O que fazer se uma pedra cair do seu anel?

Um anel com uma pedra preciosa e semipreciosa é o orgulho e a alegria de seu dono. É por isso que a perda de uma joia nas ranhuras pode se tornar uma verdadeira tragédia. Porém, na verdade, não há muitos motivos para pânico e frustração. As joias quase sempre podem ser devolvidas, trocadas ou reparadas às custas do fabricante ou vendedor.

Regulamentos de garantia

Pontos chave:

  • anel com pedraOs fabricantes têm o direito de determinar eles próprios o período de garantia;
  • se o fabricante não indicou os termos de serviço da garantia, mas deu o prazo de validade na descrição do produto, então é necessário desenvolver a partir dele;
  • se nenhum prazo for especificado, então está em vigor a lei segundo a qual o comprador tem 6 meses para identificar defeitos ocultos;
  • as joias estão incluídas na categoria de mercadorias que não podem ser devolvidas ou trocadas no prazo de 14 dias por não gostarem da cor e do desenho ou por tamanho incorreto;
  • A única base para devolução ou troca de joias é a sua má qualidade.

Importante! É necessário distinguir entre conceitos como “detecção de defeito oculto” e “quebra”. No primeiro caso, a joia permanece intacta, o proprietário simplesmente fica sabendo do defeito. No segundo, há justamente um mau funcionamento. Compreender as nuances do texto será útil ao fazer valer os seus direitos. Assim, são dados apenas seis meses para identificar um defeito oculto, mas a garantia para um anel quebrado é de 24 meses.

A queda de pedra por defeito de fixação ou formato irregular é classificada como defeito de fabricação.. Nesse cenário, a loja deve atender o comprador no meio do caminho e devolver ou trocar mercadorias de qualidade inadequada. O serviço só poderá ser recusado se não houver recibo, etiqueta ou qualquer outro comprovativo de que a compra foi efetuada em determinada loja.

Importante! Se o pagamento foi efetuado por meio de transferência bancária, para confirmar a sua conclusão basta familiarizar-se com o histórico de pagamentos.

Caso a pedra caia por ação do comprador ou o produto tenha perdido a apresentação no momento em que a loja vai até a loja para atendimento em garantia, tais joias não serão aceitas.

Razões para “perder” uma pedra de um anel

O mineral pode cair devido a:

  • pedra perdidaafrouxamento ou quebra do arco;
  • formato irregular (corte ou próprio mineral);
  • destruição mecânica de pedra;
  • uso indevido (o anel deve ser retirado na lavagem de louça, na piscina e na sauna);
  • armazenamento inadequado (deve ser alocada uma caixa com fundo macio para o acessório).

Importante! Anéis amarrados na moldura (pino), em vez de minerais inseridos, geralmente caem devido ao tamanho do furo determinado incorretamente e à cola de baixa qualidade.

como a pedra está fixadaDepende muito de exatamente como e por que a perda ocorreu.. Se isso aconteceu por culpa do fabricante, ou seja, estamos falando de defeito de fabricação, o comprador tem o direito de contar com assistência, troca ou devolução gratuita. Além disso o tipo de assistência prestada depende do contexto da situação. Uma pedra perdida em uma oficina só pode ser substituída imediatamente se a gema estiver disponível. Caso falte, você terá que devolver a joia e aguardar um pouco.

Se a pedra não foi perdida, você precisará trazê-la com você. O perito avaliará a complexidade da obra de restauro e indicará a duração aproximada da reparação. Em média, o processo leva de 1 a 3 dias, mas em alguns casos você terá que esperar muito mais.

Nas situações em que a causa do ocorrido reside no manejo descuidado do proprietário, não adianta entrar em contato com a loja. Ele não assumirá quaisquer obrigações nem fornecerá quaisquer serviços.

Freqüentemente, os limites entre as duas causas do fracasso ficam confusos. É por isso que exames independentes são realizados com tanta frequência. Com sua ajuda, a verdadeira raiz do problema é estabelecida.

Importante! Muitos fabricantes e lojas se recusam a fazer qualquer coisa até que um exame seja realizado. Portanto, você precisa estar preparado para o fato de que a resolução do problema levará muito tempo. Além disso, o serviço é prestado mediante pagamento de taxa e, se o resultado não for favorável ao comprador, ninguém o reembolsará pelos custos da realização do exame.

Em que casos você mesmo pode inserir a pedra?

Tal medida só deve ser tomada se você tiver certas habilidades e recursos necessários no ramo de joias. Sem isso, será impossível restaurar ou recriar o rebite.

Como instalar a pedra no lugar?

A maneira mais fácil de fazer isso é com uma pedra preciosa amarrada em um alfinete. Basta limpar a moldura com álcool, aplicar um adesivo especializado e colocar a pedra no lugar. No caso dos quadros, o processo exigirá muito mais esforço. Você precisará derreter o pé da braçadeira e fixá-lo.

Quando isso não é recomendado?

coloque a pedra no lugarO trabalho com joias caras deve ser confiado a especialistas. Mesmo a leitura das instruções detalhadas e o cumprimento de todas as normas não é garantia de que o procedimento de reparo será realizado corretamente. e não haverá marcas visíveis. Além disso, não há necessidade de instalar você mesmo a pedra, desde que haja uma garantia válida.

Sempre há uma maneira de obrigar a loja ou o artesão a eliminar as deficiências cometidas na fase de criação da joalheria. Normalmente, para isso, basta redigir uma declaração com referência à lei que protege os direitos do consumidor e anexar ao documento a opinião de um perito independente.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano