Não faz muito tempo, entrou na moda uma técnica de criação de joias a partir de arame, chamada Wire work. A própria arte de torcer joias existia na Idade Média. Esse tipo de bordado é popular entre muitos artesãos que trabalham com ligas de prata, alumínio, cobre e até aço. Sugerimos que os iniciantes dominem esse tipo de criatividade com os metais mais macios, como o alumínio e o cobre.
O que é necessário para criar um anel?
Para realizar este trabalho, será necessário um mínimo de esforço e tempo. Além do fio de alumínio, você precisa preparar:
- governante;
- tesouras de metal, caso não as tenha, podem ser substituídas por tesouras de pedicure e manicure;
- alicate de bico redondo ou estreito;
- lima de pedicure ou lixa de espessura média;
- conta de vidro com diâmetro mínimo de 8 mm e furo igual à bitola do fio. Escolha a forma e a cor a seu critério.
O fio deve ser de cor prata natural, com 1 mm de espessura. Esta é a melhor opção, confortável para os amantes inexperientes do artesanato. É bastante plástico, leve e barato.
Como determinar o tamanho certo?
Primeiramente, é aconselhável saber qual deve ser o tamanho do anel. Isto pode ser feito de várias maneiras:
- diretamente com o próprio material, enrolando-o no dedo, após o que ele se endireita perfeitamente e assume a aparência anterior;
- fita métrica;
- barra, seu papel pode ser desempenhado por um marcador, estojo de batom ou outro objeto cilíndrico, cujo tamanho seja igual ao volume do seu dedo;
- fio, seu comprimento pode então ser medido usando uma régua.
Importante! Não se esqueça de adicionar ½ do diâmetro do cordão ao resultado obtido. Se você tiver o tamanho 18, a taxa de rosca será de 18,4 mm. Arredonde esse número para não se confundir com o comprimento do fio na hora de criar a estrutura.
Fazendo um anel de arame com suas próprias mãos
Vamos começar com o modelo mais simples. O anel terá 2,5 voltas em torno do seu dedo. Destas, as espirais, que são a base, têm 2/6 partes, os arcos que enquadram o cordão têm 1/6. Para o tamanho 18 precisamos de 21 cm de fio.
- Passamos uma conta por ele e colocamos no meio. Envolvemos as duas pontas ao mesmo tempo em torno do formulário, cruzando-as. Experimentamos o blank no dedo, fixando a conta por cima.
- Inclinamos as pontas do fio localizadas em lados diferentes para baixo, dobrando o cordão a uma distância de alguns milímetros.
- Baixamos ambos os lados em ângulos retos. E fazemos voltas adicionais em torno das principais, localizadas paralelamente entre si.
- Trazemos as pontas afiadas para fora para não ferir a pele. Mordemos o excesso restante e alisamos com uma lima. Em seguida, pressione firmemente na borda do anel.
- Realizamos as mesmas manipulações do outro lado. Porque o material é bastante flexível, você pode endireitá-lo com as mãos, dando-lhe uma aparência suave e elegante.
- Para um efeito mais expressivo, criamos traços leves em forma de pequenos recortes nos arcos que circundam o cordão. Isto é feito comprimindo suavemente as superfícies com um alicate de bico redondo ou estreito a uma distância de 2 mm. Graças a esta técnica, você pode adicionar decoratividade a qualquer decoração feita de metal macio que possa ser facilmente moldada.
Essa coisa simples, feita de material barato e acessível, é única por possuir propriedades anticorrosivas. Você pode lavar louça, tomar banho e nadar sem comprometer sua aparência. É verdade, está sujeito a deformação mesmo com leve pressão. Lembre-se disso e sua decoração irá encantá-lo por muito tempo.. E a produção de vários desses produtos com miçangas diferentes vai permitir diversificar o seu look, combinando-os com looks do dia a dia. E as meninas ficarão simplesmente encantadas em ajudar a mãe a criar joias tão fofas.