Televisões, monitores, livros criaram gerações de pessoas com deficiência visual. O desenvolvimento da tecnologia deu ao mundo lentes de contato, mas os óculos continuam na liderança. A parte mais importante dos óculos são as lentes. Continue lendo para aprender sobre o processo de fabricação deles.
Do que eles são feitos?
As lentes são feitas de vidro ou policarbonatos ópticos.
Importante! Cada material tem uma série de vantagens e desvantagens.
O vidro possui maior dureza e, por isso, é altamente resistente a arranhões e efeitos químico-térmicos. A desvantagem será a alta fragilidade (um pedaço de vidro próximo ao olho não é a perspectiva mais brilhante para uma pessoa de óculos) e maior peso em comparação ao plástico. Este último é leve, durável, mais fácil de processar e mais barato.
Convexo, côncavo, o que mais?
Com base no seu formato, as lentes são divididas em esféricas e asféricas. Esféricos (monofocais - com um foco) possuem uma curva de aterramento e são divididos em:
Os asféricos são, portanto, projetados para corrigir o defeito do astigmatismo e possuem mais curvas de aterramento. Existem também subtipos bifocais, que são divididos ao meio - para trabalhar à distância e de perto, o que é conveniente com o início das mudanças relacionadas à idade. Os progressivos, por sua vez, possuem três superfícies – para distâncias longas, médias e curtas.
Tipos de revestimentos de lentes
Importante! As lentes de plástico podem receber propriedades mais úteis através da aplicação de vários revestimentos.
- O revestimento resistente a impactos compensa a suavidade original do plástico e aumenta a sua resistência a riscos. da exposição a materiais de limpeza e objetos duros.
- Anti-reflexo (clareamento) - melhora a clareza da imagem, neutraliza o brilho externo e interno.
- A camada hidrofóbica (repelente à água e sujeira) é obtida pela aplicação da mais fina película de silicone, da qual escorrem a água e a sujeira (O efeito de “embaçamento dos vidros” desaparece ao passar de uma sala fria para uma quente).
- O revestimento antiestático elimina a possibilidade de carga estática decorrente do contato com a pele e diversos tecidos, que atrai poeira (retirá-la arranha a superfície dos óculos).
- Multifuncional - inclui 4 dos revestimentos acima.
- A aplicação do espelho tem apenas função estética: torna os olhos indistinguíveis atrás de lentes de diferentes tonalidades.
Tecnologia de produção de lentes de vidro
O princípio de produção de lentes permaneceu praticamente inalterado desde a invenção dos óculos; a precisão do processamento melhorou, o tempo de fabricação diminuiu e o processo tornou-se automatizado.
- Um espaço em branco (cerca de 10–14 cm) é tomado como base e o número de suas dioptrias é medido com um dispositivo especial.
- O próximo passo é escanear a armação dos óculos para combinar com a armação e as lentes, então eles serão alinhados sem ajustes adicionais.
- Em seguida, a lente é colocada em uma máquina automática, onde o formato desejado é dado por retificação com a força necessária (durante toda a etapa de retificação, sua superfície é lavada com uma solução aquosa com partículas de alumínio para resfriamento, remoção das partículas removidas e mais efeito efetivo do material de moagem em sua superfície).
- Antes de encaixar na moldura, suas bordas são retificadas adicionalmente para obter o chanfro desejado.
Como é controlada a qualidade do produto?
A alta qualidade do produto é garantida pela inspeção em todas as etapas:
- verificar as dioptrias com seu valor impresso na embalagem;
- reconciliação de valores ao digitalizar o formato da borda da moldura;
- alinhamento do centro óptico ao definir a distância interpupilar após a digitalização do formulário.