Como verificar a proteção UV dos óculos?

Todos os óculos de sol são considerados com proteção UV. No entanto, isto não é verdade no caso de óculos de plástico baratos. Se você quiser comprar um acessório elegante de alta qualidade, aprenda a distinguir o plástico comum do falso. Então o que é preciso?

Como verificar se os óculos permitem a passagem da luz ultravioleta?

O melhor é fazer um teste no momento da compra e antes de fazer. Para garantir que tudo corra bem, leve uma lanterna UV com você.

Uma maneira simples com um dispositivo

com dispositivoLojas especializadas na venda de óculos de sol e óculos devem possuir espectrômetro. O comprador tem o direito de utilizá-lo e verificar o produto antes de comprar, bastando solicitar ao vendedor o acesso “ao aparelho”. A verificação em si leva apenas alguns segundos. Basta levar o vidro até o elemento de leitura, literalmente logo em seguida os números aparecerão na tela. Este será o indicador necessário.

Importante! Não se esqueça de verificar o número resultante com o que o fabricante indicou na descrição.Se os valores não corresponderem, há uma grande probabilidade de você ter em mãos não o original, mas uma cópia.

Além do espectrômetro, um fotômetro é usado para determinar a transmitância UV. Não mostra números, mas sim o tipo de lentes. Explicação dos valores:

  • PERIGO – luz vermelha – sinal de que a lente transmite mais de 12% dos raios UV;
  • CUIDADO – luz amarela – a lente transmite 4–7% dos raios UV;
  • SEGURO – luz verde indica alta proteção do vidro.

Tente adquirir produtos classificados como SEGUROS ao testar o fotômetro.

Verificando sem tecnologia

RaioÉ impossível determinar a presença de proteção “a olho nu”, pois a visão humana não percebe a radiação ultravioleta, simplesmente não a vê. Para confirmar isso, ilumine as lentes com uma lanterna UV. Você não notará nada de incomum.

Para poder ver a diferença entre vidro com e sem proteção ultravioleta, você precisará de uma fonte de feixe do tipo apropriado e de um objeto com propriedades luminescentes. Por exemplo, um post-it, caneta ou marcador. Essa coisa é colocada sobre a mesa e a luz de uma lanterna é direcionada para ela. Os óculos são colocados entre o feixe da lanterna e o objeto luminescente.

Se a manipulação resultou na iluminação do item, isso indica que o vidro não possui proteção contra radiação UV. Se os óculos não deixaram passar os raios, você pode adquirir com segurança o par em questão.

Verificando com uma lanterna e escrevendo

lanternaA técnica é em muitos aspectos semelhante à anterior, mas não é necessário procurar um objeto com propriedades luminescentes. Basta pegar passagem, imposto especial de consumo ou passaporte e iluminá-lo com uma lanterna com radiação UV (não se esqueça de colocar os copos entre eles). Sinais holográficos invisíveis começam a brilhar quando expostos à luz ultravioleta.Se não houver brilho e nenhuma inscrição ou sinal aparecer durante o experimento, isso indica que um determinado par possui proteção UV.

Importante! Não tente verificar os cartões Visa usando este método. A inscrição invisível neles brilhará em qualquer caso, independentemente da qualidade do acessório de proteção solar.

Teste por prática

O método é adequado para aqueles quem tem a oportunidade de ficar ao sol por vários dias seguidos e se bronzeia com rapidez suficiente. Se após esse período o rosto mudar de cor e a pele sob os olhos permanecer aproximadamente da mesma tonalidade, então podemos dizer que os óculos possuem qualidades protetoras. É verdade que a gravidade da propriedade não pode ser determinada desta forma.

Verifique com lâmpada BLB e pano branco

Ligue a fonte de luz e coloque um pano totalmente branco na frente dela. Coloque os copos entre eles. Se forem de alta qualidade e não transmitirem raios UV, não haverá efeito luminescente.

Quais são os parâmetros dos óculos com 100% de proteção?

Apenas ver o indicador de proteção não é suficiente. É necessário comparar os números obtidos na verificação com um espectrômetro com um ponto de referência. Nos produtos de proteção solar, o nível ideal de proteção ultravioleta é assim: UV400. Se o aparelho mostrasse exatamente esse número, então está tudo em ordem, se for menor, a radiação chegará aos olhos.

Importante! A única opção válida além do UV400 é o UV380. Óculos com este indicador não são ideais, mas ainda são capazes de dar conta da tarefa.

Além disso, não se engane e pense que a cor do vidro afeta alguma coisa. Lentes com cor preta impenetrável podem ser absolutamente inúteis em termos de proteção contra os raios UV, enquanto um acessório com tonalidade verde, ao contrário, não permite a passagem de radiações nocivas.

Recomendações para escolher bons óculos

Como verificar se os óculos permitem a passagem da luz ultravioleta?Preste atenção aos templos. É aqui que os fabricantes indicam com mais frequência a presença e o nível de proteção ultravioleta. Pode ser assim: CE ou UV400.

Não compre óculos em mercados e barracas de rua. Em primeiro lugar, não existem instrumentos com os quais se possa verificar as propriedades do produto. Em segundo lugar, desta forma costumam vender produtos falsificados e de baixa qualidade que não passaram nos testes necessários.

Não tente economizar dinheiro. Óculos de sol confiáveis ​​não podem custar menos de 1 mil rublos. Exceção: vendas.

Críticas e comentários
A Alexandre:

Mas e os óculos vendidos em lojas de preço fixo!? legal e legal. É possível? e por que comprá-los

Materiais

Cortinas

Pano