A segunda forma mais popular de decorar o corpo, depois das tatuagens, é o piercing. Segundo as estatísticas, 30% da população mundial já experimentou pelo menos uma vez na vida. Os lóbulos das orelhas ou umbigo perfurados, especialmente entre a metade justa da humanidade, são considerados sexy. Sobrancelhas, língua, seios e outras partes raramente são modificadas, principalmente por pessoas que se perfuraram com algo tradicional e não conseguem parar. Porém, entre quem gosta de enfeitar o próprio corpo, poucos pensam que inicialmente o piercing não era uma forma de chamar a atenção, mas tinha um significado sagrado para quem o usava. Vamos descobrir!
Os xamãs, apelando às forças da natureza e comunicando-se com os espíritos, perfuravam suas línguas, usando para esse fim espinhos afiados de plantas venenosas.
Com o advento do Cristianismo, os rituais acima começaram a mudar, a serem esquecidos e até perseguidos por representantes do clero. Em 1139, foi emitida uma regra da igreja proibindo perfurar qualquer parte do corpo, e os dissidentes foram perseguidos e severamente punidos por membros de ordens religiosas.De acordo com a Bíblia e o Alcorão, o piercing era considerado um atributo satânico, e as pessoas que o usavam eram contaminadas pelo diabo.
No mundo moderno, poucas pessoas pensam sobre o significado dos piercings e do uso de joias neles. Um umbigo decorado é considerado sexy, e um brinco na sobrancelha é um símbolo de pertencer a uma determinada subcultura. Orelhas, lábios, nariz e órgãos genitais furados são bastante comuns, mas existem vários tipos de piercings pouco conhecidos sobre os quais gostaria de falar com mais detalhes.