A quiastolita é uma variedade marrom-amarelada de andaluzita conhecida por sua característica cruz preta. Na verdade, a cruz é grafite crescendo simultaneamente com andaluzita. Por causa deste símbolo, a quiastolita há muito é valorizada pelos cristãos como um talismã natural. Isto é especialmente verdade em Espanha, onde podem ser encontrados muitos dos melhores exemplos. Muitas vezes é transportado por peregrinos a caminho de Santiago.
Propriedades de cura espiritual
Chiastolite chama a atenção para a nossa autoconsciência e desejo de compreensão espiritual. Esta é uma pedra do pensamento racional, dissipa ilusões, mitos e crenças ultrapassadas. Ajuda-nos a ser humildes em vez de dramáticos. A pedra nos lembra que a verdade de nossa fé espiritual é conhecida apenas por nós mesmos e pelo Divino, e não recebemos nenhum mérito adicional por nos gabarmos disso para os outros.
A Chiastolita pode nos dar um vislumbre da bela, lógica e mística verdade que os Mestres Perfeitos tão bem compreenderam e que, com o tempo, também nós poderemos compreender.A Chiastolita é uma pedra poderosa para meditação e oração. Chiastolita é guia e protetora nas noites escuras da alma. Os cristãos, em particular, são frequentemente atraídos por este belo mineral, que fala da glória de Deus e da mensagem de perdão e amor. Também é frequentemente usado como talismã para proteger contra energias negativas em geral e maldições em particular.
Propriedades de cura emocional
A Chiastolita tem uma energia muito calma e de base quando estamos nervosos ou em dúvida. Ele nos dá coragem, força e o conhecimento de que somos capazes de lidar com tudo o que nos é dado. É especialmente útil se estivermos de luto ou “em guarda contra a morte” de um ente querido. Esta energia ajuda-nos a compreender e aceitar a dura realidade da morte e do processo de morrer, e também nos dá paz e esperança de que o renascimento e a imortalidade são possíveis para nós e para os nossos entes queridos. Ajuda-nos a permanecer pacientes e presentes, quer o processo de morte seja rápido ou lento.
Se sentirmos que não estamos lidando “corretamente” com uma situação, a quiastolita gentilmente nos dá permissão para nos perdoarmos por qualquer pecado que sentimos ter cometido e para fazer o nosso melhor para atender às nossas próprias expectativas emocionais. Chiastolith nos encoraja fortemente a não ceder às nossas emoções, mas a buscar uma perspectiva racional e compassiva. Ensina equilíbrio e harmonia em todas as coisas, especialmente na relação entre a mente e as emoções.
Propriedades de cura mental
A Chiastolita estabiliza a mente, ajudando-nos a pensar com clareza e a agir racionalmente. Pode nos ajudar a entender quem realmente somos e qual é o nosso grande propósito nesta vida. Esta é uma pedra maravilhosa para quem está passando por uma “crise de meia-idade” ou um período de dúvida e desespero.Chiastolite estimula a criatividade e a praticidade ao mesmo tempo. Este é um talismã maravilhoso para artistas que têm medo de divulgar seu trabalho ao mundo, temendo que ele não seja compreendido ou apreciado.
A Chiastolita nos lembra que não podemos controlar os pensamentos ou ações de outras pessoas. Somos responsáveis apenas por nós mesmos, por isso precisamos agir de uma forma que promova o nosso Bem Maior. Quando a depressão ou a ansiedade sussurram pensamentos terríveis que nos paralisam, a quiastolita os refuta com segurança, perguntando: “Mas, querido, e se funcionar?”
Propriedades curativas físicas
A quiastolita é recomendada para idosos, bem como para qualquer pessoa que sofra de doenças ou lesões diabéticas graves. Quando nosso corpo físico não funciona como antes, podemos nos sentir ressentidos ou deprimidos. A Chiastolite ajuda-nos a reconectar-nos com a nossa natureza espiritual para aceitar a realidade de uma situação e direcionar os nossos pensamentos numa direção mais positiva. Ele nos lembra que ainda somos capazes de viver uma vida rica se nos concentrarmos no que podemos fazer e não no que não podemos.
A quiastolita também é uma pedra particularmente reconfortante quando recebemos um diagnóstico terminal e nos preparamos para o fim. Acalma nossos medos e nos ajuda a acreditar que nossa alma imortal continuará viva. Esta pedra é um talismã reconfortante quando sofremos de reumatismo, esquecimento e paralisia.