Em todo o mundo, designers de joias tentam surpreender, por isso apresentam constantemente novos modelos de anéis, brincos e pingentes nos mais diversos materiais. Uma delas é a madeira. As decorações de madeira são originais, ao contrário dos produtos de metal, parecem incomuns e frescas. Eles podem adicionar um sotaque étnico interessante a qualquer look e atrair a atenção.
A madeira é um material muito acessível para a criatividade. Se desejar, cada pessoa pode tentar fazer joias com as próprias mãos. Tecnicamente, a coisa mais difícil de fazer é um anel: é preciso muito esforço e paciência. O trabalho é muito minucioso e exige precisão. Mas o resultado vale a pena!
De que tipo de madeira um anel pode ser feito?
Na hora de fazer um anel é muito importante escolher o material certo. Deve ser moderadamente duro, ter uma textura bonita e um tom agradável. Os seguintes tipos de madeira são mais adequados:
- Carvalho. O material possui uma rica paleta de tons - do marrom claro ao marrom escuro, de textura porosa, mas dura.Praticamente não está sujeito a apodrecer.
- Jacarandá. Madeira cara e bonita, ideal para fazer joias. Apresenta uma agradável cor escura com belos veios.
- Noz. Este é um material acessível com uma tonalidade acinzentada que pode ser facilmente processado.
- Cereja de pássaro. Tem uma cor castanho-avermelhada com veios escuros e presta-se bem à coloração.
- Bétula da Carélia. Esta madeira é bastante cara. Mas, ao mesmo tempo, os produtos são muito duráveis e têm uma textura bonita com manchas marrom-alaranjadas.
- Aspen. Um material muito macio e flexível, adequado para processamento manual.
- Rowan. Tem uma cor branca bastante clara e prática.
- macieira selvagem. Esta madeira tem uma bela textura com veios castanhos claros.
Importante! Uma macieira cultivada não possui tais propriedades.
Você também pode usar carpa branca ou preta, amaranto, plátano, pêra, tília e cereja. Os mais valiosos são as raízes e crescimentos (burls), que possuem textura e cor especiais. Quanto mais caro for o material escolhido, mais valiosa será a decoração.
Métodos para fazer anéis de madeira
Fazer joias com materiais naturais é um hobby popular. Existem três maneiras principais de fazer anéis de madeira:
- a partir de uma única peça de madeira (o método mais caro, mas também o mais simples);
- de madeira laminada;
- feito de uma combinação de madeira e resina epóxi, um material polimérico que lembra vidro colorido transparente.
Sugerimos fazer um anel com uma única peça de madeira.
Fazendo um anel de madeira com suas próprias mãos
Cada decoração em madeira é única, pois o material possui veios cujo padrão é único.Mesmo anéis aparentemente idênticos feitos do mesmo pedaço de madeira ficam diferentes. É por isso que as joias de madeira vão agradar a quem gosta de algo exclusivo e inusitado.
Escolhemos a opção para iniciantes - um anel de madeira maciça. O principal aqui é escolher a espécie de madeira certa, bem como seguir exatamente as instruções de fabricação.
O que você precisa para trabalhar
Para transformar um pedaço de madeira em uma decoração elegante, Você precisará das seguintes ferramentas:
- furar;
- serra elétrica;
- Sander.
Se a ideia assim o exigir, então além da madeira é necessário preparar verniz e tingimento para o tratamento final da decoração.
Os anéis podem ser feitos de seções transversais e longitudinais de madeira. A espessura da peça inicial deve estar na faixa de 15–21 mm.
Fazendo passo a passo um anel de madeira
O processo de fabricação exige escrupulosidade e aderência precisa instruções passo a passo.
- A primeira coisa que você precisa fazer é cortar o diâmetro externo do anel em cerca de um quarto da espessura com uma coroa.
- Em seguida, você deve fazer um furo central, cujo diâmetro seja igual à circunferência do seu dedo. Depois disso, você precisa terminar de cortar a parte externa do anel.
- O próximo passo é o lixamento áspero com uma broca com bico de grão 60. Depois disso, você precisa pegar um bico de 220 unidades e fazer o acabamento.
- A etapa final é o lixamento manual do produto até obter uma superfície perfeitamente lisa.
Para fazer um anel enorme de madeira, a peça inicial deve ser mais grossa.
O anel resultante pode ser decorado com gravura ou padrão decorativo, pintado em qualquer cor ou simplesmente revestido com verniz fosco. Esta é a parte mais criativa da obra, que depende totalmente da ideia do autor.