Com a meticulosidade de um perfeccionista, nos lavamos todos os dias, limpamos os sapatos até que brilhem e colocamos o guarda-roupa em perfeita ordem. Mas muitas vezes esquecemos que os acessórios em forma de óculos também requerem cuidados e manuseio cuidadosos. Independentemente do papel que desempenhem em nossas vidas - proteção ou correção. Continue lendo para saber o que precisa ser feito para prolongar o tempo de operação e não prejudicar sua saúde.
As principais leis sobre cuidados com os óculos
A clareza da visão se deve à limpeza e ausência de danos mecânicos nas lentes. E para isso é necessário observar três princípios: armazenamento adequado, manuseio cuidadoso e cuidados diários.
Como e onde armazenar?
Seguir as regras de armazenamento aumenta a vida útil da óptica. Tirando meus óculos certifique-se de colocá-los em um estojo rígido, equipado com um forro macio por dentro, que também precisa ser limpo periodicamente de poeira e migalhas. A tampa deve caber no tamanho e fechar facilmente sem o uso de força.Mas algo muito volumoso também não é adequado, para que seu conteúdo não se desloque ou vire ao se mover ou vibrar.
Importante! Não deixe os copos em locais com muita umidade, como banheiro ou cozinha. Várias substâncias agressivas de limpeza e limpeza, respingos de óleo, desodorantes, perfumes, lacas para cabelo podem destruir a estrutura de revestimentos de vidro especiais.
Como usar?
Muitas vezes vemos uma foto em que jovens usam óculos como bandana. Isto não só é feio, mas também causa danos irreparáveis à forma da armação, perturbando a sua simetria e deformando as têmporas. Além disso, existe o risco de escorregarem e caírem no chão.
Quando seus olhos estiverem cansados ou você quiser tirar os óculos de sol dentro de casa, basta use acessórios adicionais na forma de corrente ou cordão. Eles não vão deixar você esquecer seu acessório em um lugar desconhecido e ele estará sempre com você.
O que e como limpar?
Para manter a estética, é necessário limpar não só as lentes, mas também a própria armação. Preparado em casa Copos para qualquer finalidade são lavados em água morna com adição de sabonete líquido, xampu, gel de banho ou sabão em pó. Você pode passar nas juntas das peças com um cotonete. Em seguida, enxágue com água limpa corrente e seque com uma toalha limpa ou pano macio.
Se a moldura for constituída por metais preciosos ou for revestida com eles, deve ser processada em banhos ultrassônicos profissionais.
Noções básicas de cuidados com lentes
Não se pode usar roupas, toalhas descartáveis, papel higiênico e trapos comuns porque possuem textura áspera. Produtos especiais que podem ser adquiridos em lojas de ótica são adequados para isso:
- lenços umedecidos descartáveis - possuem propriedades antibacterianas, pois são constituídos por fibra macia impregnada com solução alcoólica. Remova a sujeira até mesmo dos menores poros das superfícies das lentes;
- sprays e líquidos - remova não apenas sujeira, mas também vestígios de graxa. Eles conferem qualidades antiestáticas, fazendo com que as partículas de poeira não se depositem no plano do vidro;
- agente antiembaçante – em dia chuvoso ou gelado com mudança brusca de temperatura, evitará o aparecimento de condensação no acessório;
- panos de microfibra reutilizáveis - removem com eficácia todos os tipos de sujeira sem deixar marcas. Por sua vez, também precisam ser cuidados lavando-os à mão com sabão em pó. Ao processar óculos, você deve segurar a barra transversal entre as armações com dois dedos.
Vidro
Essas lentes são fortes, duráveis e resistentes a danos físicos. Suas principais desvantagens são a espessura e o peso elevado, por isso só podem ser usados em moldura de plástico. No entanto, eles são pouco exigentes em termos de conteúdo. É permitida a limpeza com flanela ou material de algodão.
Plástico
Eles são mais leves, mais finos e mais confortáveis, mas de estrutura macia. Como resultado, ficam mais suscetíveis a esforços mecânicos, causando defeitos na forma de arranhões, lascas e manchas. Portanto, exigem uma atitude mais delicada consigo mesmos. Revestimentos especiais de polímero não permita produtos de cuidado abrasivos ou solúveis em óleo.
Quais meios podem ser usados e quais não podem?
Ambas as opções ópticas durarão muito mais tempo se você tratá-las de acordo com todas as regras. A escolha dos componentes de limpeza desempenha um papel importante nisso. É indesejável o uso de substâncias ácidas, alcalinas e abrasivas. Eles danificam a camada específica e a superfície das lentes. E isso, por sua vez, afeta sua funcionalidade.
A visibilidade piora, o que leva à diminuição da acuidade visual. O uso de sistemas de cuidados vendidos em óticas ou soluções de sabão neutro são mais adequados para esses fins.
O que acontece se você não cuidar dos seus óculos?
A falta de cuidados adequados pode levar à falha prematura da ótica dos óculos e reduzir sua vida útil. Isso também causará deficiência visual e doenças oculares causadas por vírus e microorganismos.
Como prolongar a “vida” dos óculos?
O manuseio cuidadoso e a manutenção cuidadosa são fundamentais para a longevidade dos seus óculos. O que você precisa fazer para isso:
- Não use materiais tecidos ásperos para limpeza, pois podem riscar a superfície ou o revestimento. Na ausência de guardanapos especiais Limpe com flanela macia ou microfibra. Qualquer fabricante que se preze, ao fabricar óculos, os completa com esta peça e um estojo;
- Em nenhum caso você deve guardá-los em uma prateleira ou armário com as lentes voltadas para baixo, pois isso inevitavelmente causará defeitos, o que é absolutamente inaceitável. Mesmo se você tiver vários pontos, cada um deles manter em caso individual;
- deve ser colocado e retirado segurando ambos os braços com as mãos;
- Não deixe que outras pessoas experimentem ou usem, é um acessório personalizado feito só para você;
- Não o deixe exposto à luz solar direta por longos períodos de tempo, como no painel de um carro ou na praia. Os polímeros não toleram exposição prolongada a altas temperaturas;
- use o item apenas onde for devido, ou seja, na ponte do nariz.Os jovens agora os colocam periodicamente não apenas na região parietal da cabeça, mas também na parte posterior da cabeça. Como resultado, os parafusos se soltam, o formato da moldura muda, as molduras se deslocam e o vidro fica torto.
E por fim, algumas dicas. Visite um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, troque os óculos a cada três anos e troque as lentes anualmente. Não use óptica defeituosa ou danificada para evitar ferimentos no rosto ou nos olhos.