Óculos corretamente selecionados são a chave não apenas para uma boa saúde, mas também para a autoconfiança. Com este acessório você pode transformar significativamente o seu visual. Portanto, a escolha das armações deve ser encarada com a maior seriedade. Mais adiante no artigo, veremos os tipos de molduras e descobriremos de que materiais elas são feitas.
Em que consiste o quadro?
A armação é parte integrante dos óculos, uma espécie de armação para fixação de lentes de plástico ou vidro. Isto é o que permite que você use óculos confortavelmente.
O design consiste nas seguintes partes:
- Quadro – a parte frontal que fixa as lentes. Consiste em armações nas quais as lentes são inseridas.
- Ponte segura as bordas do quadro. Pode ter protetores de nariz para ajudar a distribuir uniformemente o peso do produto, ou pode estar nu.
- Templos mantenha o quadro na posição desejada. Deve ter tamanho e curvatura apropriados. Nas lojas de ótica, eles geralmente são adaptados para atender a uma pessoa específica.
- Dobradiças mantenha a moldura e a têmpora juntas. Uma opção de fixação mais moderna são os flexões, que evitam o afrouxamento da estrutura.
- Pontas – almofadas macias feitas de silicone ou plástico. Eles protegem a pele de possíveis reações ao metal.
Atenção! Para proporcionar um ângulo de visão maior, o tamanho das faixas de cabeça deve ser suficiente, mas os óculos devem ser confortáveis e não pressionar o rosto.
Tipos de design de molduras
Para muitas pessoas, os óculos se tornaram um elemento de estilo. Graças ao grande sortimento, tornou-se possível usar este acessório mesmo para pessoas que não sofrem de doenças oculares. Com base nas características de design, os seguintes tipos de molduras podem ser distinguidos:
Em forma de aro. Esta é a opção mais comum e popular. O local das lentes está localizado dentro dos aros.
Semi-sem aro. Existe apenas uma borda superior ou inferior que fixa a lente. Nesse caso, costuma-se usar linha de pesca de náilon.
Dobrando. Eles podem mudar sua aparência de maneira fácil e rápida. Conveniente e fácil de usar.
Sem aro. Neste caso, as lentes são fixadas com parafusos especiais diretamente na armação. A opção sem aro é a preferida por quem não quer enfatizar os óculos.
Materiais de moldura
As molduras podem ser feitas de diversos materiais. Não apenas a aparência do produto, mas também seu peso, resistência ao desgaste, confiabilidade e conforto de uso dependem de sua escolha. Este também é o principal critério na determinação do custo de um acessório. A seguir, consideraremos os tipos de matérias-primas mais populares.
Metal
Durante muito tempo, os vidros de metal foram os mais vendidos. Hoje eles mantenha um segundo lugar confiante. O material é bastante leve, bonito e durável, podendo ser combinado com diversos estilos de roupas e todos os acessórios.
A desvantagem é a capacidade de causar alergias durante o uso prolongado. Além disso, com o tempo, a superfície pode oxidar.Diferentes tipos de metais podem ser utilizados na criação de produtos: ligas de cobre, alumínio, aço inoxidável, titânio, metais preciosos.
As armações de titânio são reconhecidas como uma das melhores. São facilmente identificados pela sua cor acinzentada ou prateada. Este é um dos tipos de matérias-primas leves, duráveis e hipoalergênicas utilizadas em óptica. As molduras feitas com ele são espetaculares e luxuosas, parecem caras e dignas de status. Os produtos da classe VIP são feitos de titânio, quando se trata de metal.
Para produção em massa, apenas ligas de titânio são utilizadas em combinação com outros componentes. Existe outro material exclusivo - flexon. Esse composto de níquel titânio. Marchon Eyewear recebeu uma patente exclusiva para este desenvolvimento.
Importante! Flexon possui memória e mesmo após deformações severas retorna aos seus parâmetros originais. Portanto, esses produtos são frequentemente comprados para crianças.
Plástico
Este material é mais frequentemente usado para produção em massa. O mais comum é o acetato de celulose, extraído quimicamente do algodão. Este é o tipo de plástico mais econômico. É fácil de processar, resistente a impactos e a altas temperaturas.
Entre as desvantagens, nota-se que nos locais de contato com a pele, sob efeito do suor, o material descolora gradativamente. Além disso, desbota ao sol e é capaz de deformar-se. No entanto, esses óculos podem ser rapidamente substituídos por novos.
O plástico tem muitas vantagens:
- facilidade;
- força;
- preço acessível;
- durabilidade;
- variedade de cores.
Importante! Quase nenhuma coleção de marcas famosas está completa sem molduras de plástico.
Materiais naturais
Tal materiais naturais como madeira, osso, chifre, couro, carapaça de tartaruga e outros, são usados com muito menos frequência que o plástico e o metal.Isso se explica pelo alto custo e pela necessidade de produção manual. O alto custo dos produtos de madeira está associado ao uso de espécies valiosas. Essas armações se enquadram na categoria elite.
Suas vantagens incluem:
- Amizade ambiental;
- hipoalergênico;
- design incomum;
- qualidades estéticas.
Referência! Muitas vezes, na produção de vidros, os materiais são combinados para criar as opções mais confortáveis e estéticas.
Graças à grande variedade, cada pessoa poderá escolher a moldura adequada de acordo com os seus desejos pessoais. Via de regra, os óculos são comprados há muito tempo, por isso na hora de escolher é melhor consultar um especialista. Afinal, o produto não deve ser apenas bonito, mas também confortável.