Os óculos são o dispositivo óptico mais comum no mundo projetado para correção da visão. Não se sabe ao certo quando e por quem este acessório foi inventado. No entanto, existe uma versão que já no século I dC, os cientistas notaram que o vidro e algumas pedras preciosas aumentam o tamanho dos objetos.
Assim, o próprio Imperador Neon assistia às batalhas de gladiadores através de uma grande esmeralda, que carregava consigo para todos os lugares.
Durante as escavações em Tróia, na costa do Egeu, os paleontólogos desenterraram vários túmulos, um dos quais continha lentes de cristal de rocha. Infelizmente, não se pode dizer com certeza que os povos antigos os utilizavam como instrumento óptico. Talvez fosse um lindo acessório ou um objeto usado para fazer fogo.
Os óculos do antigo faraó egípcio Tutancâmon, um dos primeiros a aparecer no mundo, foram encontrados em seu túmulo. Sua moldura consistia em bronze e o vidro foi substituído por lâminas muito finas de esmeralda.
O mecânico e astrônomo árabe medieval Ibn al-Haytham, que acidentalmente quebrou uma bola de vidro, provou que se você observar um objeto através de cacos de vidro, eles mudam de forma.Foi este cientista quem provou no início do século XI dC: quando se lê um texto através de um pedaço de vidro esférico, as letras ficam maiores. É autor de uma obra colossal sobre óptica, composta por sete livros. Além disso, foi ele quem decidiu usar uma bola de vidro como lupa e utilizá-la para melhorar a visão dos idosos.
Esta descoberta não poderia ser concluída por mais algumas décadas. Durante todo esse tempo, as pessoas ainda usavam pequenos cacos de vidro, segurando-os apenas em um dos olhos.
Somente em 1240 os monges europeus fizeram algo parecido com uma lupa moderna e a usaram ativamente na prática.
Em 1285, surgiram na Itália os primeiros vidros modernos feitos de vidro fundido e armações de metal. Eles foram inventados por um famoso vidreiro da época, mas as lentes transparentes nos óculos começaram a ser usadas muito mais tarde.
Os óculos para pessoas que sofrem de miopia surgiram apenas no século XVI: antes disso, apenas se estudava a hipermetropia e, por isso, os óculos eram destinados especificamente a pessoas com esta doença.
Os óculos de sol, sem os quais as pessoas modernas não conseguem imaginar suas vidas, surgiram há relativamente pouco tempo em comparação com as primeiras óticas. Há uma versão que, enquanto preparava uma campanha contra o Egito, Napoleão ordenou que todos os seus soldados usassem óculos para proteger os olhos do escaldante sol africano. Os vidros ópticos estavam cobertos de fuligem e verniz, o que prejudicava muito a visão e a visibilidade dos militares.
Óculos de sol completos foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial para pilotos militares. Eles protegeram os olhos dos pilotos não apenas da luz solar ofuscante, mas também da radiação UV.Este acessório era barato e usar aviadores era útil e prestigioso.
Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo gostam de usar óculos de sol; eles não são apenas um elemento de estilo, mas também protegem perfeitamente os olhos dos raios solares.