Você gosta de ouro? Qual é maior: vermelho, branco, amarelo ou outra coisa? E você tem certeza de que o tipo que escolheu é o melhor? Ou você nem pensou se existe diferença em um metal precioso de tonalidades diferentes? Vamos descobrir isso juntos.
"As pessoas têm sede de ouro..."
O ouro é um metal que, se não for amado, é respeitado por muitos. Claro, tal decoração fala do status de seu dono.
Não é nenhum segredo que existe em vários tipos. É considerado um verdadeiro equívoco dividir este metal nobre em russo, turco e italiano. Na verdade, é dividido em branco, amarelo, vermelho e rosa.
Elementos de ligadura adicionam sombra e força às decorações. É uma liga de vários componentes, que é adicionada para conferir propriedades especiais ao metal.
- Branco - o tipo mais caro, revestido com paládio.
- O ouro rosa e vermelho são banhados com cobre em diferentes proporções.
- O metal precioso amarelo é o mais procurado atualmente.
Referência! Produtos com pureza 585 e 750 são especialmente populares; o banco usa barras de pureza 999.
Joias: ouro puro ou liga?
Claro, é tolice acreditar que as joias são feitas do mineral mais puro.
Referência! Cada produto feito de metal precioso possui uma marca de teste, que indica a quantidade do próprio metal em relação à porção da liga em 1000 gramas.
Respectivamente, quanto maior a pureza, mais ouro há no produto. Vejamos os testes mais básicos.
- 375 é uma conexão de baixa qualidade. Contém mais impurezas do que o próprio ouro. Esses produtos logo perdem sua aparência original.
- 500 é uma liga fundida com a qual não são feitas joias.
- 585 - mais procurado pelos joalheiros. Esta liga, independente da composição da liga, é ideal para a produção de todos os tipos de joias.
- 750 é um visual caro que não é apenas famoso por sua aparência, mas também é durável. Esta liga é oferecida principalmente nas versões amarela e branca.
Cores primárias e características do ouro
Vermelho
Visualização apresentada é um produto de um composto com cobre e zinco. Isso confere ao metal maior resistência e durabilidade.
Referência! Diamantes, granadas e rubis são principalmente incrustados em ouro vermelho.
Mas esse metal é considerado de qualidade inferior às suas outras variedades. E se a Europa não o reconhece de todo, então, muito recentemente, as pessoas do espaço pós-soviético tiveram a oportunidade de comprar apenas este tipo de metal precioso.
Branco
Os produtos de metal branco devem sua cor nobre a impurezas de paládio. De cor semelhante à platina, esta liga tem uma vantagem - um custo muito mais baixo.
Essa popularidade também se deve ao fato de famosas casas de moda terem criado coleções de joias de ouro branco.
Referência! As incrustações feitas de pérolas ou diamantes ficam ótimas em um cenário de tons brancos, nobres e luxuosos. Safiras, esmeraldas e rubis não são inferiores nesse aspecto.
Sim, esses produtos custam muito dinheiro, mas ao mesmo tempo são incrivelmente populares.
Amarelo
O mineral deve essa tonalidade quente à mistura de cobre e prata. Aliás, essa cor está mais próxima do look puro.
Mas os produtos feitos com esse metal não são muito sofisticados. Isto é porque liga amarela é a mais difícil de processar.
Referência! Produtos feitos de ouro amarelo podem ser encontrados não só em 585, mas também em 750 e até 958.
Qual ouro é melhor?
Ao escolher uma joia para você ou comprá-la como presente, você deve entender o propósito da joia.
- Se a decoração for necessária para ocasiões especiais ou eventos raros, então pode ser uma variedade branca ou amarela. Eles são impraticáveis se usados com frequência; o metal é facilmente danificado devido à sua maciez.
- Ao escolher entre os tons de ouro amarelo e branco, você deve se guiar não apenas pela sua capacidade financeira, mas também pelas características de sabor. Ou seja, o ouro branco frio é mais indicado para escandinavos de pele branca, cabelos castanhos claros e olhos claros.
- Já o análogo vermelho é várias vezes mais forte. É adquirido não pela aparência (para ser sincero, esse não é o seu lado mais forte), mas justamente pela sua alta resistência. Recentemente, as joias feitas com esse tipo de metal perderam popularidade. Mas talheres, acessórios e ferragens para móveis ficam ótimos e não precisam de reparos ou polimento por muito tempo.
Esperamos que você consiga encontrar “sua” cor de ouro por si mesmo.