O sol não é apenas fonte de calor e bom humor, principalmente na estação fria. Pode causar muitos problemas nas férias à beira-mar ou na montanha, ao motorista na estrada, durante a caça, pesca ou mesmo apenas durante uma caminhada. Os olhos são especialmente vulneráveis à sua radiação, para a qual é importante escolher o meio de proteção adequado. Na maioria das vezes são usados óculos de sol, cuja escolha deve ser feita com cautela. Qual cor de óculos é melhor preferir?
Prós e contras do vidro
Primeiro de tudo, ele se levanta a questão de escolher o material do qual as lentes são feitas. Existem dois grupos principais: vidro e vários materiais poliméricos. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Lentes de vidro, que parecem elegantes e caras, são populares entre os amantes da moda. Além da aparência, apresentam uma série de vantagens inegáveis. O material é muito durável, é difícil riscar, o vidro é resistente a possíveis mudanças de temperatura.Lentes feitas com ele protegem os olhos de forma confiável da exposição à radiação ultravioleta. Mas eles também têm suas desvantagens. Óculos com lentes de vidro são pesados, quebram facilmente e quebram quando caem.. Este último é especialmente crítico para os proprietários de automóveis, porque em caso de acidente, fragmentos de vidro podem causar ferimentos graves.
Lentes de cores diferentes também possuem características próprias. Eles diferem diferentes níveis de proteção contra a radiação ultravioleta e são utilizados em diversos casos.
Importante! Você deve selecionar os óculos não por cor, mas por sua finalidade.
Verdes
Lentes verdes são opção para motoristas. Eles distorcem levemente a reprodução das cores sem perturbar a percepção da realidade circundante, mas aumentam o contraste. Esta propriedade é especialmente importante durante a condução, onde é necessária uma rápida avaliação da situação e reação às suas mudanças. Além disso, óculos com essas lentes são adequados para passeios de bicicleta pela natureza.
Roxo
Óculos de cores violeta ou azul protegem perfeitamente os olhos da luz solar intensa, bem como cortar a radiação infravermelha. No entanto, são estritamente contra-indicados ao dirigir. Além disso, você não deve usá-los por muito tempo, pois isso pode afetar negativamente a saúde ocular. Na maioria dos casos, esses óculos só podem ser úteis como acessório de moda.
Preto
Essa é uma opção clássica e simples para quem não quer se incomodar na escolha dos óculos. Essas lentes fornecem boa reprodução de cores e protegem os olhos do sol forte. No caso dos óculos pretos, é preciso levar em consideração que nem sempre óculos muito escuros são bons. A falta de luz pode dilatar a pupila e sobrecarregar mais os olhos.
Amarelo
Lentes amarelas e douradas cortar a parte azul do espectro. Recomenda-se usá-los em dias nublados e chuvosos. O vidro dessas cortinas melhora a visibilidade em caso de neblina ou em condições de pouca luz - ao amanhecer e ao anoitecer. Eles também têm a propriedade de reduzir a tensão nos nervos ópticos. Eles também são adequados para esportes ao ar livre - tênis, vôlei ou badminton.
Cores próximas do amarelo-marrom seriam ideais para viagens de pesca, caminhadas em águas abertas ou onde há muita neve. Eles protegem os olhos da luz excessivamente brilhante ou refletida. Lentes ainda mais escuras são adequadas para motoristas devido à sua capacidade de aumentar o contraste e reduzir a fadiga.
Cinza
Tons de cinza de vidro se distinguem pela reprodução de cores de alta qualidade. Eles são igualmente absorvem raios do espectro de cores e podem ser considerados uma escolha universal para diferentes situações.
Lentes espelhadas cinza claro são recomendadas para turismo de montanha. Em grandes altitudes, a luz solar reflete nas camadas de neve e é especialmente perigosa para a visão, causando queimaduras na córnea (oftalmia). Nestas condições, a proteção ocular torna-se especialmente importante.
Camaleões
As lentes camaleão, também chamadas de fotocromáticas, mudam de cor e grau de escurecimento dependendo do nível de luz. O espectro é bastante amplo - do cinza claro ao quase preto. Essa capacidade os torna uma escolha versátil que se adapta a uma variedade de condições. Em que você não pode usá-los enquanto dirige. Os vidros dos carros não transmitem raios ultravioleta, que fazem com que as lentes escureçam ou clareem.