formados e utilizados por sistemas microecológicos naturais. Na escala de dureza de Mohs, a apatita pesa 5.