Como identificar o cristal de rocha em casa: quais as diferenças do vidro?

Como identificar cristal de rocha

Você tem um cristal que gostaria de verificar se é real ou falso? Ou você tem um cristal que não consegue identificar? A boa notícia é que existem várias maneiras de testar os cristais e você não precisa comprar equipamentos caros.

Determinação e teste de cristais de acordo com a escala de dureza de Mohs

Você pode estar se perguntando o que uma unha ou um pedaço de vidro tem a ver com o teste de cristal. Estas são todas as ferramentas que você pode usar para testar a dureza Mohs de um cristal. Este é um termo que significa “dureza ao risco” e foi cunhado pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs em 1812. Mohs criou um sistema no qual a dureza dos minerais era testada usando um objeto pontiagudo, sendo 1 o mais macio (como o pó de talco, que pode ser arranhado com a unha) e 10 o mais duro (como o diamante, que é o mineral mais duro). na escala e não é riscado por cristais mais macios).

Você também pode usar seus próprios cristais, por exemplo, se tiver um cristal de apatita (apatita é classificada como 5), você pode usá-lo para arranhar outros cristais para ver se eles são mais macios ou mais duros que a sua apatita. Claro, não faça nenhum teste de arranhões, a menos que queira danificar seu cristal (ou escolha um local discreto para testar).

Exemplos:

  • Você pode ter um cristal de quartzo transparente e não tem certeza se é um quartzo transparente real ou um vidro falso. Testar a dureza do cristal logo revelará o que você tem. O quartzo puro risca o vidro, mas o vidro não pode riscar o cristal de quartzo puro.
  • Você não tem certeza se possui um pedaço de calcita ou um pedaço de selenito. Para este teste, você usaria uma unha, pois a unha é classificada como 2-2,5 na escala de Mohs e será capaz de riscar a selenito, que é classificada como 2. Embora a unha não seja capaz de riscar a calcita, pois a calcita é mais forte do que um unha e é classificado como 3 na escala Moosa.

Identificação de cristais usando testes de tira

Outra forma de testar cristais é o teste de listras, que utiliza um porcelanato branco não esmaltado ou um porcelanato preto não esmaltado. Alguns cristais deixam manchas de cor muito visíveis (pó mineral triturado) no ladrilho que o ajudarão a identificar o que é. Exemplos são:

  • A hematita, que pode ter coloração cinza, prateada, vermelha, marrom ou preta, deixa uma tonalidade avermelhada no ladrilho.
  • A fluorita, que pode ser verde, roxa, azul, amarela, transparente ou uma combinação dessas cores, deixa uma faixa branca no ladrilho.
  • A pirita, que é muito semelhante ao ouro, deixa uma faixa preta quando testada, enquanto o ouro deixa uma faixa amarela no ladrilho.
  • A calcita, que pode ser rosa, azul, verde, amarela, vermelha, laranja ou transparente, sempre deixa uma faixa branca, não importa a cor do cristal.

Se você não tem certeza se tem lápis-lazúli ou sodalita, o lápis-lazúli deixa uma faixa azul e a sodalita deixa uma faixa branca.

Propriedades da pedra strass

Você pode verificar se seus cristais foram coloridos da seguinte forma:

  1. Aplique removedor de esmalte em um cotonete e limpe o cristal com ele. Se a cor do cristal permanecer no cotonete e um ponto mais claro aparecer no cristal, então provavelmente você tem um cristal colorido.
  2. Raspe o cristal com algo que tenha um nível alto na escala de Mohs (certifique-se de riscar com um material que tenha um nível mais alto do que o cristal que você está testando). O cristal que você está testando deve arranhar facilmente e mostrar a cor verdadeira por baixo.

Como saber se seus cristais são de plástico

Você pode verificar se o seu cristal é real ou feito de plástico fazendo um teste com agulha quente. Ao usar este método, é recomendável enfiar a extremidade oposta da agulha em um pedaço de cortiça para ter algo em que agarrar e evitar queimar os dedos. Por exemplo:

  • A turquesa derreterá se for de plástico; se a turquesa for real, ela queimará.
  • O âmbar verdadeiro terá um leve cheiro de agulhas de pinheiro.

Se você não tem cristais para testar, mas deseja tentar o teste de arranhões, tente usar a escala de Mohs para testar cristais de shungita, ônix e obsidiana negra.Quando você olhar para eles pela primeira vez, todos parecerão muito semelhantes, mas você será capaz de dizer qual deles é shungita, pois tanto a obsidiana quanto o ônix serão capazes de arranhá-lo. Embora a shungite não seja capaz de riscar os outros dois cristais.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano