Como escolher óculos para dirigir

Óculos para motorista não são um capricho, nem uma espécie de “exibição”. Este é um acessório muito necessário e importante que ajuda a garantir a segurança do condutor e dos seus passageiros. Somente os óculos com polarização, ou seja, capazes de filtrar a luz refletida, são chamados de óculos de direção profissionais.

Eles protegem a visão dos faróis que se aproximam, eliminam o excesso de radiação ultravioleta e são simplesmente insubstituíveis em qualquer clima.Como escolher óculos para dirigir

Existem várias regras simples para selecionar óculos para dirigir:

  • Os óculos para dirigir devem preferencialmente ter lentes em tons cinza ou marrons. Reduzem o brilho e não alteram a percepção das cores;
  • não leve lentes muito escuras ou lentes de cor âmbar ou amarela;
  • para evitar danos em possíveis acidentes, opte por lentes de policarbonato;
  • tente escolher lentes que protejam da radiação ultravioleta;
  • Use lentes com a moldagem correta. Caso contrário, os reflexos distorcidos causarão dores de cabeça.

Em que casos um motorista precisa de óculos?

Os dias de verão, com muito calor, trazem muita alegria, mas ao mesmo tempo causam muitos transtornos e desconforto aos motoristas. Do meio-dia às quatro horas o sol brilha especialmente forte. Durante esse horário, é melhor dirigir o carro com óculos de segurança. Além disso, neste momento, os raios ultravioleta, especialmente prejudiciais, também se manifestam ativamente.

Nas primeiras horas da manhã, assim como à noite, o sol não se manifesta de forma tão negativa. Mas isso não significa de forma alguma que seus raios não causarão problemas. Além disso, neste momento eles são direcionados diretamente aos olhos. A luz incide sobre o rosto do motorista com uma inclinação de 45 graus e naturalmente a pessoa começa a apertar os olhos instintivamente, o que diminui a visibilidade.

Se o motorista não usar ótica de proteção, ele poderá ver um obstáculo que surgiu na estrada a apenas cinco metros de distância, e isso às vezes é muito pouco para o carro ter tempo de parar na frenagem.Dirigir durante o dia com óculos

Muitos proprietários de veículos compram viseiras especiais. Mas nem sempre ajudam. Um exemplo seria a chuva comum, que deixou poças na rodovia. A luz refletida na superfície da água criará brilho. E aqui a viseira ficará impotente. Naturalmente, a luz solar não é um dos fatores perigosos que levam a um acidente, mas a superfície molhada do asfalto é como um espelho e nenhuma viseira ou faixa colorida pode eliminar esse fator negativo.

Importante! Não menos perigo vem das janelas dos carros que dirigem na direção oposta. Quando a luz os atinge, geralmente é refletida diretamente nos olhos do motorista.

Um motorista pode não conseguir enxergar corretamente por um período de tempo depois de dirigir por um túnel escuro ou sair de um estacionamento com pouca iluminação.Nessa situação, é recomendável encostar no acostamento e esperar até que sua visão volte ao normal.

Vale dizer que os óculos para dirigir devem ter revestimento contra os raios ultravioleta, prejudiciais aos olhos. Essa radiação causa queimaduras na retina do olho, o que pode levar a sérios problemas de visão.

Tipos de óculos para dirigir

proteção solar

Eles são mais comuns entre os motoristas. No entanto, não protegem contra o brilho e, além disso, apresentam baixo rendimento (não mais que 18-43%). Existem várias cores disponíveis para venda:

  1. Cor cinza. Esta tonalidade é muito popular e difundida. Igualmente adequado para homens e mulheres. Não altera a cor da luz solar, apenas a torna um pouco mais escura, reduzindo o brilho e diminuindo a quantidade de brilho.
  2. Laranja amarelo. Lentes desta cor são adequadas para dirigir em condições de neblina. No inverno, eles distorcem a reprodução das cores.
  3. Castanho, cor canário. Em dias nublados melhoram a qualidade da visão.
  4. Rubi, cor rosa. Essas lentes cortam as ondas de luz no espectro azul e os olhos não ficam cansados ​​​​ou sobrecarregados com elas, mesmo que sejam usadas por muito tempo.

proteção solar

Polarizado

A sua principal vantagem é a sua capacidade adicional. Além de eliminar o brilho do sol, ajudam a proteger os olhos do brilho que o sol cria nos olhos e reduzem a saturação da luz.

É verdade que eles só se mostram em toda a sua glória quando há boa iluminação. Se for noite ou crepúsculo lá fora, limitam a visibilidade e, com mau tempo, a sua eficácia é zero.Polarizado

Com revestimento fotocromático

Se você usa óculos o tempo todo, seria uma boa ideia usar lentes com revestimento fotocrômico.Quando expostos à luz solar, eles escurecem. Esses óculos também são chamados de “camaleões”. Em condições de pouca luz, eles ficam mais claros. Em ambientes internos, eles não podem ser distinguidos dos corretivos clássicos. No passado recente, os “camaleões” não podiam ser usados ​​​​no carro, pois os raios ultravioleta não penetram ali, mas o brilho deles penetra livremente. Mas a indústria oftalmológica está em constante evolução e hoje em dia eles podem ser usados ​​​​dentro de um showroom de automóveis.

Com revestimento fotocromático

Com dioptrias

Este tipo de óculos é prescrito para proprietários de automóveis com deficiência visual. Na hora de adquiri-las, será mais produtivo optar por lentes que possuam revestimento antirreflexo, que reduz a zero vários reflexos.Com dioptrias

Antiluzes

Na fabricação deste tipo de dispositivos de proteção são utilizados plásticos, diversos polímeros ou lentes de vidro. Protegem perfeitamente da luz solar e de vários tipos de brilho. Você se sentirá confortável com eles mesmo em condições de pouca luz. Eles custam um pouco mais do que simples protetores solares. Mas para quem dirige carro na maior parte do tempo, eles serão muito úteis:

  • sua principal vantagem é a excelente proteção contra faróis que se aproximam;
  • eles não prejudicam a visão. Mas isso não se aplica a todos os óculos que estão à venda;
  • possuem alta refletividade;
  • eles não bloqueiam a passagem da luz. Mesmo que não haja luz suficiente ao redor, isso não será um obstáculo para o motorista.

Antiluzes

Regras para escolher óculos para dirigir

Plástico polarizado

O primeiro passo na escolha dos óculos este é o material. No entanto, a escolha é pequena e clara. As lentes de vidro não são adequadas para dirigir automóveis. É melhor não se preocupar com acidentes, mas em qualquer caso, durante um impacto, o vidro quebra-se em muitos pequenos pedaços.Naturalmente, lesões oculares não podem ser evitadas. Lentes de plástico, embora mais caras, são mais seguras. É difícil destruí-los em muitos pedaços, o que significa que o risco é reduzido ao mínimo. Mas também há um ponto negativo aqui. O vidro é mais durável e não risca.

Os braços da óptica devem ser tão estreitos quanto possível, isso também se aplica ao próprio quadro. Quanto maior a espessura, menor se torna o campo de visão. Em altas velocidades, esse campo já é reduzido, e esse design de vidro pode causar ainda mais danos.

A principal coisa que você deve prestar atenção são as lentes. O protetor solar não ajudará contra todos os inconvenientes. Embora bloqueiem muito o excesso de luz, não eliminam todo o brilho, reflexos e luz dos faróis que se aproximam. É melhor usar lentes com revestimento polarizado.

Eles contêm uma composição que filtra todas as ondas nas direções horizontais.Óculos de motorista

Anti-luz e fotocromo

Se a visibilidade for fraca, um tipo de óptica completamente diferente deverá ser usado. Geralmente nas prateleiras das lojas tem o nome “anti-faróis" São de cor vermelha, amarela ou laranja e possuem uma faixa espelhada na parte inferior.

Ao utilizá-los, a imagem fica mais contrastante e as cores são claramente diferenciadas.

Além do mais, Muitas vezes você pode encontrar óticas que alteram o nível de transparência do vidro, dependendo da iluminação externa. São lentes com revestimento fotocrômico. Mas muitas vezes não são muito úteis, e às vezes até prejudicam, pois o tempo para alterar a transparência pode chegar a quinze minutos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano