Existem muitas culturas e religiões no mundo cujas regras e costumes orientam as pessoas. A maioria deles envolve mulheres casadas que usam anéis no quarto dedo da mão – o dedo anular. O que as viúvas devem fazer com o seu anel de noivado permanece um mistério para muitos.
Em que dedo se usam anéis de viúva?
A morte de um homem amado apresenta muitos problemas e tarefas difíceis para sua esposa resolver. Depois que as primeiras emoções negativas desaparecem, a mulher começa gradualmente a recuperar o juízo. As alianças de casamento continuam sendo um símbolo de amor para muitos, e as viúvas continuam a usá-las.
Modo tradicional de vestir
Pessoas pertencentes à fé cristã usam alianças de casamento no dedo anelar da mão direita. Eles são batizados com ele e recebem vinho do padre durante a comunhão. Depois que o marido de uma mulher cristã morre, ela pode continuar a usar a aliança de casamento, mas no dedo anular da outra mão.
Importante! Uma viúva de fé ortodoxa pode deixar o anel de um companheiro falecido com seu cônjuge falecido, dá-lo como presente à igreja ou mantê-lo como lembrança perto de ícones de casamento.
A segunda maior religião é o catolicismo. Ao se vincularem ao casamento sagrado, os católicos colocam ouro nos dedos anulares da mão esquerda. Em caso de falecimento do cônjuge, as esposas trocam as joias para a mão direita ou retiram-nas completamente.
Interessante! No Judaísmo, apenas as esposas usam alianças de casamento como sinal de pertencer ao marido. Após sua morte a decoração é removida. Em princípio, o Islã não obriga os cônjuges a usar quaisquer joias simbólicas.
De que outra forma posso usá-lo?
Se, após a morte do ente querido, a viúva quiser continuar usando os dois anéis, ela pode escolher uma das opções de uso:
- o seu no dedo da mão esquerda, o do seu cônjuge à sua direita;
- o seu e o do seu marido no dedo da mão esquerda para os cristãos ortodoxos, e na mão direita para os católicos;
- a dela na mão direita, a do marido em uma corrente ou pulseira.
A última opção é a mais conveniente de todas. Vale a pena levar em consideração que as joias masculinas costumam ser 1 a 2 tamanhos maiores que as femininas, por isso o anel pode ser perdido rapidamente. Manter as joias em uma corrente protegerá a viúva de perdas e permitirá que ela esteja sempre com ela.
Os psicólogos aconselham as mulheres que ficaram viúvas recentemente a não dar muita importância a itens como a aliança de casamento ou outros pertences pessoais do cônjuge. Se forem perdidos ou danificados, a viúva poderá sofrer graves sofrimentos emocionais, o que não beneficiará uma mulher que já esteja passando por um período difícil em sua vida.