Como limpar óculos?

Somente o cuidado sistemático pode prolongar a vida útil dos óculos. Ópticos e oftalmologistas recomendam uma combinação de limpeza a seco e úmida. Neste último caso, não é necessário recorrer à água. Se a moldura não permitir seu uso, é melhor recorrer a produtos especializados para dispositivos ópticos. Também é importante aprender as formas corretas de usar produtos e ferramentas. Assim, você se protegerá de gastos desnecessários com reparos de esquadrias antigas e aquisição de novas esquadrias.

Regras para limpeza de óculos

Primeiro você precisa descobrir o tipo de lentes. Isto é necessário porque os materiais utilizados para fazer o vidro diferem entre si no nível de resistência a riscos, reação à química e altas temperaturas.

Com lentes de plástico

O plástico é leve e flexível, mas sujeito a arranhões e placas (é placa, não estrias, estas últimas são típicas de lentes de vidro). Por isso, ao cuidar deles, utilize exclusivamente:

  • menina limpa óculoságua morna e macia com uma quantidade mínima de impurezas de limpeza;
  • produtos que não deixam marcas;
  • química líquida;
  • trapos muito macios, incolores e confeccionados com tecidos naturais.

Idealmente, você precisa usar lenços especializados. Você pode comprá-los na ótica.

Importante! Não use para limpar os óculos um pano que já tenha sido usado para outros trabalhos. Mesmo que você lave depois, não há garantia de que as fibras não tenham absorvido gordura ou detergentes incompatíveis com a armação ou as lentes.

Com lentes de vidro

Quebrável, pesado, sujeito a manchas, mas resistente a arranhões e depósitos de película no vidro. Esta última qualidade permite enxágue as lentes em água corrente (não faça isso se as armações forem de metal) e use uma variedade de produtos para cuidar dele, desde soluções especializadas até detergentes para louça.

Importante! Para evitar que o produto que você utiliza deixe manchas, não deixe secar naturalmente.

Com lentes revestidas

O filme e o revestimento podem ser danificados, soltar-se ou até mesmo descascar devido ao contato com substâncias potentes. Além disso, não use nas seguintes lentes:

  • óculos escuros com armação brancaprodutos de limpeza domésticos aquecidos;
  • formulações em pó;
  • produtos químicos contendo ácido acético;
  • produtos à base de amônia;
  • líquidos solúveis em gordura.

Em vez das opções listadas entre em contato com uma farmácia ou oftalmologista e peça para escolher um líquido ou spray para o cuidado de vidros com películas filtrantes ou camada protetora. Freqüentemente, esses produtos não apenas removem cuidadosamente todos os tipos de sujeira comumente encontrados nos vidros, mas também têm um efeito repelente de poeira e antiestático.

Quais métodos de limpeza podem ser usados?

Métodos de limpeza a úmido e a seco com água e produtos de limpeza especializados e domésticos são aceitáveis. Na hora de escolher uma opção, leve em consideração o tipo de armação e lentes, seu estado e as recomendações do fabricante, que podem ser encontradas no livreto ou nas instruções dos óculos.

Guardanapos e panos

o que pode e o que não pode ser feitoOs guardanapos especializados são descartáveis ​​e reutilizáveis. Estas últimas, via de regra, são feitas de microfibra, que remove a sujeira com eficácia e cuidado e não deixa marcas. Os vestígios permanecem apenas se você usar um pano sujo. Para voltar à limpeza, basta usar uma solução de sabão neutro ou sabão comum. Não é recomendado lavar na máquina com outras peças.

Importante! Os panos reutilizáveis ​​não necessitam de produtos líquidos, mas podem ser complementados com eles. O procedimento de tratamento em si é reduzido à limpeza mecânica com ou sem pulverização preliminar. O uso combinado exigirá a lavagem do pano (desde que as lentes estejam muito sujas ou o pano já tenha sido usado para limpeza várias vezes).

Os guardanapos descartáveis ​​​​não podem ser lavados, pois perdem a integridade com esse procedimento. Mas muitas vezes são impregnados com aditivos especiais que ajudam a obter os melhores resultados com o mínimo esforço.. Seu uso limita-se à limpeza da superfície. Não há necessidade de secar os óculos depois disso.

guardanapo para óculosAlém de guardanapos e panos especializados, você também pode usar panos macios comuns. É aconselhável que sejam novos e não tenham sido utilizados anteriormente para limpeza de outros itens. A prioridade são as fibras macias e naturais, incolores e altamente absorventes. Esta última qualidade deve ser claramente expressa, caso contrário podem aparecer estrias.

Ainda não vale a pena usar panos comuns para secar. Este método só pode ser utilizado em caso de necessidade urgente e total falta de tempo. Seria muito mais correto segurar a moldura por cerca de um minuto em água morna e só então começar a trabalhar com um pano. No final do procedimento coloque os óculos em outro pano seco. Isso permitirá que pequenos fixadores e locais de difícil acesso sequem adequadamente.

Importante! A água é totalmente substituível por compostos de limpeza especializados.

Composições e meios

pasta de dentesSprays e líquidos especializados são caracterizados pelo tratamento suave de dispositivos ópticos. Ao mesmo tempo, removem todos os contaminantes típicos do vidro, tanto orgânicos como inorgânicos. E seu contato com a moldura plástica não leva à formação de filme. A maioria deles, além de sua função principal, também atende a uma série de funções opcionais. Por exemplo, eles atuam como anti-sépticos ou antiestáticos.

Alguns deles além disso evita o embaçamento. O tema levantado é um problema premente que surge quando há uma mudança brusca de temperatura (ou seja, ao entrar numa sala vindo de uma rua de inverno). Sua peculiaridade é que esse sedimento não pode ser totalmente removido com um pano. É necessário esperar até que os copos congelados se adaptem à temperatura ambiente. O vidro tratado é muito menos suscetível ao embaçamento.. Mesmo que isso aconteça com eles, o sedimento resultante é facilmente removido da superfície das lentes.

Importante! Ao escolher uma composição preste atenção ao tipo de lente com a qual ela é compatível.Além de produtos universais que são igualmente adequados para óculos de sol e óculos corretivos com qualquer tipo de lente, também existem produtos altamente especializados. Ele foi projetado para uso com um tipo específico de dispositivos ópticos e somente em combinação com eles apresenta resultados decentes.

Sprays e produtos recomendados:

  • Boa sorte. Um spray universal que melhora a transmissão da luz e evita o embaçamento.
  • HD. Solução para lentes de vidro. Vale ressaltar que pode processar não só vidros, mas também todos os tipos de esquadrias.
  • Pulverize limpo. Uma opção universal, adequada também para óculos anti-reflexo.

Com o que você não deve limpar seus óculos?

Ferramentas e produtos não recomendados para uso:

  • à base de amônia e vinagre;
  • gordura solúvel;
  • alvejantes;
  • produtos para limpeza de janelas;
  • escovas duras, tecidos ásperos;
  • guardanapo de papel;
  • trapos com superfície irregular;
  • trapos tingidos.

Importante! Arranhões podem ocorrer mesmo depois de usar um pano muito macio, mas empoeirado. Portanto, guarde os lenços destinados a óculos em um estojo ou outro local de difícil acesso para pequenas partículas de sujeira.

Também Não exponha as lentes de policarbonato a compostos que contenham álcool ou detergentes para lavar louça (adequado apenas para vidro) e água muito quente. Os de vidro não devem entrar em contato com pós e produtos químicos, que deixam manchas.

Como limpar lentes para evitar riscos?

divórcios fortesPara começar, convém esclarecer que Os limpadores de vidros e janelas não são adequados para dispositivos ópticos. Eles eliminam a proteção ultravioleta e geralmente contêm substâncias que afetam negativamente as lentes.

A seguir, veremos as ferramentas e ingredientes que ajudarão a evitar estrias. Os lenços ópticos especializados descartáveis ​​são impregnados com compostos que evitam a formação de depósitos esbranquiçados. No entanto não confie em absorventes higiênicos e opções para limpar telas de equipamentos. Os primeiros não ajudam em nada e os segundos não possuem o número necessário de características específicas para trabalhar com lentes. Em outras palavras, suas propriedades são suficientes para uma limpeza de telas de alta qualidade, mas os óculos são mais exigentes.

Todos panos secos devem ser mantidos imaculadamente limpos, não usados ​​para limpar dispositivos não ópticos e lavados imediatamente. Somente o cumprimento estrito de todas as 3 regras descritas pode se tornar a base para a limpeza de lentes sem manchas.

Importante! Panos de microfibra são lavados a cada 2-3 limpezas de lentes. Estamos falando de um procedimento diário.

Também vale a pena se preocupar qualidade da água utilizada. Duro e contendo grande quantidade de impurezas certamente deixará uma película. Além disso, a partir do contato com ele, o suporte plástico também começará a acumular “impressões” esbranquiçadas sobre si mesmo com o tempo. E será extremamente difícil removê-los da própria moldura.

É possível limpar sem microfibra e spray?

lavar debaixo d'águaÉ possível, mas só não é pelo impacto das bordas da roupa nas lentes, e nem é uma questão de material adequado ou de sua inutilidade no cuidado dos óculos. Só que essa parte dos itens suja mais rápido. Mesmo que você não veja sinais óbvios, o item ainda não está limpo o suficiente. E seu uso pode levar tanto ao aparecimento de novas manchas quanto à formação de microfissuras.

Se o problema for a ausência de microfibra, então ela é substituível em guardanapos de camurça. Esta opção é mais adequada para lentes de vidro. Os de plástico podem ser limpos com um bom pano de algodão.

Se a dificuldade for causada pela falta de spray, então solução de sabão virá em socorro. Após o uso, as lentes deverão ser enxaguadas com água corrente, enxugadas bem com um pano e os óculos colocados para secar em cima de outro pano não úmido.

Importante! Antes de qualquer tipo de limpeza, lave bem as mãos. A mesma ação, juntamente com a secagem das palmas das mãos, é realizada antes da limpeza final do vidro.

O procedimento de aplicação do produto propriamente dito – seja shampoo (opção para plástico) ou detergente para louça (solução para vidro) – é o seguinte:

  • Prepare previamente um recipiente com água morna, selecione um pano e um produto;
  • Usando o polegar e o indicador, aplique o agente de limpeza uniformemente na superfície das lentes;
  • em seguida, a espuma de sabão é lavada com água;
  • os óculos são limpos;
  • seco;
  • estão sendo considerados para divórcio;
  • Se houver resíduos de detergente ou vestígios estranhos, as lentes serão limpas novamente.

Este método só funciona com vidros ligeiramente sujos e é adequado principalmente para limpeza de rotina (basta lavar os copos com água 2 vezes por mês, com o produto - pelo menos uma vez a cada 4-5 semanas). Se uma mancha de difícil remoção se formar no dispositivo óptico, será necessário fazer mais esforços na aplicação do produto. Você precisará esfregar a sujeira com o dedo indicador e o polegar (use-os ao mesmo tempo, isso não espremerá o vidro) e depois deixar a solução de limpeza nos vidros por 20 a 30 minutos.

Importante! Alguns tipos de manchas também podem ser removidos do vidro com pasta de dente.

As técnicas, ferramentas e meios listados não deve ser usado em vidros com revestimentos especiais. Esses produtos devem ser processados ​​​​exclusivamente com opções “não populares” comprovadas e confiáveis.

Como limpar a sujeira da moldura?

limpe com um guardanapoRecomendado combine o procedimento com a limpeza de lentes com detergentes. Nesse caso, os óculos são enxugados primeiro e só depois é aplicada uma solução de sabão ou espuma nas hastes e na armação frontal dos óculos.

Para facilidade de procedimento e melhores resultados recorrer a cotonetes. Polvilhe uma pequena quantidade de detergente sobre eles e limpe todas as áreas que precisam de limpeza. Se você não tiver pauzinhos em mãos, pode usar uma escova de dentes com cerdas mais macias como substituto.

Importante! Ao usar uma escova de dentes, tome cuidado para não deixá-la entrar em contato com a superfície do vidro. Isso certamente causará arranhões e microfissuras.

Para manchas muito persistentes e graves, você deve tentar usar pasta de dente. Ao mesmo tempo, você precisa ser realista e entender que às vezes, marcas no plástico que são confundidas com sujeira nada mais são do que os primeiros sinais de sua delaminação, e a estrutura de metal pode oxidar e começar a enferrujarb. Em ambos os casos, a limpeza não é uma ação recomendada. Você precisa ir ao oftalmologista e pedir um novo par.

Como secar os copos corretamente?

Notas e recomendações úteis:

  1. Se os copos foram lavados com água, sacuda-os e só depois seque-os com um pano de microfibra.
  2. Ao trabalhar com trapos, não se mova aleatoriamente. Mova-se em uma direção.
  3. Não use muita força. Os movimentos devem ser leves e circulares.
  4. Primeiro, o vidro é limpo, depois as plaquetas e, em seguida, as próprias armações e hastes.
  5. Os elementos decorativos da moldura e os fechos que ligam as hastes podem acumular umidade e não será possível secá-los simplesmente enxugando-os com um pano. Porque faz sentido deixe os copos descansarem um pouco após a lavagem. Se você fizer isso, poderá preservar por mais tempo as propriedades originais de consumo de sua óptica.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano