As joias são um atributo indispensável no dia a dia de uma pessoa, sendo utilizadas pelas mais diversas categorias de pessoas, independente de idade e sexo. No entanto, para os ortodoxos, os produtos podem se tornar não apenas um prazer estético, mas também ações pecaminosas.
Nem todos os crentes sabem, mas algumas das decorações religiosas são simplesmente inaceitáveis. Algumas joias personificam a vulgaridade, a devassidão e o orgulho, e é por isso que seu dono sucumbe aos pecados sem saber.
Quais joias são proibidas para os cristãos ortodoxos?
Desde a antiguidade, as diversas decorações não tinham apenas um privilégio estético, mas também refletiam o estatuto social do seu proprietário, realçando a sua posição na sociedade. Mas o seu propósito não para por aí, pois o tipo, a forma dos produtos e o material com que foram feitos - tudo isso poderia mostrar à sociedade a que religião uma pessoa adere.
No mundo moderno, absolutamente qualquer pessoa pode possuir joias, a única diferença é o custo do produto.Com sua aparência, as joias ainda podem enfatizar o status de uma pessoa na sociedade, mas nem sempre correspondem à realidade.
Foi a tentativa de se destacar que levou à criação de joias que personificam a falta de moralidade, enfatizando a frivolidade. O exemplo mais comum disso é o piercing corporal. Independentemente de onde esteja, a religião desencoraja, pois fazer um piercing é causar dor a si mesmo. Essa atitude é considerada proximidade com Satanás, por isso acontecem situações em que os padres tratam os amantes penetrantes com certo desprezo.
A categoria de joias anti-religiosas inclui quaisquer produtos que, de uma forma ou de outra, personifiquem a imagem do Diabo com toda a sua aparência. Você também não deve usar joias muito brilhantes ou, pelo contrário, escuras e sombrias. O primeiro deles reflete a ganância e o orgulho do homem, os outros refletem sua crueldade e negação de Deus.
A opinião dos sacerdotes
À pergunta: “Que tipo de joia posso usar?” - os sacerdotes citam as declarações do apóstolo Paulo, cujas palavras foram expostas no livro. Seus julgamentos diziam que as meninas não deveriam se enfeitar com ouro, pérolas, cabelos trançados ou outras joias, mas com boas ações. Muitas vezes, essas reflexões são citadas como exemplo pelo clero, motivando as pessoas a se livrarem da ganância, da ganância, do orgulho e do amor ao dinheiro.
Importante! Existem produtos especiais relacionados a temas religiosos. Via de regra, são anéis, correntes, pingentes, pulseiras, amuletos que trazem uma oração em sua superfície.A Igreja aprova a venda dessas joias; além disso, incentiva as pessoas a comprá-las, pois isso só aumenta a espiritualidade da pessoa.
Porém, este exemplo não deve ser considerado uma proibição direta, pois é apenas uma recomendação sobre quais prioridades uma pessoa deve ter. O Cristianismo Ortodoxo, como qualquer outra religião, é baseado na espiritualidade e na sinceridade e, portanto, a igreja chama as pessoas para isso, para que seus valores espirituais prevaleçam sobre os materiais. Estes incluem: amor, família, filhos, fé em Deus e valores materiais são dinheiro, coisas caras e quaisquer outros itens de luxo.
Você pode usar absolutamente qualquer joia se a pessoa for pura de coração e valorizar sinceramente sua espiritualidade. Isso também se aplica a mudanças na aparência - coloração do cabelo, estilo, etc. Mas, ao mesmo tempo, você não deve se expressar com muita clareza: simplicidade, calma e leveza são a imagem espiritual mais ideal.
Em geral, um verdadeiro crente, especialmente um sacerdote, não tratará ninguém com desdém, por mais vestida e enfeitada que a pessoa esteja. Para ele, todos são iguais. E ele também não dará importância a superstições e presságios.
Tenho certeza de que o colete ortodoxo é usado com cordão, e não com corrente, principalmente de ouro!
...a igreja apela às pessoas para que deixem os seus valores espirituais prevalecerem sobre os materiais. Estes incluem: amor, família, filhos, fé em Deus e valores materiais são dinheiro, coisas caras e quaisquer outros itens de luxo. Então, com nossos “pais” é o contrário, talvez deixe-os dar o exemplo e tirar as cruzes do tamanho de poods nas correntes de ouro e trocar carros estrangeiros caros, mas há muitas coisas das quais eles têm que desistir!
É estranho, você pode usar brincos, mas não piercings. As joias são, via de regra, uma autoexpressão e não há nada de errado com isso. Ainda assim, na maior parte, não somos santos ou monges. Sim, Deus não quis transformar todos em santos e monges. Há apenas uma hora e um lugar para tudo. Afinal, imagens brilhantes e demonstrativas podem ofender os sentimentos de outras pessoas, e causar desconforto a outras pessoas é pecado. Acho que o principal no Cristianismo é se expressar sem empurrar os cotovelos, para que não haja auto-expressão de acordo com o princípio: “o mar se abre - a cidade flutua”
A riqueza da igreja é um dos sinais do amor dos paroquianos por Deus. É doloroso para um verdadeiro crente ver um pobre clérigo. E estou sinceramente feliz que nós, paroquianos, possamos sustentar adequadamente o nosso clero. E quando vejo “cruzes pood” e carros estrangeiros caros e outros atributos do bem-estar da igreja e dos seus ministros, fico orgulhoso do nosso povo. Encontrei também sacerdotes que arriscaram as suas vidas e as suas famílias por causa da fé, e alguns tiveram que fazer sacrifícios consideráveis em nome do Senhor e de todas as pessoas.E tenho certeza de que aqueles que agora dirigem carros estrangeiros e usam “cruzes pood” em tempos difíceis sacrificarão tudo por nós e pelo Senhor. E rezo para que esses tempos nunca mais voltem. E agora... que seus problemas diários não os distraiam de servir ao Senhor para ter misericórdia de nós, pecadores, e de ajudar as pessoas espiritualmente. Também não bastava que o clérigo não saísse de debaixo do capô ou sacrificasse a cruz para o prazer dos invejosos..
E se uma pessoa glorifica a impureza, a desenfreada e vários pecados com suas joias - bem, ela tem o direito: Deus nos deu o livre arbítrio. Mas, ao mesmo tempo, perdem o direito de serem chamados de cristãos. Você não pode colocar o mundo inteiro no seu bolso, então você tem que escolher. Espero que você faça a escolha certa. E qual é o correto não cabe a mim julgar, apenas deixe que esteja correto.
É melhor usar uma cruz peitoral em uma corrente do que em uma corda. Você não pode tirá-lo e perdê-lo. A cruz batismal permanece com a pessoa por toda a vida, por isso é melhor que seja feita de um material que possa durar muito tempo. Aqui, o ouro e outros metais preciosos não são um símbolo de riqueza (especialmente porque não é costume mostrá-lo a ninguém, é muito pessoal), mas um símbolo de eternidade. Eu li que o paládio é bom para cruzes (este é um metal do grupo da platina relativamente barato que se parece com o ferro), mas onde você pode conseguir esse paládio?
Que artigo estúpido e medíocre! Bobagem completa! Afftor, bem, se você está completamente por fora, por que pegou a caneta?
Não é melhor que os pastores comecem por si mesmos e se curem da ganância, da ganância, do orgulho e do amor ao dinheiro?
Tanta estupidez
Interessante... as pessoas comuns não podem usar joias com pedras, mas os padres podem, mas como elas diferem das pessoas? Vejamos o Patriarca Kirill: anéis, anéis com pedras. Parece-me que a regra deveria ser para todos, não importa se é um Patriarca ou uma pessoa simples.
Tudo isso não é visível, é importante fazer boas ações, ajudar alguém nos momentos difíceis, não se afastar mesmo que tenha sido traído - você o ajudou. Então você e sua alma brilharão. Quando a alma brilha, você brilha. E de bom humor você fica bem decorado com algo que gosta. Às vezes, quando nos machucam, não queremos vestir ou vestir nada. Mas você se levanta no dia seguinte, faz o bem aos outros, perdoa-os, manda-os embora, e nas mãos de Deus, porque eles não sabem o que estão fazendo. É assim que o bem vem. Desejo apenas o melhor para todos 🌺🌹🌈