Por que você não pode usar cruzes peitorais de outras pessoas: crenças

Uma cruz é uma figura geométrica que consiste em duas ou mais linhas que se cruzam e que carrega um significado sagrado em muitas culturas e religiões. As pessoas que professam o cristianismo usam pequenas cruzes de metal ou madeira no pescoço como principal símbolo de sua fé. Você pode receber uma cruz no dia do batizado e acredita-se que é impossível trocá-la por outra, nova ou que já pertenceu a outra pessoa. É assim?

Cruzes peitorais douradas com crucifixo

É possível usar a cruz de outra pessoa?

Referência! Os verdadeiros cristãos crentes guardam sua cruz peitoral, escondendo-a cuidadosamente de olhares indiscretos. Para eles, não é uma decoração, mas é considerado um talismã e símbolo do sacrifício expiatório de Cristo.

Se a cruz for dada

Acredita-se que a cruz peitoral só pode ser aceita como presente dos padrinhos no dia da cerimônia de batismo. O importante é que a cruz seja nova, comprada ou consagrada no templo. Regras tácitas estabelecem que o homem escolhido como padrinho deve comprar uma cruz e a madrinha deve comprar uma kryzhda.

Conjunto de batizado

Não é recomendado aceitar um item tão simbólico como presente de outras pessoas. Assim, muitos pais jovens podem se deparar com o fato de um de seus parentes começar a se oferecer para batizar seu filho com sua cruz peitoral de ouro, argumentando que querem fazer um presente caro. Os pais não podem concordar com isso e aqui está o porquê:

  1. Não é seguro. Os parentes que fazem esses presentes geralmente têm intenções maliciosas, o que pode afetar negativamente a saúde e o desenvolvimento da criança.
  2. Não é higiênico. Um produto feito de qualquer metal precioso ou semiprecioso que pertença a um adulto há muito tempo pode causar irritação e até provocar o desenvolvimento de doenças dermatológicas graves (fungos).

Se a cruz for encontrada

Tanto um adulto quanto uma criança podem encontrar a cruz de outra pessoa na rua. Se for grande, feita de ouro, prata ou mesmo decorada com pedras preciosas, qualquer pessoa terá o desejo de trocar imediatamente sua cruz por uma joia mais interessante e cara, mas isso não deve ser feito.

O fato é que a maioria dos itens desse tipo são deixados pelos seus proprietários na rua ou em locais públicos por um motivo. Pessoas que praticam magia negra e feitiços podem realizar certos rituais sobre a cruz, o que só trará falhas e problemas ao seu novo dono. Algumas pessoas que não atribuem um simbolismo especial às cruzes podem usá-las como objeto para coletar energia negativa, que pode ser eliminada eliminando a própria decoração.

Cruz encontrada na rua

Importante! As cruzes que os proprietários de casas e apartamentos encontram perto da porta da frente, perto da soleira, no interior das salas, onde normalmente estranhos não têm acesso, são consideradas um achado particularmente perigoso.

Cruz que pertencia a uma pessoa falecida

As pessoas que vivenciam a amargura da perda de um parente ou ente querido muitas vezes tentam carregar consigo alguns pertences pessoais do falecido. Da mesma forma, as esposas viúvas usam as alianças de casamento do falecido marido nos dedos, ou vice-versa.

Cruz do homem idoso

Além disso, o presente de uma cruz peitoral é frequentemente encontrado por filhos ou netos de pais idosos falecidos, que a legam a um de seus parentes imediatos. Nesse caso, só poderá aceitar o presente quem souber de antemão da intenção da avó ou mãe de deixar uma cruz peitoral para sua querida neta ou bisneto como lembrança. Quem conheceu o presente pela primeira vez deve pensar se deve usá-lo ou não. Isto é especialmente verdadeiro para parentes que não se comunicam há muito tempo e têm conflitos entre si.

Importante! Segundo os costumes cristãos, a cruz peitoral não é retirada de uma pessoa falecida. É costume enterrar uma pessoa com ele.

A opinião dos sacerdotes

É sabido que a Igreja Ortodoxa nega as superstições com as quais as pessoas comuns se cercam na vida mundana. O mesmo se aplica à aceitação como presente e posterior uso de cruzes de outras pessoas. Os padres ortodoxos acreditam que usar cruzes que antes pertenciam a alguém ou não é uma escolha individual de qualquer pessoa.

Importante! São Basílio, o Grande, disse que aquilo que ele não acredita não acontecerá com uma pessoa. Os padres muitas vezes repetem estas palavras aos paroquianos que duvidam do poder e da veracidade desta ou daquela superstição.

A cruz de outra pessoa

O que o clero chama a atenção dos paroquianos é que não é recomendado visitar o templo de Deus sem uma cruz peitoral. Além disso, você não pode vender ou jogar fora o símbolo da fé com a crucificação recebida no batismo.Ele contém segredos e poderes sagrados que protegerão uma pessoa por toda a vida.

Importante! Para quem perdeu a cruz, pode comprar uma nova na igreja ou joalheria e depois consagrá-la.

O que fazer com um presente ou encontrar em forma de cruz peitoral.

Cada um decide por si o que fazer com um achado ou presente semelhante; tudo depende do que a pessoa acredita e do que está determinada a fazer. Pode haver várias opções:

  1. Se um amigo ou parente próximo com quem as relações são tensas insistir em um presente, é melhor recusá-lo com tato.
  2. Uma cruz recebida como presente de uma mãe ou avó querida pode ser guardada como lembrança, mas não carregada com você. Pode ser guardado como herança de família e retirado da caixa durante reuniões familiares e feriados.
  3. Se pertenceu a um parente falecido, que você não quer deixar de lembrar, você pode carregá-lo com você - em uma corrente ou pulseira. Porém, se essas lembranças só trazem dor e emoções negativas, é melhor retirar as joias.
  4. Uma cruz encontrada na rua só pode ser usada depois de consagrada na igreja. Além disso, um produto feito de metal precioso pode ser derretido ou vendido.

Cruz para uma criança pequena

Se uma cruz recebida de presente de alguém causa dúvidas ou desconforto na pessoa, é melhor livrar-se dela. O item alarmante pode ser vendido e o lucro doado para instituições de caridade. Um cristão não profanará sua fé com tais ações e fará apenas uma boa ação.

 

 

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano