A moda das joias nem sempre é fácil de entender e às vezes é muito difícil de aceitar. Mas na era vitoriana, algumas tendências eram muito estranhas e às vezes até desagradáveis. E se as pessoas daquela época pudessem se relacionar com calma com algumas tendências, então nossos contemporâneos dificilmente teriam compreendido tais decisões.
As pessoas ricas dos séculos passados passaram a vida inteira acumulando enormes coleções de joias em suas caixas, embora seu conteúdo pudesse, em certo sentido, ser chocante. Por exemplo, a moda dos insetos e acessórios feitos de cabelo humano era chocante demais.
Insetos de metais preciosos
Ainda hoje vendem joias em forma de algum tipo de inseto: borboleta, libélula, lagarto e outros. No entanto, o pico de popularidade de tais soluções ocorreu precisamente na era vitoriana.
O que mais gostamos aqui foram os vários bugs. Seus corpos eram revestidos de pedras preciosas e suas pernas (feitas de ouro ou prata) penduradas nas bordas.Geralmente eram broches que as jovens prendiam em suas roupas. A peculiaridade dessas joias da época era que eram enormes e, quando expostas ao sol, brilhavam incrivelmente, tanto que era possível ficar cego.
Joias com cabelo
Talvez a moda mais estranha para joias tenha sido introduzida pela Rainha Vitória. Quando seu marido, o príncipe Alberto, morreu, ela ficou muito triste e caiu em verdadeiro luto. A profundidade de sua tristeza poderia ser avaliada pelo menos pelo fato de ela ter usado roupas pretas até o fim de seus dias, que, por um segundo, foram quarenta anos... Além disso, ela até levou consigo um retrato do marido. para dormir, e também usava um medalhão especial, feito com... o cabelo do príncipe.
Foi a partir de Victoria que a moda dessas joias irrompeu no povo. Os joalheiros começaram a fazer broches, pingentes e brincos. Esses acessórios eram frequentemente trocados entre amantes e cônjuges, e isso se tornou uma espécie de símbolo de sentimentos e devoção muito fortes.