Quase todo mundo já passou por uma situação na vida em que seu anel favorito se tornou grande demais para ele. E se o tamanho lentamente ficar menor do que o necessário, você pode nem perceber. Mas quando a joia fica grande, usá-la torna-se muito problemático. O mais desagradável, claro, é a possibilidade de que uma joia cara ao seu coração voe do seu dedo e se perca. E um anel de rolagem ou deslizamento constante também causa muitos inconvenientes.
No mundo moderno, aprendemos há muito tempo como reduzir o tamanho das joias. Até o anel mais complexo pode ser reduzido. E se você tem medo de levar suas joias a uma joalheria, existem maneiras de ajustar de forma independente o diâmetro interno do anel ao tamanho do seu dedo. Diremos a você o que fazer com as joias para que você possa usá-las sem medo de perdê-las.
Como é feita a redução?
Na maioria das vezes, ao descobrir um problema, os proprietários de joias vão ao joalheiro.E eles fazem isso direito! Um profissional poderá fazer este item de metal adequado para você. O que o joalheiro fará?
Tecnologias
Existem três tecnologias principais para reduzir o tamanho:
- lombo;
- compressão;
- stavka.
Mas infelizmente, Nem todo anel é adequado para um ou outro método.
REFERÊNCIA. O design ou as pedras preciosas incrustadas imporão restrições significativas sobre como as joias podem ser tratadas.
Vamos dar uma olhada nas tecnologias operacionais para vários anéis.
Lombo
A utilização de recortes implica removendo parte do aro para reduzir o diâmetro total. O mestre remove 2–4 mm da parte central do aro ou no local da costura, se o anel tiver. Então ele aperta as pontas e as solda. O produto fica levemente deformado, passando de um círculo para uma elipse. Mas um especialista usando uma barra especial também corrigirá essa deformação. Depois, basta limpar a costura e polir o produto para devolver o brilho original.
IMPORTANTE! Você pode calcular quanto precisará ser excluído usando o algoritmo a seguir. Você precisa multiplicar a quantidade de redução de tamanho por Pi (3.14). Por exemplo, reduzindo o produto em 0,5 tamanhos, obtemos: 0,5*3,14=1,57 mm.
Compressão
A tecnologia mais simples e rápida para reduzir o tamanho. O processo envolve enfiar um anel em um orifício em forma de cone. Neste caso, é utilizado um botão redondo especial.
REFERÊNCIA! O trabalho não requer muito tempo. O produto acabado pode ser recolhido em 20–40 minutos.
Mas com todas as vantagens da tecnologia, ela tem uma séria limitação. Só pode ser usado para alianças de casamento simples, qualquer enfeite ou pedra não permite a utilização deste método.
Inserir
O método mais complexo e caro, mas usado apenas em casos muito difíceis. Essa tecnologia é aquela outro anel de diâmetro menor é soldado no interior do anel. Isso permite que você não toque ou deforme o contorno externo. Mas, ao mesmo tempo, consiga uma redução no tamanho.
REFERÊNCIA! Este trabalho pode levar até 4 dias. O artista pode precisar de mais tempo para encontrar material suficiente para sua decoração.
As joias com formatos complexos geralmente são feitas de um material raro e precioso que pode não estar disponível em quantidades suficientes na oficina.
Como reduzir anéis sem pedra
As joias de ouro sem pedras costumam ser muito mais simples de processar e mais facilmente suscetíveis a várias deformações.
- Se não houver ornamento externo, a compressão é mais adequada. Esta será a opção mais rápida e eficaz.
- Se houver um enfeite, o artesão provavelmente preferirá cortar um pedaço da borda. E então restaure o padrão ou faça um corte para que ele se encaixe quando soldado. Mas em qualquer caso, o mestre terá que fazer um trabalho delicado com o desenho. Mesmo com a soldagem a laser, aparecerão defeitos que precisarão ser removidos.
IMPORTANTE! Se o seu produto, embora não seja decorado com pedra, tem um formato muito complexo, muitas vezes a única opção é um inserto interno.
É impossível cortar uma decoração complexa sem distorcer a parte externa. E às vezes até a inserção é impossível se o formato do produto for muito incomum.
Como reduzir anéis com diamantes e outras pedras
Para produtos com pedras preciosas existem duas opções. Depende da localização e do tamanho das pedras: pedras grandes na parte central ou muitas pedras pequenas em toda a área.
- Se forem apenas grandes, o produto pode ser reduzido usando tecnologia de corte.
- Se houver muitas pedras pequenas, você só poderá soldar a inserção.
Também é necessário levar em consideração a possibilidade de as pedras serem danificadas. Com mudanças bruscas de temperatura, a pedra pode escurecer ou rachar.
É por isso que esses anéis só deve ser dado a artesãos com boa reputação e vasta experiência.
Por que um joalheiro pode não realizar uma redução
Os joalheiros há muito estabeleceram com firmeza a reputação de artesãos que podem realizar os trabalhos mais delicados e complexos. Mas mesmo eles não aceitam todos os anéis para processamento e redução. Perguntamos aos profissionais com quais joias eles provavelmente não trabalhariam.
Bijuteria
Um bom joalheiro não realizará trabalhos com bijuterias. E não se trata de preguiça ou falta de vontade de trabalhar com metais simples. Para trabalhar com qualquer material, é preciso conhecer bem suas propriedades e como ele se comporta sob determinadas condições. A produtos não feitos de metais preciosos podem conter impurezas desconhecidas. E, infelizmente, é impossível prever como esse material se comportará.
Os principais problemas encontrados ao trabalhar com tais produtos.
- Perda de cor quando aquecido.
- Incapacidade de esconder a costura. Como o metal é desconhecido, é impossível encontrar solda para ele.
- Comportamento imprevisível após o polimento, o metal pode começar a oxidar e liberar substâncias nocivas.
Prata banhada a ródio
O artesão também não pode usar joias de prata banhadas a ródio. Em altas temperaturas necessárias para o revenido e endurecimento do metal, o revestimento fosco oxida e perde sua aparência. Mas é extremamente difícil restaurá-lo e não será possível devolver a aparência original.
Produtos a céu aberto
Também é extremamente difícil trabalhar com anéis feitos de filigrana perfurada. O padrão complexo não permitirá que sejam deformados mecanicamente. E não só é muito difícil construir tais padrões, mas muitas vezes é impossível em princípio devido às formas específicas.
Platina
Joias de platina são muito difíceis de processar. Para trabalhar com platina é necessário equipamento especializado. Não está disponível em todos os workshops.
Um cortador a laser é usado para cortar platina e um cadinho especializado é necessário para o tratamento térmico. Também é difícil encontrar solda.
A platina é um metal muito delicado e escurece com muita facilidade, o que torna impossível ocultar completamente a costura da soldagem.
Como reduzir o tamanho do anel em casa
Existem várias técnicas simples para reduzir o diâmetro interno de suas joias favoritas.
CONSELHO! A primeira coisa a fazer é tentar mudar de dedo. O corpo humano não é simétrico e talvez o anel caiba bem no dedo da outra mão.
Se quiser continuar usando joias neste dedo específico, você deve tentar um dos métodos abaixo.
Junta de silicone
O método mais confiável e durável é uma junta de silicone. Existem juntas de silicone especiais para anéis que precisam ser coladas na parte interna da joia. Depois disso, ele prenderá o dedo com segurança, fixando bem o produto nele.
A principal vantagem é a simplicidade e comodidade, bem como a durabilidade deste método. Mas conseguir tal junta não será fácil. Está disponível apenas em algumas joalherias. Ao mesmo tempo, pode ser encomendado online.
IMPORTANTE! Não tente substituir a junta de silicone por meios improvisados, como fita isolante.O material terá contato muito próximo com a pele, o que, se o material for de má qualidade, causará irritação na pele.
Esmalte
A maneira mais simples e econômica seria o esmalte transparente.
Deve ser aplicado em camadas na parte interna do aro. O verniz é aplicado várias vezes. Além disso, antes de aplicar a próxima camada, é necessário esperar até que a anterior esteja completamente seca.
O número de camadas dependerá muito da diferença nos tamanhos dos dedos e dos anéis. Às vezes, apenas 5 camadas são suficientes, e às vezes são necessárias todas as 15 para que a decoração fique bem colada.
A vantagem deste método é o ajuste fino do tamanho. E se precisar aumentar novamente o diâmetro, o verniz pode ser facilmente removido com uma solução especial.
Correção
Se o anel diferir ligeiramente do diâmetro desejado, então Você pode usar um adesivo da cor da pele. Depois de cortar uma tira com a largura necessária, cole-a com cuidado no local onde o anel deve ser colocado. Isto irá protegê-lo. E você terá a certeza de não entrar em contato com materiais nocivos.
É verdade que esse método dura muito pouco. Mas a facilidade de uso supera facilmente essa desvantagem.
Você pode inventar muitas outras maneiras. O principal é ter cuidado e não danificar acidentalmente a decoração. E também não utilize materiais que possam prejudicar a pele com contato prolongado.