Hoje, nem todas as tradições do casamento são seguidas à risca. Muitos deles são considerados relíquias e convenções que não são necessárias observar. Porém, a tradição de troca de alianças, apesar de suas origens antigas, não perdeu relevância. Essas joias simbolizam o vínculo matrimonial, a reciprocidade de sentimentos, são usadas como sinal de fidelidade um ao outro. Além da aliança de casamento, a aliança de noivado também é considerada uma prova de amor. Qual o significado de uma e de outra decoração e qual a diferença entre elas?
Noivado e aliança de casamento: história
O surgimento da tradição do uso de alianças na cerimônia de casamento é atribuído, segundo diversas fontes, ao período de existência da Grécia Antiga (finais do 3º ao 2º milênio - 30 aC) ou do Antigo Egito (4 mil aC - 4º ao 7º). séculos. DC). E o costume de dar joias de noivado ao escolhido surgiu muito mais tarde - na Idade Média na Europa, nomeadamente no século XV.O amoroso duque austríaco Maximiliano, temendo que sua noiva, Maria da Borgonha, se esquecesse dele e escolhesse outro marido, enviou-lhe um anel de diamante com seu monograma. A decoração deveria lembrar a menina de seu noivo. O casamento aconteceu e o impulso do amante contribuiu para o surgimento de uma bela tradição.
Referência. Durante muito tempo, tal tradição não existiu na Rússia. O ritual de propor um “casamento” era denominado matchmaking, e o consentimento para o casamento era expresso convidando o noivo para a mesa com os casamenteiros. Mais tarde, quando as meninas tiveram a oportunidade de tomar suas próprias decisões sobre o casamento, a tradição de dar um anel de noivado tornou-se relevante na Rússia.
Qual é a diferença entre joias de casamento e de noivado em termos do significado desses símbolos? Para maior clareza, apresentamos as características de ambos em forma de tabela.
Diferenças entre uma aliança de noivado e uma aliança de casamento
Noivado | Noivado |
Simboliza os laços matrimoniais, atua como sinal de fidelidade mútua e demonstra a reciprocidade de sentimentos. | Serve como prova de amor e da seriedade das intenções do noivo e, em alguns países, demonstra o seu bem-estar material. Na Europa ainda existe uma regra: o custo do anel não deve ser inferior a dois salários do noivo. Na Rússia, não é costume verificar a sua situação financeira desta forma; é apenas uma bela tradição. |
Os noivos trocam joias durante a cerimônia de casamento. | Apresentado a uma garota na hora do pedido de casamento. |
Usado no dedo anular da mão esquerda ou direita. Na Rússia, a última opção é considerada tradicional. | Usado no dedo anelar e usado até o casamento. As regras para usá-lo após um evento especial variam dependendo do país.Na Europa, costuma-se deixá-lo no lugar – ou seja, usá-lo junto com a aliança. Na Rússia, você não pode usá-lo em um dedo junto com o dedo do casamento - caso contrário, não há restrições. |
Diferenças externas
Tradicionalmente, as joias de casamento são lacônicas e suaves. O seu design não implica a presença de quaisquer elementos adicionais exceto, talvez, a gravura, e já pertence às tendências da moda moderna. Uma opção interessante e um tanto simbólica são os anéis de ouro biligados, que são aros de metal amarelo e branco conectados entre si.
O design do anel de noivado praticamente não tem restrições - desde clássicos com um ou outro diamante, pedra mais acessível, até joias brilhantes com pedras espalhadas.
Referência. Por que os anéis de diamante são considerados uma opção clássica? O fato é que na Idade Média foram atribuídas propriedades mágicas a esta pedra. Acreditava-se que fortalece os sentimentos, simboliza a devoção eterna e demonstra disposição para superar quaisquer dificuldades.
A falta de restrições na escolha dá origem a certas dificuldades. O noivo deve “adivinhar” o desenho do anel e levar em consideração as preferências do escolhido. Para isso, vale observar quais joias ela prefere no dia a dia. Selecionado levando em consideração não só a beleza externa, mas também o gosto da noiva, o anel de noivado evocará emoções duplamente agradáveis.