Ao escolher óculos de sol, tanto homens quanto mulheres se esforçam para adquirir proteção ocular confiável. Mas um ponto igualmente importante é se eles cabem corretamente e se você terá que comprar novos em algumas semanas. Portanto, adquirir óptica é um processo muito responsável, pois óculos de baixa qualidade podem prejudicar gravemente a visão. E se você também vai sair de férias para um país ensolarado, não deve economizar comprando um falso.
Dicas para escolher óculos de sol de qualidade
Não é necessário pagar a mais por lentes de vidro, modernas o plástico não é de forma alguma inferior em termos de proteção, e às vezes até superior. Além disso, é mais leve e prático.
Antes da compra leia a ficha técnica do produto, onde são indicadas suas características mais importantes, como o grau de proteção contra a radiação ultravioleta e a transmitância luminosa.
Você deve escolher óculos em uma loja especializada, norteados pelo princípio “a saúde é mais importante”.Lembre-se de que economias questionáveis podem causar danos à visão, queimaduras na retina e até catarata.
Escolhendo uma cor, lembre-se que os tons neutros são mais confortáveis para os olhos. Especialistas aconselham para miopia use lentes marrons e para clarividência – cinza ou verde.
Vidro grande fornecerá melhor proteção para os próprios olhos e para a pele ao redor deles. E se os óculos também tiverem hastes largas, você não terá medo da radiação solar lateral. Isso é relevante para os motoristas, bem como para as férias no sul.
Material da armação e lente: vidro ou plástico
As lentes podem ser de dois tipos: vidro e plástico.
Entre as vantagens plástico de acrílico ou policarbonato pode ser chamado:
- facilidade;
- resistência a quedas de altura;
- proteção completa contra radiação ultravioleta;
- Conveniência para esportes.
Enquanto vidro tem:
- fragilidade;
- é bastante pesado;
- pode causar ferimentos;
- fica coberto com uma camada de umidade durante as mudanças de temperatura.
Importante! É melhor para os entusiastas de automóveis escolher lentes de plástico, com as quais o risco de ferimentos durante um acidente será mínimo.
O material da moldura não é importante. O plástico é leve, forte e durável.
Do metal é melhor escolher o aço, tendo previamente examinado se existem fissuras no vidro nos pontos de fixação à moldura devido ao estreitamento.
A qualidade do quadro é fácil de verificar:
- dobre um pouco o modelo nas mãos (um bom não deforma e não quebra);
- abra e cruze os braços várias vezes;
- Certifique-se de que as conexões roscadas estejam apertadas.
Nível de cor e tonalidade
A intensidade do escurecimento da lente não é uma indicação do nível de proteção solar. Uma lente transparente de alta qualidade pode proteger quase completamente os olhos da radiação ultravioleta, possuindo um revestimento especial.
Acredita-se que sem um filtro especial, a escuridão intensa só prejudicará os olhos. Afinal, no escuro, ocorre uma dilatação reflexa da pupila e a radiação prejudicial simplesmente atinge o olho.
Conselho! Você pode verificar se a tonalidade da lente corresponde à sua visão olhando para o sol. Se seus olhos estiverem confortáveis, você não vai apertar os olhos.
Conhecido:
- lentes em tons de cinza ou verde não distorcem as cores e são adequadas para qualquer clima;
- amarelo dourado - esconde o azul, confortável em dias nublados;
- tipo polarizado - não transmite radiação brilhante mesmo da luz solar direta;
- espelho - reflete efetivamente os raios de luz nas terras altas;
- fotocrômicos (“camaleões”) - mudam de cor dependendo da iluminação e ficam bem em qualquer clima;
- versão graduada - escurecimento apenas pela metade, pode ser usada em qualquer lugar, inclusive para motoristas.
Importante! A coloração do vidro deve ser uniforme. Se a parte superior do vidro for mais escura, a proteção contra raios nocivos não será suficientemente eficaz.
Proteção contra Radiação
Este fator é indicado pelo fabricante no passaporte do produto. De acordo com o sistema unificado, Existem cinco graus de proteção:
- Mínimo – designado como “0” (80% ou mais dos raios de luz passam pelo filtro).
- Médio – é caracterizado pelos coeficientes 1 (43–80% de luz) e 2 (18–43% de luz).
- O terceiro nível possui filtros de proteção com rendimento de até 18% (recomendado para férias à beira-mar, na natureza, durante passeios pela cidade em dias claros).
- Nível quatro – transmite apenas até 8% da radiação (uma excelente opção para uma viagem à Tailândia).
Revestimento polarizador
Consultores de salões de ótica geralmente recomendam óculos de sol, como motoristas masculinos e femininos, e banhistas na praia. Neste caso, é importante que o filtro polarizador na forma de um revestimento especial da lente seja de alta qualidade e bloqueie totalmente todos os tipos de reflexos ofuscantes.
Verificando os óculos polarizados ao comprar
Isso pode ser feito de três maneiras:
- Holograma (todo vendedor tem essa imagem tridimensional e é praticamente indistinguível sem óculos).
- Usando um smartphone (como na imagem abaixo).
- De acordo com o princípio “dois em um”. Um copo é colocado e o segundo do mesmo modelo é aproximado 10–15 cm deles e girado lentamente 90 graus. Os óculos devem ficar completamente escuros; se permanecerem parcialmente transparentes, o filtro polarizador de um deles é de má qualidade.
Revestimento fotocrômico
Esta camada distingue “camaleões” de outras lentes solares. A sua grande vantagem é que a transmissão do feixe de luz depende do grau de iluminação do momento. Este recurso é usado pelos motoristas ao dirigir à noite.
O fato é que a luz que incide sobre o revestimento fotocrômico escurece o vidro, enquanto no escuro eles são absolutamente transparentes.
Escolhendo óculos de sol adequados ao seu rosto
Tanto mulheres quanto homens certamente desejam ter em seu arsenal óculos que combinem com eles. A este respeito, as recomendações para a metade forte e bela da humanidade são bastante semelhantes:
- Para quem tem rosto largo, é melhor evitar armações que se projetem além das linhas laterais do rosto.
- Para pessoas de rosto estreito, uma moldura saliente na região temporal alargará ligeiramente visualmente as maçãs do rosto.
- O acabamento com strass não é para quem tem lábios finos.
- Pessoas com lábios e nariz grandes não devem usar óculos sem aro.
Como distinguir óculos de qualidade de falsificados?
É muito simples. Produto de marca é diferente uma série de características:
- A ficha técnica do produto indica o grau de proteção contra a radiação ultravioleta e o coeficiente de escuridão.
- A designação da marca certamente deve estar no vidro e na superfície interna do arco.
- As lentes não distorcem os objetos ao redor.
- A tonalidade do vidro é uniforme.
- Os parafusos da estrutura estão bem apertados.
- Um estojo está incluído com os óculos.
Assim, óculos de sol de alta qualidade, via de regra, só podem ser comprados na loja da empresa e dificilmente serão muito baratos. Mas vale a pena dar uma olhada mais de perto nos produtos que são vendidos em farmácias e quiosques. O principal é conhecer os princípios básicos para a escolha de um modelo adequado.
Obrigado pelo artigo!
Muito claro e acessível)
Obrigado!)