Óculos soviéticos

A aparência de qualquer coisa, seja calçado, roupa ou acessório, depende da época, das características econômicas e das tendências da moda. Ao longo de quase todo o período de existência da URSS, a produção em massa não foi muito diversificada e os vidros, que dela faziam parte, não foram exceção.

Quais óculos eram populares na URSS?

Havia dois tipos principais de óculos comuns na União Soviética:

  • Para correção da visão. Dispositivos corretivos com dioptrias eram regularmente prescritos por oftalmologistas à medida que a miopia ou hipermetropia era descoberta entre os residentes do país.
  • Escurecido. Inicialmente, eram utilizados conforme necessário para proteção contra poeira, faíscas, fogo na produção industrial, bem como por pessoas em especialidades militares. Só mais tarde começaram a ser usados ​​como protetor solar por todos.

Modelos

Até 1941, eram produzidos por uma única fábrica - Vitebsk, por isso a escolha era pequena. Uma característica distintiva do modelo eram as lentes redondas com ganchos elásticos macios.

modelos de óculos soviéticos

Os aviadores se tornaram um dos primeiros estilos de óculos de sol da moda.. Eles receberam esse nome graças às anotações dos pilotos com as quais foram feitos. Na década de 80, lentes em forma de lágrima em armações de metal, nos rostos de militares e heróis de ação, tornaram-se um símbolo de brutalidade.

Os óculos redondos com armação de aço eram chamados de “Lennons”. em homenagem ao seu proprietário mais famoso. Além disso, eram um símbolo do movimento hippie, embora nem todos os cidadãos soviéticos se aprofundassem nas origens desta tendência.

Mulheres, graças às imagens cinematográficas de Sophia Loren, preferi o formato de olho de gato. Além disso, seu interesse foi atraído por molduras geométricas estritas, uma das variedades populares das quais eram os “viajantes” trapezoidais em uma moldura de chifre.

Formas de moldura

A variedade mais antiga foi moldura sem aro, cujo antecessor imediato foi o pincenê. Nele, braços móveis eram fixados a lentes redondas por meio de parafusos de plástico ou metal.

O mais comum na União Soviética foi moldura quadrada ou arredondada de chifre padrão de peça única que enfatiza as sobrancelhas. Ela era a escolha dos homens que preferiam a confiabilidade. Este estilo foi usado pelo famoso diretor Leonid Gaidai, bem como pela personagem principal de “Office Romance” - Lyudmila Prokopyevna Kalugina.

Menos comum quadro semi-sem aro, em que a armação cobria apenas a parte superior das lentes. Essa variedade passou a fazer parte da imagem do herói Alexander Demyanenko - Shurik no cinema. Um dos designs mais originais para essas molduras foi “mestres de clube" Os braços eram feitos de resina ou plástico e a estrutura inferior era de metal.

Shurik

Vidro

Havia lentes comuns suficientes para pessoas com deficiência visual leve; lentes bifocais e astigmáticas complexas eram escassas.Quanto aos óculos de sol, os de boa qualidade também não estavam disponíveis para uma ampla gama de consumidores. Os primeiros modelos eram feitos de vidro mineral colorido, depois surgiram lentes de polímero. As maiores lentes foram "aviadores" e "libélulas". Seu tamanho era quase 3 vezes maior que o olho humano.

óculos em copos

Recursos e fatos interessantes

  • A sociedade europeia não aceitou imediatamente os óculos. A atitude em relação a eles era ambígua. Havia pessoas que os consideravam um atributo de vampiros e espíritos malignos.
  • Na década de 50, especialistas militares soviéticos enviados à China observaram os exercícios do exército local. Ao perguntar por que as tropas praticavam operações noturnas durante o dia, receberam uma resposta inesperada. Acontece que os líderes militares precisam ver com clareza e corrigir todas as deficiências, e os soldados, a fim de aproximar as condições o mais possível das condições de combate, receberam óculos escuros.
  • Certa vez, durante um simpósio científico regular, um grupo de físicos soviéticos, depois de passar muito tempo discutindo, chegou atrasado para o jantar. Mal tendo recebido as suas porções de sopa de couve e pão do atendente da já fechada sala de jantar, regressaram à sala, onde descobriram que se tinham esquecido completamente dos talheres. Com isso, os azarados cientistas, para não passarem fome, tiveram que usar seus próprios copos em vez de colheres.
Captura de tela_5

@Sweetly.com

Os óculos resolvem muitos problemas, permitindo que a pessoa aproveite a vida sem sentir nenhuma limitação física. E a escolha do modelo e formato depende das capacidades e preferências pessoais de cada pessoa.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano