Como se acostumar com os óculos?

Mesmo que você já tenha corrigido sua visão com óculos, a mudança para novas armações ou óculos ainda pode ser acompanhada de desconforto. Além disso, não há necessidade de entrar em pânico quando surgirem sintomas desagradáveis. Sensações estranhas ou mesmo dolorosas durante os primeiros estágios do uso não são consideradas pela medicina como uma patologia. É exatamente assim que ocorre o processo de adaptação aos óculos.

Por que eles interferem?

Os problemas que surgem após a compra de um novo par são convencionalmente divididos em 2 grupos: físicos e oftalmológicos. A primeira categoria é representada por:

  • pressão na ponte do nariz;
  • sensação de compressão proveniente dos braços;
  • Irritação na pele.

como vencer pontosO primeiro e o segundo momentos eliminam-se após alguns dias de uso constante devido ao surgimento do hábito e adaptação da armação às características anatômicas da face e do crânio. Para eliminar o terceiro você terá que trocar seus óculos. O material de que são feitos causou uma reação alérgica. A propósito, isso pode evoluir com o tempo.Portanto, se você costuma ter espinhas nas asas do nariz ou no local onde as pontes se encontram, ou se houver sinais de outra irritação, você precisa correr para o oftalmologista.

Importante! Se algo parecido com escaras se formar nas asas do nariz, então vale a pena mudar a moldura para uma mais compacta, e o vidro, por incrível que pareça, vai soar, para não-vidro. Produtos feitos de um material polimérico especial serão adequados para você.

Problemas oftalmológicos não estão associados à falta de hábito físico. Esta categoria de manifestações desagradáveis ​​inclui mudanças na percepção da realidade circundante e falhas de concentração. Exemplos de tais dificuldades:

  • uma mudança na distância do chão, degraus ou outra superfície em que uma pessoa está localizada, e os problemas que a acompanham com a compreensão da posição de alguém no espaço e com quais esforços precisam ser feitos para mudar essa posição (exemplo: não ser capaz de corretamente determinar o quanto se deve levantar a perna, um homem tropeça num degrau);
  • tornar os objetos menores ou maiores (exemplo: algumas pessoas têm que tirar os óculos para costurar);
  • alterar a distância do ambiente circundante (exemplo: uma pessoa que tropeça tenta agarrar um objeto, mas descobre que ele está um pouco mais longe do que parece).

bebê com óculosAlguns destes fenómenos podem ser atribuídos às consequências da habituação a uma determinada armação e a determinadas lentes. Um desenvolvimento semelhante de eventos não pode ser evitado ao mudar de lentes esféricas para lentes asféricas, quando a visão cai mais de 0,75 D (portanto, os novos óculos serão diferentes dos anteriores em 0,75 D) e quando o eixo do cilindro muda em mais de 10 graus.

Outras manifestações desagradáveis falando sobre óculos escolhidos incorretamente. Por exemplo, para uma seleção correta não basta saber a acuidade visual e a distância entre os olhos. A receita também contém outros parâmetros que são determinados durante o diagnóstico.

A verificação é necessária e então para excluir a presença de doenças oftálmicas que requerem lentes especiais. Portanto, se você comprou óculos sem receita ou de forma antiga, ninguém pode garantir que fenômenos desagradáveis ​​​​como náuseas, tonturas e alterações graves no quadro desaparecerão ou pelo menos se tornarão menos pronunciados. Excluída a possibilidade de seleção incorreta, resta ter paciência e se esforçar para desenvolver o hábito o mais rápido possível.

Existem maneiras de se acostumar com isso?

Sensações desagradáveis ​​podem ser minimizadas. Para fazer isso, siga as seguintes regras e recomendações:

  1. Garota de óculosno primeiro dia limite o tempo de uso;
  2. a cada dia subsequente, aumente o tempo de uso;
  3. logo na primeira utilização, deixe os olhos se acostumarem com as novas sensações, apenas fique imóvel neles por alguns minutos;
  4. em seguida, complete as tarefas que os óculos foram projetados para ajudar a resolver (se você é míope, tente olhar os objetos na rua; se você é hipermetrope, leia o texto);
  5. tire os óculos antes de subir as escadas, mas não hesite em usar o corrimão;
  6. se houver dificuldades associadas à quantidade de luz que penetra no vidro, compre lentes com revestimento colorido ou reflexivo;
  7. Faça suas atividades diárias usando óculos (faça isso mesmo que suas tarefas diárias comecem a demorar mais).

Quanto tempo vai durar?

O processo é puramente individual. É impossível dar uma resposta exata, pois o estado de saúde, o ajuste correto da armação e o tipo de lentes utilizadas são desconhecidos. Além disso, o segundo parâmetro - a localização do centro da lente estritamente à frente da pupila - nem sempre é verificado mesmo em óptica.

Importante! As especificidades neste assunto são excluídas, mas há uma gama aproximada e bastante ampla. Varia de vários dias a 2 semanas.

Como “derrotar” os óculos astigmáticos?

Para encurtar o processo de dependência, você deve pensar sobre como encomendar molduras feitas para atender às suas necessidades. Este comportamento é racional se pelo menos 1 item abaixo corresponder ao que está indicado na prescrição dos óculos:

  • a componente esférica é igual ou superior a ±4,0 D;
  • os olhos têm acuidade visual ou tamanho do componente cilíndrico diferente;
  • lentes astigmáticas são prescritas pela primeira vez;
  • o componente cilíndrico é igual ou superior a 1,0 D.

Caso não seja possível solicitar uma moldura exclusiva, ao escolher uma moldura pronta, siga as seguintes recomendações:

  • óculos estão no caminhová ao oftalmologista pela manhã;
  • não peça óculos se estiver fazendo terapia com medicamentos potentes ou estiver grávida;
  • leve com você sua receita antiga e óculos (lentes) antigos;
  • tente não escolher armações que sejam radicalmente diferentes em tamanho e folga da versão que você usava antes;
  • opte por lentes de alto índice de refração.

Em geral, você precisa estar preparado para o fato de que o processo de dependência demorará muito.. Isto não pode ser evitado; esta é uma característica dos óculos astigmáticos. Além disso, no caso deles aplica-se o princípio: quanto maior o grau de astigmatismo, mais difícil é a adaptação. O tempo médio necessário para formar um hábito varia de alguns minutos a um mês.

Importante! Para pacientes mais velhos, o processo é ainda mais atrasado, por isso precisam de uma transição gradual para um novo tipo de vidro: primeiro pegam um produto com dioptrias menores e depois vão gradativamente chegando ao valor desejado.

O que não fazer?

  • não dobre a armação tentando adaptá-la ao seu rosto;
  • não compre óculos de acordo com a receita antiga e produtos acabados que não levem em consideração nenhum dos seus indicadores, exceto a acuidade visual (geralmente são vendidos em mercados e em lojas duvidosas);
  • após as primeiras falhas, recuse por muito tempo um novo par (na primeira semana você precisa recorrer aos óculos com a maior freqüência possível, caso contrário o hábito simplesmente não terá de onde vir);
  • ignore o aumento da dor intensa e das tonturas.

Se os sintomas não só não desaparecem com o tempo, mas também se intensificam, então este é um motivo para entrar em contato com um especialista. Talvez tenha sido cometido um erro durante a seleção ou fabricação dos óculos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano