Para alguns, os óculos são um meio de correção da visão, enquanto outros os usam como acessório de moda. Às vezes, eles eram usados por trabalhadores de certas profissões nos tempos antigos, e isso é comprovado por alguns fatos históricos interessantes.
Que coisas interessantes você pode dizer sobre os óculos?
Este acessório aparentemente simples tem uma história bastante rica, associada a muitas figuras históricas.
Quando os óculos foram inventados?
Os árabes são considerados os primeiros inventores. O remédio era elementar e completamente diferente do que estamos acostumados a ver. O cientista árabe Ibn al-Haytham descreveu a estrutura do olho e sua capacidade de enxergar melhor usando um pedaço esférico de vidro ou uma pedra translúcida.
Mas na versão em que estamos acostumados a vê-los, o primeiro, segundo os pisanos, inventado pelo monge Alessandro della Spina nos séculos 13 a 14. Os florentinos, por sua vez, afirmam que o primeiro foi o monge Salvino d'Armato na mesma época. Eles foram originalmente destinados a pessoas com hipermetropia.
Os óculos para miopia foram inventados no século XVI.. Os historiadores comparam este evento com a invenção da imprensa e a difusão da alfabetização. O caro acessório foi usado pela primeira vez pelos círculos dominantes: reis, eleitores, papas. No século XVII, eles foram trazidos para a Rússia: foram usados pelo Patriarca Nikon e pelos Czares Mikhail Fedorovich e Alexei Mikhailovich.
Vale ressaltar que No início eles eram presos com um elástico, e no século 18, Edward Scarlett inventou os templos que ainda usamos hoje.
Usos incomuns para óculos
- No século 19, cientistas suíços patentearam óculos contra enjôo. O líquido é derramado entre dois copos, o que cria a aparência de um horizonte. Esta ilusão regula o funcionamento do aparelho vestibular.
- Hoje, a introdução de vidros especializados já começou entre maquinistas e motoristas. Um sensor está embutido no quadro que monitora o piscar do funcionário. Assim que for detectada uma desaceleração, um sinal sonoro é emitido automaticamente.
- Na Europa e nos EUA são utilizados óculos educativos especiais, que simulam intoxicação alcoólica. Eles são usados durante as aulas de educação física e o aluno deve realizar exercícios simples de coordenação. Esta invenção faz os alunos pensarem nas consequências do consumo de álcool.
- Algumas explorações avícolas na Dinamarca utilizam óculos para galos. Segundo os agricultores, desta forma a acuidade visual dos animais diminui e eles brigam menos.
Óculos em psicologia
Uma pessoa que usa óculos como meio de correção da visão parece visualmente mais inteligente e mais confiável.
Devido ao fato dos óculos poderem esconder emoções e pensamentos, eles eram obrigatórios para os juízes na China Antiga.
Oculos de sol
Os inventores dos óculos de sol são os esquimós, moradores do Extremo Norte. Buracos finos foram feitos na placa de madeira. Este é um dispositivo destinava-se a proteger contra o brilho ofuscante da neve.
O primeiro lote em escala industrial foi produzido por ordem de Napoleão no século XVIII. O imperador os incluiu no equipamento obrigatório do exército para a expedição egípcia. Foram produzidas mais de 200 mil peças. Os soldados que se recusaram a usá-los desenvolveram posteriormente catarata.
Mas este não é o único caso em que os militares utilizam o acessório. Os soldados chineses praticam operações noturnas durante o dia. Para dar uma sensação de realidade, os soldados recebem óculos escuros.. Ao mesmo tempo, a gestão pode rastrear todos os erros ao executar ações.
Mas na América eles incluído no equipamento da polícia e militar. O acessório é feito de materiais resistentes a impactos, e também confere autoridade ao visual. Além disso, o acessório ajuda a esconder as emoções dos colaboradores.
Hoje, muitos residentes de países ensolarados os utilizam não apenas para proteção contra o sol, mas também para prevenir o aparecimento precoce de rugas.
Fatos interessantes sobre óculos
Em 2004, Errold Jessaran, funcionário da empresa holandesa Jess Optiek, inventou os maiores óculos do mundo. Sua largura é de cerca de 2 m e o diâmetro de cada lente é de 68 cm. Durante muito tempo, os óculos foram vendidos em leilões, mas ainda não se sabe se foi encontrado comprador.
A Suíça também decidiu se destacar. Eles lançaram um modelo chamado Jewel Sunglasses. É reconhecido como o mais caro. Seu preço é de 408 mil dólares.
Para a saúde ocular
Para garantir que os óculos não se tornem um meio de correção da visão, mas apenas um acessório de moda, é necessário verificar regularmente a sua visão e também cuidar bem deles.
Mirtilos e amoras têm um efeito benéfico na visão. Graças a estas bagas você pode manter a acuidade visual. No entanto, apenas frutas saborosas não são suficientes. Os cientistas provaram que A cor índigo tem um efeito benéfico. Recomenda-se observar esta cor pelo menos 15 minutos por dia. A ingestão regular de vitamina C reduz o risco de desenvolver várias doenças oculares, por exemplo, catarata.
A existência do acessório comprova que as pessoas sempre se preocuparam com a visão, que tende a piorar. A moda moderna permite não sentir constrangimento ou desconforto, além disso, este acessório por vezes torna-se parte integrante da imagem.