Perder algo é uma coisa desagradável, e não importa se você perdeu alguma bugiganga, as chaves do apartamento ou o telefone. Há muito tempo você se culpa por sua desatenção e distração. Então você se concentra e promete a si mesmo que nunca mais perderá nada. Mas um mês depois você não consegue encontrar aquela mesma camiseta vermelha que sempre esteve à vista, pendurada aqui mesmo!
Tudo parece um acidente para você, você justifica com sua distração e esquecimento, mas seu cérebro pensa de forma completamente diferente.
Como seu cérebro “joga fora” especificamente coisas desnecessárias
Você pode ser um empresário muito sério, que tem tudo sob controle e centenas de pessoas sob seu comando, mas um dia você simplesmente esquece sua carteira em um café. Como isso acontece?
A resposta à pergunta foi dada pelo mundialmente famoso psicanalista austríaco Sigmund Freud. Na opinião dele, distração, esquecimento — defesa inconsciente contra emoções negativas.
Consideremos o exemplo de uma carteira esquecida. Sim, talvez você seja um chefão; é pecado reclamar da sua renda.Mas quanto vale esse dinheiro? Aborrecimentos constantes, falta de sono, problemas de saúde, falta de tempo livre, conflitos com a família. Seu cérebro vê o dinheiro ou a carteira como os culpados por todos esses problemas. Ao “expulsá-lo” discretamente de sua vida, ele lhe dá uma dica de que é hora de mudar alguma coisa.
Depois de outra auditoria no armário, de repente você não conseguiu encontrar seu jeans skinny? Mesmo sendo desconfortáveis, você os usou e seus amigos os elogiaram. Como podemos viver sem eles agora? Agradeça ao seu cérebro. Ele decidiu que o desconforto não vale nem a opinião de aprovação da sociedade e, portanto, seu jeans agora está perdido em algum lugar.
- Carreguei guarda-chuva a semana toda, é muito inconveniente.
- Estava prevista chuva durante toda a semana, mas ainda assim não veio.
- Vou esquecer meu guarda-chuva no metrô, não quero carregá-lo o dia todo.
É assim que nos protegemos inconscientemente de tudo de ruim. Portanto, da próxima vez que você perder algo, analise mais profundamente o problema. Talvez você tenha feito de tudo para “jogar fora” essa coisa junto com as emoções que ela trouxe para sua vida.
É melhor consultar um psicólogo para ajudá-lo a lidar com os problemas da vida.