Era uma vez um ditado: “Se você segue a moda, não se estrague”. Isso se aplica diretamente aos fãs de piercings da moda e aos conhecedores da pintura artística na forma de tatuagens. O que significa o desejo de sacrificar a saúde em prol da beleza, que impacto isso tem no corpo humano, continue lendo.
Interessante! A tradição de se enfeitar com brincos foi emprestada em todos os lugares dos representantes das tribos africanas - para eles, esses sinais indicam status social, estado civil e méritos especiais. E as primeiras tatuagens foram descobertas na pele de múmias encontradas no Egito, embora, é claro, tenham sido feitas na Idade da Pedra.
O que pode acontecer com o local da punção ou tatuagem?
A pele, concebida para nos proteger das ameaças do mundo exterior, continua a ser um assunto muito delicado. Ferir durante a perfuração acarreta as seguintes consequências:
- alergias a componentes metálicos ou de tinta de tatuagem;
- formação de cicatriz;
- sepse (envenenamento do sangue).
O primeiro caso geralmente é detectado algum tempo após o procedimento. Diante de sintomas de cicatrização prolongada, inchaço ou supuração, não negligencie a ajuda de especialistas!
A cicatrização é possível se você não cuidar adequadamente do local da punção ou se o técnico for descuidado: Na tentativa de lidar com a lesão, o tecido conjuntivo cresce excessivamente, formando uma cicatriz.
O envenenamento do sangue não pode ser ignorado; ele se desenvolve rapidamente algumas horas após a “cirurgia”. Um visitante de um salão de beleza tem dificuldade para respirar, tem febre, taquicardia e vê coisas que não são o que costuma ver? Uma chamada de emergência deve ser feita imediatamente! O resto é com os médicos.
O risco de infecção é sempre relevante, mesmo que o piercing ou tatuagem tenha sido feito no salão mais caro da cidade. E não só pela desonestidade de seus funcionários: andando por aí com a pele danificada, você pode pegar uma infecção - HIV ou hepatite é improvável, mas tétano e tuberculose - facilmente!
Importante! O salão recém-inaugurado está convidando os visitantes com megadescontos? Não tenha pressa em se tornar seu primeiro cliente: o estabelecimento pode desaparecer tão rapidamente quanto abre. Mas a infecção não desaparece sozinha.
Complicações após piercing e tatuagem
Anatomicamente, qualquer “área carnuda” do corpo é adequada para uma punção, mas há nuances.
Face
Os músculos faciais são cobertos por uma densa rede de nervos e vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de complicações. Há também momentos específicos: por exemplo, furar o nariz não é tão extremo quanto a sobrancelha ou a língua. Mas - não para quem tem sinusite ou tem tendência a hemorragias nasais! Assoar o nariz com um brinco no nariz é doloroso e traumático.
Se você decidir decorar sua sobrancelha com uma barra, poderá inadvertidamente atingir um nervo e perder a visão.E a abundância de vasos sanguíneos na área dos olhos às vezes resulta em hematoma por mais de uma semana!
Depois de furar o lábio, você pode ter problemas de dicção. E, se o mestre errar um pouco o local do piercing, os dentes podem sofrer. E quanto a pingar baba? Acontece se o buraco for excessivo!
Por fim, existe uma grande probabilidade de perder o prazer da comida se o amentilho causar desconforto ao mastigar.
Ouvidos
Além do tradicional lóbulo, eles agora decoram qualquer área da pia, inclusive locais cartilaginosos. No entanto, o ouvido é o ponto focal de pontos associados a uma variedade de órgãos. E, Depois de perfurar a área responsável, por exemplo, pelo fígado ou pelo coração, você não deve se surpreender com problemas com eles!
Portanto, se você quiser parecer original, primeiro visite um reflexologista - deixe-o marcar as áreas “seguras”.
Umbigo
Se no Egito Antigo as mulheres perfuravam o umbigo para evitar que os espíritos malignos penetrassem em seus corpos, os fashionistas modernos apenas enfatizam a beleza de uma barriga tonificada. Além dos riscos gerais do piercing, também existem problemas específicos:
- o procedimento é muito doloroso;
- uma semana após a “operação” - nenhuma atividade física, seis meses - restrições esportivas significativas;
- durante várias semanas você terá que ficar sem praia e sem solário;
- as roupas perturbam constantemente o local da punção - o brinco pode simplesmente ser arrancado.
Assim que ocorrer a gravidez, as joias deverão ser removidas imediatamente.
Importante! Não é recomendado remover um brinco de umbigo sozinho, a menos que seja usado por um cirurgião!
Mamilos
Isso só é permitido para quem tem certeza de que não há probabilidade de se tornar uma mãe que amamenta - o risco de danificar o duto é muito grande.A punção é muito dolorosa! Os piercings podem ser facilmente retirados por roupas ou roupas íntimas, por isso é melhor escolher um brinco com um mínimo de elementos chamativos.
Interessante! Era costume que os antigos guerreiros romanos perfurassem os mamilos - quanto mais maciça a decoração, mais valor ela tinha.
Partes íntimas
Cerca de 90% dos amantes de novas sensações enfrentam complicações. Um anel no clitóris ou um pino na cabeça do pênis às vezes causa inflamação que não desaparece por muito tempo, mesmo depois que a joia é removida.
Cóccix
A opção de perfuração mais perigosa e difícil é que a punção pode ser feita em um único local. Se o mestre errar, a vítima do procedimento malsucedido não terá que ficar sentada por várias semanas!
É possível evitar problemas após o procedimento?
Sempre existe um risco, mas você pode minimizá-lo certificando-se de que o especialista tenha:
- certificado de educação especial;
- livro médico;
- licença;
- um certificado certificando que você participou de um curso sobre infecções.
Certifique-se de que as ferramentas, joias, mãos do mestre e o local da punção estejam desinfetados. As complicações ocorrem devido a condições insalubres e violações de tecnologia.