Hoje, os colares criados por com sua própria mão. A técnica é fácil de dominar e é bem possível comprar tudo o que você precisa em lojas especializadas. Ou, se você se sentir confortável com resina epóxi ou argila polimérica, poderá fazer você mesmo os elementos principais.
Características de criação de joias para o pescoço a partir de miçangas com suas próprias mãos
Ao contrário da crença popular, fazer joias para a região do decote não é apenas uma versão em loop com elementos amarrados em uma base em uma fileira. Embora esses colares pareçam muito bonitos e originais. E que tal um clássico colar de pérolas, que também pode ser feito com elementos de alta qualidade que parecem pérolas naturais!
Seleção de materiais
As joias modernas podem ser feitas de peças de diferentes composições e aparências. Mais frequentemente eles são feitos de:
- pedras preciosas;
- plástico;
- materiais poliméricos (como resina epóxi)
- madeira;
- metal;
- pérolas;
- cerâmica;
- vidro;
- âmbar;
- Pedra natural.
Conselho! Para criar um colar bem colorido, você pode usar conchas encontradas à beira-mar. Bolas de lã feltrada também parecem interessantes.
São elementos esféricos, por vezes facetados, apresentando sempre um furo passante (de diâmetro) por onde passam os materiais de fixação. Pode ser:
- linha de pesca;
- corda;
- borracha;
- arame.
Os consumíveis adequados são selecionados dependendo do efeito a ser alcançado. Além disso, neste tipo de criatividade não se pode prescindir de tesoura e agulha.
Técnicos
Diferentes técnicas podem ser usadas para obter padrões únicos. Além da conexão sequencial mais simples de elementos de uma linha de pesca, corda ou elástico, também são utilizadas as seguintes opções.
Abaixando
É quando as contas são montadas apenas em uma das duas pontas da base, a outra não participa do trabalho. Acontece:
- longitudinal - primeiro, o comprimento necessário é coletado das contas em 1 linha e, em seguida, ocorre a tecelagem em largura;
- transversal - o produto é tecido longitudinalmente, a largura é ganha imediatamente;
- canto - os elementos são conectados na forma de um canto, contas contrastantes são frequentemente usadas para obter um padrão geométrico;
- circular - o colar desce em círculo, podem ser obtidos diferentes formatos.
Tecelagem
Neste caso, duas pontas do fio são utilizadas simultaneamente no trabalho, várias urdiduras podem ser utilizadas para obter uma rede aberta.
Interessante! As contas mais comuns são as miçangas. Portanto, se as formas de trabalhar com ele ainda estão frescas na sua memória, o mesmo se aplica a contas maiores e mais variadas.
Estilos
Nem tudo é tão simples com colares deste tipo. Podem ser confeccionados em diversos materiais e cores, e também em diversos estilos. Na maioria das vezes é:
- etno - ecoa imagens e ideias da cultura original de nossos ancestrais distantes, muitas vezes possui elementos grandes e ásperos;
- boho - estilo hippie, feito com materiais naturais e cores naturais;
- classicismo - fios perolados discretos ou produtos lisos com um mínimo de elementos brilhantes.
Se desejar, as miçangas podem ser usadas para montar joias nos estilos Art Nouveau, Rococó e Barroco. Eles têm muitos elementos dourados e pedras brilhantes. O mestre pode escolher art déco, alta tecnologia e vanguarda para sua criação. Estilos zoológicos e góticos também podem ser usados no processo.
Os mais bem sucedidos, na minha opinião, são os seguintes tipos:
- collas - traduzido como “gola”, decoração larga e justa;
- gargantilha - geralmente fina, um pouco mais longa que a versão anterior, também se ajusta bem ao pescoço;
- princesa - uma decoração elegante feita de dois fios com contas nobres discretas;
- matine é um acessório multicamadas de comprimento médio que dá asas à imaginação, já que listras variadas ficam muito bem;
- ópera - até 80 cm, pode ser feita em diversos estilos: do clássico ao boho;
- A corda é um colar muito longo e fino, geralmente composto por vários fios feitos no mesmo estilo.
Master classes sobre como criar um colar de miçangas
Para trabalhar neste produto, muitas vezes não são necessários materiais desnecessariamente caros. Basta se munir de imaginação e inspiração - você certamente obterá, se não uma obra-prima, pelo menos algo completamente único.
Colar de pérolas
Esta decoração é adequada para qualquer roupa clássica, mesmo a mais modesta. Certamente atrairá a atenção, porque parece incomum e rico.
Nós vamos precisar:
- 2 agulhas;
- linha de pesca;
- contas de três tamanhos - grandes (cerca de 4 mm de diâmetro), médias e pequenas, podem diferir na tonalidade;
- isqueiro ou outra fonte de fogo.
- Ambas as extremidades de uma linha de pesca com um metro de comprimento são enfiadas em agulhas. No nosso trabalho utilizamos a tecelagem monástica, também conhecida como “corrente cruzada”, com contas com diâmetro de 4 mm. Amarramos 3 peças, as agulhas são inseridas na quarta de lados diferentes - a primeira cruz está pronta.
- Uma conta é enfiada em cada agulha, depois outra é retirada e as agulhas são enfiadas em ambos os lados. Continua ao longo de todo o comprimento do colar.
- É dado um nó forte, a linha de pesca é cortada e a borda selada com um isqueiro.
- A segunda linha é tecida com contas médias usando 1,5 m de linha de pesca. A essência da tecelagem é a mesma da primeira linha, exceto que cada conta direita é retirada da anterior. O trabalho começa a partir da segunda cruz da 1ª linha. 2 contas são enfiadas na linha esquerda e a linha direita é enfiada na conta externa da segunda cruz. A terceira conta ficará localizada no meio, ambas as agulhas passarão por ela de ambos os lados.
- Colocamos uma conta do meio em uma agulha à esquerda, enquanto a direita passa pela mais externa da linha anterior. O próximo é enfiado com agulhas em ambos os lados. Repita até o final da carreira com nós e cauterização.
- A próxima, também conhecida como última linha, é semelhante à segunda.
No produto acabado, são amarradas fitas dos dois lados, que depois serão amarradas com um laço na nuca.
Atenção! Você pode usar absolutamente qualquer detalhe decorativo, mas precisa seguir o padrão de tecelagem e os tamanhos relativos dos elementos. Os resultados podem não ser tão clássicos, mas exemplares extremamente interessantes.
Colar feito de miçangas e malha de joias
Freqüentemente, você deseja fazer algo bonito para si mesmo, mas não complicado e de execução rápida. Encontrei uma opção muito atraente e estou ansioso para compartilhá-la com vocês. Você precisará de:
- miçangas;
- malha de jóias;
- interruptores de limite (2 peças);
- fechadura tipo mosquetão;
- cola;
- anéis de conexão;
- pinos (2 peças);
- alicate de bico redondo;
- tópicos;
- tesoura.
- Pegamos a malha da joalheria e esticamos sua ponta em uma conta com um grande orifício, movendo-a aproximadamente um terço de todo o comprimento. Para um enfiamento mais conveniente, é melhor enrolar bem a borda com linha.
- Na outra extremidade preenchemos todas as contas (devem ter um diâmetro um pouco menor que a malha).
- Medimos o comprimento necessário, cortamos (levando em consideração que os fixadores vão acrescentar alguns centímetros ao comprimento total) e colocamos uma segunda conta com um furo grande.
- As bordas são seladas com cola tipo Moment.
- Prenda os pinos nas bordas, puxe os interruptores finais sobre eles e puxe-os.
- Faça laços a partir da ponta do alfinete usando um alicate.
- Anexe um anel a um dos laços resultantes e um mosquetão a ele.
- Passe uma corrente de elementos de conexão na segunda alça do alfinete para um ajuste mais confortável do comprimento do colar.
Criar uma bela decoração com as próprias mãos não é nada difícil. Contas acessíveis e incrivelmente atraentes ajudarão a adicionar individualidade e originalidade ao seu visual. Trabalho artesanal único - o que poderia ser melhor para uma pessoa criativa?