Os óculos são uma parte importante na correção da visão humana. Portanto, a escolha da óptica deve ser abordada com responsabilidade. Em primeiro lugar, é necessário visitar um oftalmologista que fará um exame completo e prescreverá óculos. Depois disso você pode pedir óculos. Neste caso, deve-se levar em consideração o material com que serão feitas as lentes. Afinal, agora, além do vidro, são utilizados polímeros orgânicos na fabricação.
Definição de lentes poliméricas
Lentes de óculos de polímero - São lentes em cuja fabricação são utilizados plásticos orgânicos transparentes.
Mais frequentemente polímero CR-39 é usado. No entanto, a maioria dos fabricantes atribui seus próprios nomes aos polímeros.
A cada ano, a popularidade de tais produtos cresce e os óculos de polímero estão gradualmente substituindo as ópticas por lentes minerais do mercado.
Tecnologias modernas para os olhos - lentes de polímero
Na fabricação de lentes orgânicas, Além do plástico, são utilizados aditivos especiais. Dependendo do método de fabricação e da estrutura, são divididos em dois tipos: termoplásticos e termofixos. Os termoplásticos são fabricados por moldagem por injeção. O material mais comum é o policarbonato. Sua popularidade se explica pelo fato do policarbonato se caracterizar pela alta resistência a danos mecânicos.
Mais popular CR-39 pertence aos termofixos. De acordo com suas características, o material praticamente não é diferente do vidro. Ao adicionar outras substâncias monoméricas, o CR-39 pode receber propriedades adicionais, por ex. aumentar a quantidade de refração.
Os materiais poliméricos mais modernos são tribrid e tryvex. Eles combinam todas as vantagens do CR-39 e do policarbonato - têm excelente índice de refração e são resistentes a choques.
Prós das lentes de polímero
Alguns acreditam que a óptica polimérica tem características inferiores à óptica mineral, por exemplo, não possui a mesma transparência. Mas os polímeros modernos não são inferiores ao vidro em seu desempenho óptico.
Além disso, os produtos plásticos tem uma série de vantagens:
- Peso leve. Graças a isso, os óculos de polímero podem ser usados por muito tempo sem sentir desconforto.
- O plástico não transmite radiação ultravioleta.
- Resistência ao impacto e segurança. O plástico pode suportar cargas de choque. Isso ocorre porque o plástico é um material viscoso. Com o impacto, não se quebrará em vários fragmentos, o que evita possíveis lesões oculares.
- Eles têm um alto índice de refração. Isso resolveu o problema dos produtos espessos. Os copos orgânicos são finos, leves e elegantes.
- O plástico pode ser pintado de qualquer cor. Isso permite produzir óptica com qualquer design.
Importante! Em muitos países, quase todas as ópticas são feitas com lentes orgânicas. Isto é devido à segurança deste material. Os óculos de vidro são usados apenas por pessoas para as quais são recomendados por razões médicas.
Desvantagens
O material moderno praticamente não tem desvantagens: a óptica polimérica tem baixa resistência à abrasão. Se você usar óculos descuidadamente, eles ficarão rapidamente cobertos de arranhões.
Tipos de materiais orgânicos para lentes de óculos
Devido ao fato de o ritmo de vida humana ser cada vez mais rápido, os óculos devem atender a todos os requisitos. Isso levou ao uso de um grande número de materiais diferentes para sua fabricação.
Para a fabricação de lentes orgânicas são utilizados:
- Policarbonato— o material é leve, por isso é frequentemente usado para óculos sem aro. Possui boas características de refração óptica e resistência a danos mecânicos. A estrutura em policarbonato permite a produção de lentes muito finas.
- CR-39 - Este é o material mais comum. Adequado para fazer óculos com pequenas dioptrias. Se o valor da dioptria for superior a + ou – 2, o produto será bastante espesso.
- Trivex é um tipo moderno de polímero com altos índices de refração óptica. Em termos de resistência ao impacto, não é inferior ao policarbonato. Ao mesmo tempo, é mais leve e possui características ópticas superiores. Também possui excelente resistência a produtos químicos. Trivex é excelente para fazer óptica sem aro.
- MR-10 – um polímero moderno e melhorado com o mais alto índice de refração. O material possui excelente viscosidade e elasticidade.Portanto, as lentes feitas com ele são flexíveis e resistentes a impactos. Em termos de resistência ao impacto, pode ser comparado ao policarbonato. Mas ao mesmo tempo é muito mais leve e fino. Isso explica a popularidade do polímero entre os principais fabricantes. É utilizado para a produção de vidros padrão, de escritório e progressivos.
Lentes de vidro
Fabricado em vidro de origem inorgânica. É obtido a partir de areia de quartzo. O material permite adicionar várias substâncias para melhorar o índice de refração. Usando substâncias compactantes, você pode obter um produto com índice de refração 1,9. No entanto, essa óptica terá bastante peso.
Vantagens
As vantagens incluem:
- Alta resistência à abrasão. Isso aumenta a vida útil do produto.
- É possível produzir uma lente fina com índice de refração de 1,9. Com um grande valor de dioptria, as lentes de vidro serão mais finas do que as feitas de polímeros.
Imperfeições
- Baixa resistência ao impacto. Sob forte influência mecânica, os vidros se quebram em um grande número de fragmentos. Isso os torna inseguros.
- Peso. Os vidros inorgânicos pesam significativamente mais que a versão plástica.
- Esses produtos não podem ser utilizados para confeccionar modelos com armação sem aro.
Na hora de escolher o material mais adequado para a confecção de vidros, vale avaliar as vantagens e desvantagens tanto do vidro quanto do plástico. Mas as modernas tecnologias de fabricação de polímeros tornam este material mais preferível.
A óptica orgânica não é inferior em refração à óptica mineral. Ao mesmo tempo, possui excelente resistência ao impacto, os modelos de polímero podem substituir 3 pares de óculos. Portanto, esses óculos são a escolha ideal para crianças, atletas, motoristas e trabalhadores de escritório.E a capacidade de pintar o polímero em qualquer cor permite obter não apenas um produto de alta qualidade, mas também original.