A Labradorita deve o seu nome à sua localização em Labrador, uma província canadense na Ilha Paul. Os Inuit já chamaram a labradorita de “pedra de fogo” e usaram formas em pó para tratar doenças. Segundo a lenda Inuit, um dos guerreiros viu que as Luzes do Norte estavam presas nas pedras e as atingiu com uma lança para liberar um pouco da luz.
A pedra foi descrita pela primeira vez pelos missionários morávios no final do século XVIII, que a introduziram no mercado europeu. No entanto, a labradorita não é exclusiva do Canadá e também pode ser encontrada no México, na Rússia e na Finlândia. Desde a sua descoberta, a labradorita tem sido uma pedra muito procurada para uso em joalheria. Além de joias, a labradorita é utilizada na produção de vidro, construção de estradas e cerâmica.
Propriedades metafísicas da labradorita
A labradorita é considerada uma pedra extremamente espiritual, especialmente benéfica para pessoas com tendência ao excesso de trabalho.Ajuda a pessoa a restaurar as forças e a curar o corpo e o espírito. No mundo metafísico, a labradorita é considerada um dos protetores mais poderosos. Esta pedra cria um escudo para a aura e protege contra a negatividade do mundo circundante. Acredita-se que a labradorita pacifica a negatividade em nós mesmos.
Acredita-se que a labradorita estimula o chacra da garganta. Embora não esteja associado a nenhum signo do zodíaco, o signo de Câncer é particularmente atraído pela labradorita.
Propriedades geológicas da labradorita
A pedra preciosa labradorita é um mineral plagioclásio. Os minerais plagioclásio são feldspatos que variam da albita pura à antorita pura. A pedra preciosa labradorita se enquadra na categoria de 50-70% de antorita com uma estrutura de 50-70% de cálcio e 30-50% de sódio. A labradorita é mais conhecida por seus brilhantes flashes de cor chamados “labradorescência”, causados pela iridescência semelhante a uma placa dentro do cristal. Essas estruturas de lamelas gêmeas são compatíveis em altas temperaturas, mas não em baixas temperaturas, resultando em separação e estratificação quando a pedra preciosa é formada.
As cores adicionais que você vê na labradorita são causadas pela refração da luz que passa em diferentes velocidades através das camadas e emerge em diferentes comprimentos de onda. Uma variedade rara de labradorita, chamada espectrolita, exibe uma gama de cores mais rica e completa do que a maioria das outras.
Cuidado adequado com labradorita
Como a labradorita possui camadas internas, ela é suscetível a quebrar quando submetida a fortes impactos ou pressões extremas. Por esta razão, muitos designers preferem usar labradorita em brincos e colares em vez de pulseiras e anéis para evitar impactos diretos.Ao limpar a Labradorita, é melhor usar água e sabão neutro com um pano cru. Não é recomendado o uso de ultrassom, vapor ou fervura para limpar a labradorita. Guarde a labradorita em um pano macio para evitar arranhões superficiais causados por materiais mais duros.
Para saber mais sobre labradorita e outras pedras preciosas, solicite seu exemplar da edição revisada e ampliada de Gems of the World, de Walter Schumann.
Design de joias com labradorita
Os cabochões de labradorita costumam ser colocados em molduras com a parte traseira aberta para permitir que a luz ilumine seu brilho brilhante. Contas e configurações de prata esterlina ou prata antiga são tons de metal favoritos para usar com labradorita. Como o jogo de cores da labradorita é mais perceptível quando a luz passa através da pedra, e não quando ela está parada, os designers gostam especialmente de criar brincos ou pingentes de colar de contas que se movem e captam a luz.
Para destacar as cores específicas das pedras de labradorita, combine-as com pedras da mesma cor. Se um grande cabochão de labradorita for a peça central do colar e tiver reflexos verdes brilhantes, use pedras de cor verde, como prehnite verde claro, jade ou esmeralda. Para destacar reflexos azuis, experimente usar safira azul, água-marinha ou apatita. Flashes cintilantes de cristal também adoram destacar a beleza das contas de labradorita.